Brasileiro avança no Australian Open com vitória tranquila sobre australiano convidado, enquanto Nadal para em compatriota Verdasco
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
19/01/2016 - A madrugada de terça-feira (19) foi de surpresas no Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis do ano. Simultaneamente ao jogo que classificou o brasileiro Thomaz Bellucci (37º do mundo) à segunda rodada, Rafael Nadal, atual número 5 do mundo, sofria contra o compatriota Fernando Verdasco, o número 45, numa reedição da fantástica semifinal de 2009, que teve Rafa como vencedor após cinco sets e cinco horas. O último jogo da faixa diurna na Rod Laver Arena reservava grandes surpresas. Em um dia inspiradíssimo de Verdasco, tradicionalmente um freguês de Nadal, o tenista de 32 anos saiu com a vitória em cinco sets e deixou o ex-número 1 pelo caminho.
Nadal se despediu precocemente.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)
Com direito a incríveis 90 winners de Verdasco, a vitória por 3 a 2 teve parciais de 7/6 (6), 4/6, 3/6, 7/6 (4) e 6/2, onde apenas o terceiro set do vencedor foi um pouco abaixo nas 4h41min de confronto. Essa foi apenas a terceira vitória de Verdasco em 17 jogos contra Nadal (a terceira nos últimos quatro). Sem entender o que aconteceu, Nadal dá adeus a um Slam na primeira rodada apenas pela segunda vez na carreira (a outra foi em Wimbledon 2013). Já Verdasco, também sem explicações para a atuação fantástica, segue para enfrentar o israelense Dudi Sela (87º do mundo), que eliminou o alemão Benjamim Becker (101º).
Favorecido por uma chave, dessa vez, sem grandes "bichos-papões" logo de cara, desafia agora o americano Steve Johnson, cabeça de chave 31 da competição que eliminou Aljaz Bedene (49º). Caso Bellucci avance, as coisas podem se complicar, pois o adversário da terceira rodada sairá do confronto entre o número 8 David Ferrer e o ex-número 1 Lleyton Hewitt, experiente tenista da casa e que dispensa comentários.
Bellucci não teve problemas na estreia.
(Foto: Getty Images)
Murray avança com tranquilidade
No segundo jogo do dia na Margaret Court, o britânico Andy Murray não fez feio. O número 2 do mundo dominou o jogo contra o ótimo jovem alemão Alexander Zverev (83º), que construiu carreira importante no juvenil, mas não jogou bem nesta terça. Sem deixar Zverev crescer, Murray venceu em três sets, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/3. O escocês segue na competição para enfrentar o australiano Sam Groth (67º), tenista da casa que eliminou o francês Adrian Mannarino (48º).
Cabeças de chave dão adeus
O segundo dia na Austrália foi cheio de eliminações entre os cabeças de chave, sobretudo no feminino. A principal surpresa foi o adeus precoce da número 2 do mundo, a romena Simona Halep, que foi dominada pela chinesa Shuai Zhang (133ª) no jogo finalizado em 6/4 e 6/3. Antes dela, a americana Venus Williams também já havia dado adeus. A cabeça de chave 8 parou na britânica Johanna Konta (47ª) também em dois sets: 6/4 e 6/2. No masculino, quem foi embora é o sul-africano Kevin Anderson, cabeça de chave 11, que parou no americano Rajeev Ram (93º) ao abandonar o jogo no quarto set: 7/6 (4), 6/7 (4), 6/3 e 3/0.
Alguns favoritos não deram sopa para o azar. O número 4 do mundo foi um deles. Stanislas Wawrinka contou com o abandono do russo Dmitry Tursunov (265º) no terceiro set, após vencer os dois primeiros por 7/6 (2) e 6/3. David Ferrer (8) também passou sem problemas pelo alemão Peter Gojowczyk (223º): 6/4, 6/4 e 6/2.
No feminino, a espanhola Garbine Muguruza (3) fez 6/0 e 6/4 contra a estoniana Anett Kontaveit (85ª). Já a alemã Angelique Kerber (7) virou contra a japonesa Misaki Doi (64ª): 6/7 (4), 7/6 (6) e 6/3; e Karolina Pliskova (9) eliminou a jovem anfitriã Kimberly Birrell (296ª) com duplo 6/4.
Dia 3
A faixa diurna (a partir das 22h de Brasília) na quadra principal, a Rod Laver, terá três gigantes em quadra pela segunda rodada de simples. Primeiro, a russa Maria Sharapova (5) será desafiada pela bielorrussa Aliaksandra Sasnovich (105ª); depois, a número 1 Serena Williams encara a taiwanesa Su-Wei Hsieh (90ª); e na sequência, Roger Federer (3) terá bom desafio contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov (35º).
A madrugada também será de estreia nas duplas. Parceria número 2 da competição, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig encaram o britânico Aljaz Bedene e o alemão Dustin Brown no terceiro e último jogo da quadra 5. Já Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner jogam contra o mexicano Santiago Gonzalez e o austríaco Julian Knowle na segunda partida da quadra 10.
Já na faixa noturna na Austrália (a partir das 6h da manhã de Brasília), destaque para o grande jogo entre Agnieszka Radwanska (4) e a ex-top 10 Eugenie Bouchard (37ª), duelo que antecede a partida de Novak Djokovic (1) contra o garoto francês Quentin Halys (187º) na quadra principal. A Margaret Court receberá os confrontos entre Jo-Wilfried Tsonga (9) e o juvenil australiano Omar Jasika (310º) e entre Petra Kvitova (6) e Daria Gavrilova (39ª).
0 comentários :
Postar um comentário