sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ao lado de Vesnina, Bruno Soares vai à segunda decisão no Australian Open e faz história

Após cravar lugar na final das duplas masculinas, mineiro garante vaga também na final das mistas, batendo ex-parceira e campeã do feminino


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

29/01/2016 - O primeiro Grand Slam do ano tem sido fantástico para o tenista mineiro Bruno Soares. Após garantir a vaga na decisão das duplas masculinas ao lado de Jamie Murray, o atual 22º melhor duplista do mundo cravou também seu lugar na final das duplas mistas. Nesta sexta-feira (29), jogando ao lado da russa Elena Vesnina, Soares derrotou a dupla de sua ex-parceira, a indiana Sania Mirza, e o parceiro de Marcelo Melo, o croata Ivan Dodig. A vitória de brasileiro e russa foi em apertados dois sets, com parciais de 7/5 e 7/6 (4). O detalhe é que Sania já entrara em quadra como campeã das duplas femininas, jogando ao lado da suíça Martina Hingis (detalhes no fim desta matéria).

Entre os homens, Bruno Soares é o primeiro brasileiro a jogar duas finais de uma mesma edição de Grand Slam em toda a história. No feminino, a gigante Maria Esther Bueno já fez isso seis vezes, sendo a última há exatos 50 anos, nas edições de 1966 de Wimbledon e US Open, ainda na Era Amadora.

Soares e Vesnina estão na decisão das duplas mistas.
(Foto: Luke Hemer/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Os adversários de Soares e Vesnina serão a americana Coco Vandeweghe e o romeno Horia Tecau, que derrotaram a eslovena Andreja Klepac e o filipino Treat Huey, com duplo 6/4. A decisão das mistas está marcada para o domingo (31). Antes disso, neste sábado (30), Soares e o britânico Jamie Murray jogam a final masculina, contra o canadense Daniel Nestor e o tcheco Radek Stepanek. A partida será logo depois da final de simples feminina, entre Serena Williams (1) e Angelique Kerber (7).

O jogo

Soares e Vesnina cederam uma quebra logo no primeiro game do jogo, que seguiu equilibrado durante todo o primeiro set. A diferença é que a dupla do brasileiro aproveitava melhor os primeiros serviços, diferente de Mirza e Dodig, que sofriam um pouco mais. Isso durou até o oitavo game, quando brasileiro e russa devolveram a quebra e empataram a partida em 4 a 4. Foi aí que Soares e Vesnina cresceram, e viram os adversários vacilarem em alguns momentos até sofrerem a quebra no game decisivo do set, fechado em 7/5.

No segundo set, Mirza e Dodig melhoraram consideravelmente seu aproveitamento de primeiro saque, não cometiam erros e ainda viram Soares perder o saque no quinto game. Indiana e croata abriram 3 a 2. Assim como no set anterior, o empate para a dupla do brasileiro veio em um perfeito oitavo game, deixando a parcial em 4 a 4. Soares e Vesnina chegaram a ter o match point no décimo game, salvo por Mirza e Dodig. Para a felicidade da dupla cabeça de chave 1 do torneio, eles ainda conseguiram quebrar o saque na sequência, sacando para o set, mas vendo Vesnina e Soares forçarem o tie-break. E contando com importante participação da russa no momento de definição, a dupla de Bruno Soares fechou o tie-break em 7/4, o jogo em 2 a 0 e garantiu a vaga na final.

Martina Hingis e Sania Mirza garantiram o título nas duplas femininas.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Mirza campeã nas duplas

Antes de perder a semifinal das mistas para Soares e Vesnina, Sania Mirza já havia ficado com o troféu nas duplas femininas, o seu terceiro em Grand Slams. Ao lado da suíça Martina Hings, Sania venceu as tchecas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka em dois sets, fechados em 7/6 (1) e 6/3. A experiente Martina Hingis, de 35 anos, conseguiu seu 12º Slam em duplas, o quinto Aberto da Austrália.


0 comentários :

Postar um comentário