sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Boleiros da Arquibancada" entrevista: Leonardo Baran

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo e Matheus de Oliveira.

29/04/11 - Nesta edição do "Boleiros da Arquibancada Entrevista" trazemos um bate-papo com o apresentador do Esporte Interativo e correspondente de várias rádios pelo Brasil, Leonardo Baran:


Baran, conte-nos um pouco de sua carreira. Onde começou e em quais veículos trabalhou antes de chegar à atual TV Esporte Interativo?
Comecei estagiando nas rádios Relógio e Globo-RJ em 1995. Fui contratado na Rádio Globo, depois passei pela rádio Nacional e a partir de 1999 iniciei o trabalho como correspondente no Rio de Janeiro; paralelo ao trabalho de correspondente (continuo fazendo) trabalhei nas rádios Roquete Pinto e Transamérica.
De onde veio o gosto pelo esporte e como a comunicação esportiva entrou em sua vida?
Difícil identificar o gosto pelo esporte. Veio no sangue. O gosto pela comunicação veio ouvindo, desde pequeno, os programas esportivos nas rádios.
Como você disse, Baran, além da TV, você é correspondente de rádios pelo Brasil.
Sim, comecei em 1999, aproveitando o Fluminense na terceira divisão. O primeiro que me deu esta oportunidade foi o Miguel Squeff da Rádio São Francisco de Anápolis (GO).
Conte-nos sobre a confusão com o jogador Morais do Vasco da Gama em 2007.
Prefiro que você ouça todo o áudio! Desde o inicio e depois veja as imagens. A TV chega no meio da entrevista. Pra você tirar própria conclusão ouça desde o inicio a abordagem com Morais. Ouça e opine.
Abaixo o vídeo e o áudio da confusão entre Leonardo Baran e Morais:

Confusão é recorrente no meio da comunicação? Vê muitos companheiros discutirem com técnicos, jogadores e dirigentes?
Não é recorrente. Diariamente são feitas centenas de entrevistas em clubes/jogos e as confusões são raras.
Acha que o jornalista esportivo pode e deve assumir pra que time torce? Para qual time você torce, Baran?
Vivemos num país democrático. Todos sabem que sou vascaíno. Respeito todos os clubes e sou absolutamente imparcial no trabalho. Jamais fui desrespeitado por isso, pelo contrário, brinco muito com meus fãs flamenguistas, tricolores, botafoguenses, corinthianos, palmeirenses... e por aí vai.
Já participou da cobertura de quantos eventos internacionais e qual o mais marcante?
Já realizei a cobertura de duas Copas do Mundo; duas Copas das Confederações, duas Copas Américas, dois Pré-Olímpicos e várias partidas da seleção brasileira no exterior. A cobertura mais marcante foi no Haiti, em 2004. Fomos pro estádio distribuídos em caminhões e tanques da ONU. Foi realmente uma experiência única.
Durante a negociação do técnico Caio Jr com o Botafogo, você twittou o seguinte: "Tem gente que não aprende!! Representante do Caio Jr. está reunido com o Bota! E tem nego falando que já fechou!! Aff". Esse "nego" que você refere a uma pessoa (no caso jornalista) é o tipo de profissional que tem como objetivo apenas audiência e não qualidade na informação? É mais ou menos por aí? Existem muitos desses?
Neste caso a notícia correta era: Representante do Caio Jr está reunido! E não Caio Jr acertou! Na ânsia de acertar a notícia embarcarcam em furadas como Muricy acertou com a Seleção e Kleiton acertou com o Flu... e outros. Hoje se apura notícia dando CONTROL C e CONTROL V.
Qual o fato mais engraçado vivenciado por você em uma dessas viagens pelo mundo do futebol?
Chegando em Santiago, um colega (primeira viagem internacional dele) tentou entrar no país com maçãs verdes. Fomos levados pra polícia do aeroporto e ficamos detidos cerca de duas horas. O companheiro teve que pagar fiança e viu suas maçãs sendo destruídas. Ele falava que as maçãs eram pra garganta!
Qual o melhor jogador brasileiro da atualidade e por quê?
Melhor jogador hoje é o Neymar. O Ganso vai superá-lo. Nem preciso fundamentar os motivos dos dois serem craques, né?

0 comentários :

Postar um comentário