domingo, 5 de setembro de 2010

Tudo sobre o fim de semana de futebol e um balanço do Primeiro Turno.

Nesse primeiro domingo do mês de Setembro, foi encerrado o Primeiro Turno do Brasileirão de 2010. Antes de colocar a classificação, vou destacar alguns pontos desse fim de semana, dando destaque a todos os jogos mas principalmente às equipes mineiras e tocar em um ponto que me fez pensar nesse fim de turno.

O centenário Corinthians foi o "dono da festa".

No sábado, o Corinthians venceu fácil. Está certo que o Goiás tentou atrapalhar, mas foi em vão. De virada, os corinthianos venceram por 5 a 1. O gol do Goiás foi um golásso. Marcado pelo penta-campeão do mundo Júnior. Os gols da virada corinthiana foram marcados por Iarley (duas vezes), Jorge Henrique, Bruno César e Boquita chutou no último gol, mas parece que o gol foi marcado como contra, marcado pelo zagueiro Marcão.
No sábado também tivemos outras duas partidas:
O Vasco foi à Fortaleza e derrotou o Ceará por 2 a 0. A baixa ficou por conta de Carlos Alberto, que mais uma vez se lesionou. Gols marcados por Zé Roberto e Felipe Bastos.
No engenhão, o Grêmio arrancou um empate em 2 a 2 com o Botafogo. Gols do Botafogo de Herrera e Antônio Carlos. Gols do Grêmio marcados por Jonas.


Cruzeiro em virada sensacional

O time cruzeirense foi à São Paulo enfrentar o Palmeiras. No primeiro tempo, o Palmeiras dominou o jogo, vencendo por 2 a 0. Gols de Kléber, de penalti, e Maurício Ramos, de cabeça.
Mas, no segundo tempo, o Cruzeiro virou sensacionalmente com gols de Roger que, após chutar de fora da área, contou com um desvio na zaga, enganando o goleiro Deola, que havia entrado no lugar de Marcos que, aliás, apesar de não tanto exigido, passava segurança a defesa. Depois, em uma jogada rápida, Montillo que, na minha opinião, vem pra ser um dos craques desse Brasileirão, fez o segundo da Raposa. Ernesto Farías, mais um argentino, fez o terceiro do Cruzeiro e deu números finais à partida: Cruzeiro 3 x 2 Palmeiras.
Destaques positivos para Roger que entrou no segundo tempo, mudando o jogo e também para Montillo, que despensa comentários. Pelo lado palmeirense, Kléber e Fabrício no primeiro tempo jogaram muito bem e eram os nomes da partida. No segundo tempo, não só eles como todo o time nada fizeram. O destaque negativo fica com Gil que foi inteligentemente tirado de campo pelo técnico Cuca pois poderia ser expulso se continuasse jogando contra Kléber. Jonathan também foi muito mal e comprometeu o setor direito de marcação do time celeste. Também fica o destaque negativo para Wellington Paulista que vem sendo muito irregular nas últimas partidas. Hoje cometeu o pênalti e não fez uma finalização sequer. Abra os olhos Wellington, o Farías chegou!
O árbitro Héber Roberto Lopes, Fifa, teve alguns critérios questionáveis e reclamados pela torcida cruzeirense. Faltas marcadas sobre Kléber que se jogava frequentemente e cartões que foram deixados de ser dados aos paulistas realmente aconteceram. Os critérios, querendo ou não, são diferentes.

Foto retirada de: superesportes.com.br

Mais um fim de semana, e a pergunta se repete: Já não passou da hora, Kalil?

Em Ipatinga, Atlético e São Paulo fizeram uma grande partida. Vitória dos tricolores paulistas, por 3 a 2. Num primeiro tempo sensacional, meu destaque inicial foi para o garoto Eron que ganhava todas no setor esquerdo ofensivo do Galo.
Veio o susto aos 9 minutos. Dagoberto finalizou de fora da área e Fábio Costa fez uma excelente defesa. Em seguida, no escanteio, o mesmo Fábio Costa tirou mal a bola que sobrou limpa para Casemiro que guardou o primeiro gol do São Paulo.
Mas o Atlético continuou atacando. Aos 16, cruzamento pra área do São Paulo e Obina foi agarrado. Pênalti cobrado pelo mesmo. Gol de Obina, empatando o jogo.
Aos 29 minutos, Marcelinho saiu na cara do gol e Fábio Costa fez mais uma bela defesa.
Aos 38, Serginho disparou pela direita e após jogada sensacional, foi derrubado. De novo Obina cobrou: Galo 2 a 1 e fim de primeiro tempo.
No segundo tempo o time se acomodou. Aos 10, Marcelinho empatou o jogo, marcando seu primeiro gol como profissional.
Aos 15, em grande jogada de Marcelinho pela direita, a bola sobrou para Fernandão, que girou e marcou o gol da vitória do São Paulo. Atlético 2, São Paulo 3.
A pergunta a que me referi no subtítulo é a seguinte. Será que valeria a pena continuar com o trabalho mal feito e confiar no "projeto" de Vanderlei Luxemburgo? Aliás, que projeto é esse? Será que é algo tão espetacular que não pode ser admitido que está errado? É realmente muito preocupante a situação do Atlético que vira o primeiro turno na zona de rebaixamento.
Vou destacar as atuações no primeiro tempo de Eron e Neto Berola que, mais uma vez mostrou bom futebol. Marcelinho pelo lado do São Paulo e Richarlyson foram muito bem.

Foto retirada de: superesportes.com.br

Palmeiras de 2009 e Fluminense de 2010. Uma comparação pertinente.

Aproveito pra falar de uma coisa que pensei e analisei muito essa semana. Não sei se sou o primeiro a pensar nisso, mas não vi ninguém falando sobre o assunto ainda.
A queda de produção do Fluminense de Muricy me lembrou muito o Palmeiras do mesmo treinador no ano passado. Na 18ª rodada do ano passado, o Palmeiras veio aqui ao Mineirão lotado, defender a primeira posição contra o Atlético. Um empate em 1 a 1 manteve o Atlético em segundo e o Palmeiras na liderança. Foi um jogo que gerou grande expectativa e também pode ser uma das partidas que marcou a queda do Palmeiras. Já havia empatado por 1 a 1 na rodada anterior, dentro de casa, contra o Grêmio. Empatou contra o Atlético e contra o Botafogo pelo mesmo placar. Depois, no início do returno, começou perdendo para o Coritiba por 1 a 0. Equipe que foi rebaixada naquele ano. O Palmeiras não perdia muitos jogos, mas sem dúvida, foi um time muito mais irregular no segundo turno.
Vejo hoje, o Fluminense, um time que gosto de ver jogando mas que mostra uma queda de produção notável. Um time com grandes nomes. Deco, despensa comentários e Conca, o melhor da posição até aqui na minha opinião. Vou esperar pra ver na sequencia do campeonato mas é um assunto que ainda vai ser muito discutido nas mesas esportivas em todo o Brasil. É um time que admiro muito mas que tem que ser analisado taticamente pelo treinador Muricy Ramalho.

O primeiro turno já se foi...

Encerrado o primeiro turno, destacarei aqui algumas equipes. Primeiramente, vão os destaques positivos.
Fluminense, de Muricy Ramalho:
Time que encantou a muitos nesse primeiro turno, o Fluminense dominou praticamente toda a primeira parte do campeonato e terminou em primeiro lugar, com 38 pontos.
O Ceará de PC Gusmão e sua torcida:
Eu digo Ceará de PC Gusmão pois, quando PC saiu da equipe alvinegra para assumir o Vasco, o Ceará caiu gradativamente de produção. Era um time que não mostrava grande futebol, mas que vencia, dentro de suas limitações, principalmente quando jogava em sua casa.
Dou o destaque a essa torcida apaixonada do Ceará que mantem uma grande média de público, certamente de mais de vinte mil torcedores por jogo.
O Corinthians, de Mano Menezes:
Mostrando grande futebol, a equipe primeiramente comandada e montada por Mano Menezes e que agora Adílson Batista segue dando sequencia ao trabalho, terminou a primeira fase no segundo lugar. Nomes como Elias, Bruno César e Roberto Carlos seguem como destaques dessa equipe que pode terminar a primeira fase em primeiro lugar. Digo isso porque o Corinthians tem um jogo a menos, remarcado para o dia 13 de outubro, contra o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Quem tem um jogo a menos também são os campeões Santos e Inter que se enfrentam na Vila.

Destaques negativos:
O Atlético Mineiro, de Vanderlei Luxemburgo:
O Galo, que montou senão o mais caro, um dos mais caros elencos desse campeonato, termina a primeira fase na zona de rebaixamento. Nomes como Réver, Fábio Costa, Daniel Carvalho, Édson Mendez e Diego Souza foram contratados e se juntaram a nomes consagrados como Tardelli e Ricardinho. Sem dúvidas, no papel, o elenco é muito bom. Mas só que a torcida do Atlético não aguenta mais ver seu treinador falar a mesma coisa em toda a entrevista. Realçar a importância do projeto, cobrar união e empenho da equipe. Não dá mais.
O Grêmio, de Paulo Silas:
Muito mal e irregular, o Grêmio fecha o turno na porta da Zona de Rebaixamento. Vem evoluindo após a saída de Silas e a chegada de Renato Gaúcho que também não é um grande treinador. Aguardemos.
Para encerrar, deixo aqui a classificação do campeonato, após o fim da 19ª rodada:

1º - Fluminense, 38 pontos
2º - Corinthians, 37 pontos
3º - Santos, 31 pontos, 9 vitórias, 7 gols de saldo
4º - Internacional, 31 pontos, 9 vitórias, 5 gols de saldo
5º - Botafogo, 31 pontos, 8 vitórias, 10 gols de saldo
6º - Cruzeiro, 31 pontos. 8 vitórias, 5 gols de saldo
7º - Atlético-PR, 27 pontos
8º - Vasco, 26 pontos, 1 gols de saldo
9º - Guarani, 26 pontos, -2 gols de saldo
10º - São Paulo, 25 pontos, 25 gols marcados
11º - Ceará, 25 pontos, 15 gols marcados
12º - Palmeiras, 24 pontos
13º - Avaí, 23 pontos
14º - Flamengo, 22 pontos, -1 gol de saldo
15º - Vitória, 22 pontos, -4 gols de saldo
16º - Grêmio, 20 pontos
17º - Atlético Mineiro, 17 pontos, 5 vitórias
18º - Atlético Goianiense, 17 pontos, 4 vitórias
19º - Grêmio Prudente, 16 pontos
20º - Goiás, 13 pontos


Um abraço a todos,
João Vitor.
twitter.com/JooaoVitor13

13 comentários :

  1. eh Galoo ta difícil nehh , jogo na mão e acontece isso... eh foda

    Parabéns ai dudu da fera o Blog

    ResponderExcluir
  2. Cruzeiro x Palmeiras;
    Foi um grande jogo.No primeiro tempo palmeiras marca dois gols,cruzeiro perdeu entusiasmo,parecia tudo acabado.No segundo tempo uma excepicional virada do cruzeiro garantido a vitoria do time sobre o palmeiras.


    Cruzeiroooo..
    Laura Libanio *;

    ResponderExcluir
  3. o Galo ta muito mal vey, proximo jogo é contra o meu Vasco aqui em São Janu, eu acho que é o estádio que vcs mais tomam surra, as duas ultimas vezes demos de 4x0 e 6x1, o 6x1 foi no ano do rebaixamento. rs.. tem que abrir o olho.. Grande virada do Cruzeiro.. Guarani é o mais novo Robin Hood só perdeu 2 pontos contra os times do Rio, um empate contra o Botafogo e deu ponto para todos os Atléticos.. HUSAHUSAHUSA.. só não entendi o pq de tanta midia em cima do centenário do Corinthians..

    ResponderExcluir
  4. Realmente um grande jogo Laura. Cruzeiro demonstrou toda a sua força e poder de reação no segundo tempo. Grande vitória.
    Rapha, último jogo de Atlético e Vasco que me recordo foi aquele em que o jogador Walker agrediu um torcedor que invadiu o campo com uma voadora. Só não lembro o placar. Acho que foi esse mesmo o de 6 a 1. Interessante esse detalhe do Guarani, não tinha notado. Todos os Atléticos conquistaram pontos, e o Guarani sempre tirando pontos dos cariocas.
    Sobre o Corinthians, tem que se dar um certo destaque sim, pois é um aniversário de uma grande equipe. É certo que a maioria da mídia o faz com certo exagero. Mas que tem de dar um destaque, isso é fato.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  5. o jogo da voadora do Walker eu fui lá em São Janu ver, o Danrlei pegava ainda e foi 2x1 de virada pro Vasco, ta ai o placar, rs..O pior do Guarani é que ele ganhou o Vasco (em São Janu) e o Fla no final, e o Fla e o Flu de virada, pode dar mole pra esse time não.. eu reclamo disso pq depois do Flamengo o time que eu mais odeio é o Corinthians, só acho que foi demais a midia, adiou jogo e tudo (contra o Vasco por sinal), me lembro que ano passado era centenário tbm do Internacional e ninguém falou disso (e o Inter na época tinha uma Liberta, hj já tem duas).

    ResponderExcluir
  6. É, foi um ano triste pra torcida alvinegra.
    Sobre o Corinthians, é fato que há um certo benefício a essa equipe. Não deveria, mas há. Concordo com você sobre adiar o jogo. Atrasar ainda mais o campeonato, apenas porque é o Corinthians? Isso é errado. O que digo é que sem dúvidas, sem entrar no mérito da paixão do torcedor e da mídia, o Corinthians é uma equipe grande e momentos como esse não acontecem novamente. O mesmo destaque deveria ser dado a todos os clubes. Aliás, nesse mês também é Centenário do Noroeste, de Bauru. O que poucos sabem.

    ResponderExcluir
  7. poucos sabiam? vc não deve ter entrado no twitter, né!? o primeiro lugar no TT's era Noroeste e em segundo tava o Corinthians.. USAUHSAHUSA.. ri muito quando vi aquilo.
    comparação entre e Corinthians x Noroeste
    centenário 1 x 1 .
    libertadores 0 x 0 .
    estádio 0 x 1 .
    VITÓRIA DO NOROESTE.. SHAUSUHASAUHSUHA

    ResponderExcluir
  8. O final de semana foi muito bom para aqueles que brigam na parte de cima da tabela, principalmente o cruzeiro qe mostrou jogo de cintura para reverter uma situação, que se analisarmos 2 anos atras, o time celeste levaria muito mais gols, só não me sai da cabeça o porque te um time pezado e lento no 1º tempo, pra um time inteligente e rapido no segundo, acorda cruzeiro ! Já o galo perdeu uma grande chance de sai da ZR, a cina continua, talvez o maior culpa foi sim i Kallil, que se deixou levar pela soberba, e de achar que status resolveria tudo, mais nao resolveu, só piorou, melhor CT, melhor treinador e melhor elenco, com certeza a torcida não se importaria de ter o pior Ct e o Pior treinador e um elenco limitado, mais estar longe desta situação !
    ABRAçÃOO !
    By: Luuukas :D

    ResponderExcluir
  9. Rapha, sério isso cara?
    Não fiquei sabendo dessa história do twitter. Fantástico ! rs. Norusca na frente do timão. Quem diria.

    Boa opinião Lucas. Status, CT e falta de humildade não vencem jogo. E sim uma equipe bem montada e com vontade. Força GALO.
    Enquanto isso o Cruzeiro vai honrando o estado com um bom futebol.

    ResponderExcluir
  10. A pesar da virada do cruzeiro ter sido irregular,foi uma virada incrivel!!dale cruzeiro!!!o galo ta muito mal realmente,na minha opiniao é melhor contratar um meio campo de peso como joao vitor,que pelo o que sei esta sem clube no momento.ja o fluminense esta uma maquina,eu que estou aqui no rio,nao vejo a hora de assistir um jogo do fluzao!meu amigo,seu blog ta muito show!continue assim!abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Ixi rapaz, esse tal de João Vitor tá sem clube mesmo viu. Precisando voltar à jogar. Volante moderno. Quem quizer, é só conversar. HAHAHA'
    Valeu pelos elogios amigo, valeu mesmo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. É verdade já passou da hora do Kalil acorda para a realidade do time.O galo não deu liga com luxa e esses jogadores.Vamos mudar agora antes que seja tarde,ainda da pra sair da zona do rebaixamento mas, com um outro tecnico.

    Show de bola o blog,

    ResponderExcluir
  13. Concordo Leandro. Mudanças são necessárias e rapidamente devem ser feitas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir