terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Nas quadras da Austrália 2016 #2 - Bellucci estreia com vitória em dia de eliminação de Nadal

Brasileiro avança no Australian Open com vitória tranquila sobre australiano convidado, enquanto Nadal para em compatriota Verdasco


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

19/01/2016 - A madrugada de terça-feira (19) foi de surpresas no Australian Open, o primeiro Grand Slam de tênis do ano. Simultaneamente ao jogo que classificou o brasileiro Thomaz Bellucci (37º do mundo) à segunda rodada, Rafael Nadal, atual número 5 do mundo, sofria contra o compatriota Fernando Verdasco, o número 45, numa reedição da fantástica semifinal de 2009, que teve Rafa como vencedor após cinco sets e cinco horas. O último jogo da faixa diurna na Rod Laver Arena reservava grandes surpresas. Em um dia inspiradíssimo de Verdasco, tradicionalmente um freguês de Nadal, o tenista de 32 anos saiu com a vitória em cinco sets e deixou o ex-número 1 pelo caminho.

Nadal se despediu precocemente.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Com direito a incríveis 90 winners de Verdasco, a vitória por 3 a 2 teve parciais de 7/6 (6), 4/6, 3/6, 7/6 (4) e 6/2, onde apenas o terceiro set do vencedor foi um pouco abaixo nas 4h41min de confronto. Essa foi apenas a terceira vitória de Verdasco em 17 jogos contra Nadal (a terceira nos últimos quatro). Sem entender o que aconteceu, Nadal dá adeus a um Slam na primeira rodada apenas pela segunda vez na carreira (a outra foi em Wimbledon 2013). Já Verdasco, também sem explicações para a atuação fantástica, segue para enfrentar o israelense Dudi Sela (87º do mundo), que eliminou o alemão Benjamim Becker (101º).

Thomaz Bellucci ainda teve tempo para acompanhar o sofrimento de Nadal, caso quisesse. Isso porque o brasileiro estreou com tranquilidade na quadra 7 em Melbourne. Contra o convidado Jordan Thompson, australiano de 21 anos e número 143 do mundo, Bellucci venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2. Thomaz jogou como esperado, sem dar brechas para possíveis surpresas.

Favorecido por uma chave, dessa vez, sem grandes "bichos-papões" logo de cara, desafia agora o americano Steve Johnson, cabeça de chave 31 da competição que eliminou Aljaz Bedene (49º). Caso Bellucci avance, as coisas podem se complicar, pois o adversário da terceira rodada sairá do confronto entre o número 8 David Ferrer e o ex-número 1 Lleyton Hewitt, experiente tenista da casa e que dispensa comentários.

Bellucci não teve problemas na estreia.
(Foto: Getty Images)

Murray avança com tranquilidade

No segundo jogo do dia na Margaret Court, o britânico Andy Murray não fez feio. O número 2 do mundo dominou o jogo contra o ótimo jovem alemão Alexander Zverev (83º), que construiu carreira importante no juvenil, mas não jogou bem nesta terça. Sem deixar Zverev crescer, Murray venceu em três sets, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/3. O escocês segue na competição para enfrentar o australiano Sam Groth (67º), tenista da casa que eliminou o francês Adrian Mannarino (48º).

Cabeças de chave dão adeus

O segundo dia na Austrália foi cheio de eliminações entre os cabeças de chave, sobretudo no feminino. A principal surpresa foi o adeus precoce da número 2 do mundo, a romena Simona Halep, que foi dominada pela chinesa Shuai Zhang (133ª) no jogo finalizado em 6/4 e 6/3. Antes dela, a americana Venus Williams também já havia dado adeus. A cabeça de chave 8 parou na britânica Johanna Konta (47ª) também em dois sets: 6/4 e 6/2. No masculino, quem foi embora é o sul-africano Kevin Anderson, cabeça de chave 11, que parou no americano Rajeev Ram (93º) ao abandonar o jogo no quarto set: 7/6 (4), 6/7 (4), 6/3 e 3/0.

Alguns favoritos não deram sopa para o azar. O número 4 do mundo foi um deles. Stanislas Wawrinka contou com o abandono do russo Dmitry Tursunov (265º) no terceiro set, após vencer os dois primeiros por 7/6 (2) e 6/3. David Ferrer (8) também passou sem problemas pelo alemão Peter Gojowczyk (223º): 6/4, 6/4 e 6/2.

No feminino, a espanhola Garbine Muguruza (3) fez 6/0 e 6/4 contra a estoniana Anett Kontaveit (85ª). Já a alemã Angelique Kerber (7) virou contra a japonesa Misaki Doi (64ª): 6/7 (4), 7/6 (6) e 6/3; e Karolina Pliskova (9) eliminou a jovem anfitriã Kimberly Birrell (296ª) com duplo 6/4.

Dia 3

A faixa diurna (a partir das 22h de Brasília) na quadra principal, a Rod Laver, terá três gigantes em quadra pela segunda rodada de simples. Primeiro, a russa Maria Sharapova (5) será desafiada pela bielorrussa Aliaksandra Sasnovich (105ª); depois, a número 1 Serena Williams encara a taiwanesa Su-Wei Hsieh (90ª); e na sequência, Roger Federer (3) terá bom desafio contra o ucraniano Alexandr Dolgopolov (35º).

A madrugada também será de estreia nas duplas. Parceria número 2 da competição, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig encaram o britânico Aljaz Bedene e o alemão Dustin Brown no terceiro e último jogo da quadra 5. Já Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner jogam contra o mexicano Santiago Gonzalez e o austríaco Julian Knowle na segunda partida da quadra 10.

Já na faixa noturna na Austrália (a partir das 6h da manhã de Brasília), destaque para o grande jogo entre Agnieszka Radwanska (4) e a ex-top 10 Eugenie Bouchard (37ª), duelo que antecede a partida de Novak Djokovic (1) contra o garoto francês Quentin Halys (187º) na quadra principal. A Margaret Court receberá os confrontos entre Jo-Wilfried Tsonga (9) e o juvenil australiano Omar Jasika (310º) e entre Petra Kvitova (6) e Daria Gavrilova (39ª).

0 comentários :

Postar um comentário