quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Nas quadras da Austrália 2016 #3 - Brasileiros avançam nas duplas em dia positivo para favoritos

Melo e Dodig passam por primeiro desafio no Australian Open, assim como Bellucci e Demoliner. Entre os top 10, apenas Kvitova dá adeus na 2ª rodada


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

20/01/2016 - O dia 3 do Australian Open, primeiro Grand Slam de tênis do ano, foi positivo para os brasileiros. Estreando na chave de duplas masculinas, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig, segunda melhor parceria do torneio, e Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner passaram pelo primeiro desafio. Melo e Dodig passaram pelo britânico Aljaz Bedene e o alemão Dustin Brown, com 6/3 e 6/4. Já Bellucci e Demoliner tiveram que virar o jogo contra o mexicano Santiago Gonzalez e o austríaco Julian Knowle, vencendo por 2 a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/5.

Na segunda rodada, Melo e Dodig terão pela frente o vencedor do duelo entre Mate Pavic/Michael Venus e Austin Krajicek/Donald Young. Já Bellucci e Demoliner enfrentarão o filipino Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi, que eliminaram o bielorrusso Aliaksandr Bury e o uzbeque Denis Istomin, provavelmente, na sexta-feira (22).

Ivan Dodig e o número 1 Marcelo Melo estrearam bem em busca do segundo Grand Slam.
(Foto: Jason Lockett/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Entre os favoritos na chave de simples, a única eliminação inesperada foi a tcheca Petra Kvitova. Contra a australiana Daria Gavrilova (39ª do mundo), a cabeça de chave 6 do torneio foi eliminada com duplo 6/4. Antes disso, a americana Serena Williams, número 1 do mundo, e a russa Maria Sharapova, número 5, não decepcionaram. No primeiro jogo do dia, Sharapova passou fácil pela bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, a número 105 (6/2 e 6/1). Na sequência, Williams também atropelou a taiwanesa Su-Wei Hsieh, a número 90 (6/1 e 6/2). Na terceira rodada, a russa Daria Kasatkina (69ª) será a adversária de Serena. Sharapova jogará contra a americana Lauren Davis (103ª).

Já na faixa noturna em Melbourne, o esperado jogo entre a polonesa Agnieszka Radwanska, número 4 do mundo, e a canadense Eugenie Bouchard, ex-top 10 e atual 37ª, terminou com vitória tranquila da tenista melhor ranqueada. Aga venceu com 6/4 e 6/2 e avançou para a terceira rodada, onde enfrentará a portorriquenha Monica Puig (52ª).

Djokovic não teve problemas no último jogo do dia na quadra central.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

No último jogo do dia na chave de simples, o número 1 do mundo também avançou com tranquilidade à terceira rodada. Contra o francês Quentin Halys (187º), o sérvio Novak Djokovic venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 7/6 (3). Antes, ainda na madrugada brasileira, o número 3 Roger Federer também não teve problemas contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov (35º): 6/3, 7/5 e 6/1.

O próximo jogo de Djokovic será contra um cabeça de chave, o italiano Andreas Seppi, 29º do ranking e número 28 da competição, que avançou após eliminar o americano Denis Kudla (69º). Federer também terá um cabeça de chave pela frente, o búlgaro Grigor Dimitrov, número 27, que passou pelo argentino Marco Trungelliti (210º) em quatro sets.

Tomas Berdych (cabeça 6), Kei Nishikori (7) e Jo-Wilfried Tsonga (9) também avançaram e em três sets. Berdych passou por Mirza Basic (138º), com 6/4, 6/0 e 6/3; Nishikori eliminou Austin Krajicek (84º), com 6/3, 7/6 (5) e 6/3; e Tsonga eliminou o australiano Omar Jasika (310º), com 7/5, 6/1 e 6/4. A próxima rodada terá Berdych contra o polêmico anfitrião Nick Kyrgios (30º), Nishikori vs. Guillermo Garcia-Lopez (27º), e Tsonga contra Pierre-Hugues Herbert (14º).

Dia 4

O quarto dia de disputas na Austrália terá muitos brasileiros em quadra. Ao lado da colombiana Mariana Duque-Mariño, a brasileira Teliana Pereira estreia contra a principal dupla da competição feminina, a suíça Martina Hingis e a indiana Sania Mirza, no segundo jogo da quadra 3, que tem partidas iniciando às 22h (de Brasília).

Quem também terá desafio complicado é o mineiro André Sá. Ao lado do australiano Chris Guccione, os dois estreiam contra os irmãos Bob e Mike Bryan, terceira melhor parceria masculina, no segundo jogo da quadra 7. Já o também mineiro Bruno Soares, ao lado do britânico Jamie Murray, desafia o britânico Jonathan Marray e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi, no segundo jogo da quadra 15. Já em simples, Thomaz Bellucci (37º) fará a segunda rodada contra o americano Steve Johnson, cabeça de chave 31, no último jogo da quadra 13, já durante madrugada.

Na quadra central, a Rod Laver Arena, o dia começa com Ana Ivanovic (20) contra Anastasija Sevastova (113ª), seguido pelo encontro entre Garbiñe Muguruza (3) contra Kirsten Flipkens (80ª), e, não antes de 1h (de Brasília), Andy Murray (2) desafia Sam Groth (67º).

Já a Margaret Court receberá os jogos entre Gael Monfils (23) e Nicolas Mahut (63º), Victoria Azarenka (14) e Danka Kovinic (54ª), além de Madison Keys (15) e Yaroslava Shvedova (70ª).

Na Hisense Arena, destaque para os jogos entre Marcel Granollers (80º) e John Isner (10) e entre Radek Stepanek (82º) e Stan Wawrinka (4º), este último não antes das 5 da manhã (de Brasília).

Na faixa noturna (a partir das 6h de Brasília), David Ferrer (8) desafia o ex-número 1 e anfitrião Lleyton Hewitt e Karolina Pliskova (9) joga contra Julia Goerges (45ª) na quadra principal, enquanto Angelique Kerber (7) x Alexandra Dulgheru (61ª) e Bernard Tomic (16) x Simone Bolelli (64º) serão os dois jogos da Margaret Court.

Clique e confira todos os resultados do terceiro dia.

Confira o cronograma completo de jogos.

0 comentários :

Postar um comentário