quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nas quadras da Austrália #4 - Bruno Soares salva dia dos brasileiros e Hewitt se aposenta

Soares é único brasileiro que vence em dia de derrotas de Teliana, Bellucci e André Sá. Entre os gigantes na chave de simples, Lleyton Hewitt se retira do circuito ao perder para Ferrer


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

21/01/2016 - O tenista mineiro Bruno Soares fez a sua parte para um dia positivo do Brasil no Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis do ano. Porém, apenas a dupla de Soares, com o britânico Jamie Murray, saiu vencedora em seu desafio pela primeira rodada do torneio de duplas. Ainda nesta quarta madrugada de disputas em Melbourne, outros brasileiros jogaram e foram derrotados: André Sá e seu parceiro australiano Chris Guccione e Teliana Pereira e sua parceira colombiana Mariana Duque-Mariño falharam em desafios contra favoritos. Já Thomaz Bellucci, pela segunda rodada de simples, não conseguiu ser competitivo contra o americano Steve Johnson, cabeça de chave 31.

Murray e Soares estrearam bem nas duplas.
(Foto: Theo Karanikos/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Contra a dupla formada pelo britânico Jonathan Marray e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi, Soares e Murray não fizeram feio. Brasileiro e britânico, vindos de um título em Sydney, estrearam no Slam com uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. O próximo desafio será contra os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Jerzy Janowicz, que venceram os argentinos Federico Delbonis e Guillermo Duran.

Outras duas duplas brasileiras também jogarão a segunda rodada. Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig, parceria número 2 do torneio, irão enfrentar os americanos Austin Krajicek e Donald Young. Já Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner irão enfrentar o filipino Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi, cabeças de chave 14. Poderiam ser outras três no masculino, mas André Sá e o australiano Chris Guccione pararam nos sempre favoritos Bob e Mike Bryan, atual terceira melhor parceria do circuito, vencedores por 7/5 e 7/6 (4).

E no feminino, nossa única representante deu adeus após também ser eliminada em simples. Teliana Pereira e a colombiana Mariana Duque-Mariño pegaram logo de cara a indiana Sania Mirza e a suíça Martina Hingis, parceria 1 do torneio, e perderam por 6/2 e 6/3. Já na chave de simples e pela segunda rodada, Thomaz Bellucci não conseguiu repetir o desempenho da estreia. O número 1 do Brasil e 37 do mundo parou no americano Steve Johnson, o cabeça de chave 31, e perdeu em três sets: 6/3, 6/2 e 6/2.

Emocionado, Hewitt disse "até logo".
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Caso avançasse, Thomaz se encontraria com o espanhol David Ferrer, cabeça de chave 8, que passou australiano Lleyton Hewitt (6/2, 6/4 e 6/4). O jogo foi o último da lenda australiana, que se retira do circuito aos 34 anos, carregando consigo a honra de ter sido número 1 do mundo ainda aos 20 anos e ter conquistado dois Grand Slams (US Open 2001 e Wimbledon 2002). Hewitt ainda retornará à quadra na chave de duplas, ao lado do compatriota Sam Groth (contra Henri Kontinen e John Peers), e também será o capitão da Austrália na Copa Davis.

Ainda na chave de simples masculina, o britânico Andy Murray, número 2 do mundo, avançou à terceira rodada com uma vitória sobre o próprio Sam Groth (67º) citado anteriormente. Murray venceu por 6/0, 6/4 e 6/1 e agora vai encarar o português João Sousa, cabeça de chave 32. O suíço Stanislas Wawrinka, número 4 do mundo, também não teve problemas contra o experiente tcheco Radek Stepanek (82º): 6/2, 6/3 e 6/4, e classificação assegurada para enfrentar o tcheco Lukas Rosol (51º).

John Isner (cabeça de chave 10) e Milos Raonic (13) também venceram. O primeiro eliminou o espanhol Marcel Granollers (80º), enquanto Raonic passou pelo também hispânico Tommy Robredo (42º), os dois jogos com dois tie-breaks. Ambos enfrentam agora desafios difíceis. Isner terá pela frente outro espanhol, Feliciano Lopez (19º), enquanto Raonic enfrenta o sérvio Viktor Troicki (26º).

Segunda favorita na luta pelo título, Muguruza avançou à terceira rodada.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Entre as mulheres, também não tivemos surpresas entre os principais favoritos. A espanhola Garbine Muruguza (cabeça de chave 3) passou pela belga Kirsten Flipkens (80ª): 6/4 e 6/2 e classificação para enfrentar Barbora Strycova (48º); Angelique Kerber (7) eliminou Alexandra Dulgheru (61ª): 6/2 e 6/4 e o próximo desafio será contra Madison Brengle (49ª); Victoria Azarenka (14) bateu Danka Kovinic (54ª): 6/1 e 6/2 e o próximo duelo será contra Naomi Osaka (127ª); e Ana Ivanovic (20) bateu a letônia Anastasija Sevastova (113ª): 6/3 e 6/3 e classificação para enfrentar Madison Keys (15).

Dia 5

O quinto dia de disputas na quadra central, a Rod Laver, começa às 22h (de Brasília) com Belinda Bencic (cabeça de chave 12) contra Kateryna Bondarenko (92ª), seguido pelos jogos de Maria Sharapova (5) e Roger Federer (3) contra Lauren Davis (103ª) e Grigor Dimitrov (27), respectivamente. Também a partir das 22h, Marcelo Melo e Ivan Dodig entram em quadra pela segunda rodada das duplas masculinas, no primeiro jogo da quadra 3. Os adversários serão os americanos Austin Krajicek e Donald Young.

Já a partir de 0h30, Bruno Soares estreia nas duplas mistas. Formando a quinta parceria ao lado da russa Elena Vesnina, ele desafia a chinesa Saisai Zheng e o coreano Hyeon Chung, no primeiro jogo da quadra 19. Na sequência, no mesmo local, Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner fazem o segundo jogo pelas duplas masculinas, contra Treat Huey e Max Mirnyi.

Os líderes do ranking jogam na faixa noturna (a partir das 6h de Brasília). Serena Williams será desafiada por Daria Kasatkina (69ª) na Rod Laver e, simultaneamente, Novak Djokovic jogará contra Andreas Seppi (28).

Clique e confira todos os resultados do quarto dia.

Confira o cronograma completo de jogos.

0 comentários :

Postar um comentário