terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cruzeirenses e portorriquenhos prontos para o Mundial de Clubes

Sada Cruzeiro e Capitanes de Arecibo se enfrentam nesta terça, às 20h10 (de Brasília), em Betim (MG)


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

27/10/2015 - Os objetivos e aspirações são bem diferentes. Enquanto um quer apenas incomodar no "grupo mais difícil da competição", como definiu seu próprio treinador David Alemán, o outro só quer saber do título diante de sua torcida. É assim que os portorriquenhos do Capitanes de Arecibo e os anfitriões do Sada Cruzeiro se enfrentam nesta terça-feira (27), às 20h10 (de Brasília), na estreia dos dois pelo Mundial de Clubes de Voleibol Masculino.

A competição realizada no Ginásio Divino Braga, em Betim (MG), será aberta mais cedo, às 17h10, com o duelo entre o iraniano Paykan Tehran e o egípcio Al Ahly (veja a tabela completa no fim da matéria). Além do Grupo A, com Sada Cruzeiro, Zenit Kazan (RUS) e Capitanes de Arecibo (PRI), o Grupo B tem Paykan Tehran (IRA), Ah Ahly (EGI) e UPCN de San Juan (ARG).

Divino Braga, em Betim, recebe o torneio pela segunda vez. Em 2013, Sada Cruzeiro conquistou seu único título mundial.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)

Veja também: Galeria de fotos do treino do Sada Cruzeiro

Campeão em 2013, no mesmo palco deste ano, o time celeste só pensa em repetir o desempenho. Para isso, um passo de cada vez. Antes de pensar no Zenit, adversário da quarta-feira (27) naquela que é considerada uma final antecipada, a primeira missão é vencer e bem a equipe de Porto Rico, para ganhar confiança. "Primeiramente, focar 100% nesse time portorriquenho. Depois, pensamos no jogo de quarta-feira. Fazer nosso trabalho bem feito e errar o menos possível pra tentar sair com a vitória", resumiu o oposto Wallace.

Falando no camisa 8, Wallace é uma das grandes armas do Sada Cruzeiro para a competição. Após passar por cirurgia para retirada de uma hérnia de disco e uma recuperação em tempo surpreendente (dois meses), o oposto se diz preparado para ser a referência da equipe no ataque. "Da cirurgia, 100% (recuperado). Estou um pouco abaixo em questão técnica, mas, fora isso, estou 100%. Em questão de ritmo de jogo, estou bem. Fiz três jogos no Mineiro. Nessa questão estou até tranquilo", garantiu.

"Wallace está pronto. Talvez não tão pronto como todos desejamos. É um menino muito valente, que em dois meses se recuperou de uma cirurgia de hérnia de disco. Acho que está pronto, na cabeça dele está pronto", opinou o treinador Marcelo Méndez. Para o estudioso técnico argentino, em um campeonato de "tiro curto", todos os jogos devem ser encarados como finais. Por isso, Méndez, campeão de tudo pelo time celeste, pregou o respeito ao Capitanes de Arecibo.

— É um time com alguns jogadores da seleção de Porto Rico. Tem um jogador com experiência internacional (Hector Soto), que jogou na Rússia também. Um time experiente. Todas as partidas são finais. Temos que ganhar com a melhor diferença de sets, o que é muito importante pela classificação.

Levantador e capitão William considera a estreia fundamental.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)

"Jogo mais importante"

Por ser um torneio rápido, disputado em cinco dias e com apenas dois jogos na primeira fase, o duelo desta terça-feira é fundamental pela classificação, como disse Marcelo Méndez. O vencedor ficará bem perto da próxima fase. É essa também a linha de pensamento do levantador e capitão William. Tendo a classificação como primeiro objetivo, o jogo desta terça é encarado como decisivo.

— Tem que pensar jogo a jogo. Demos uma olhada no time deles. É um time complicado, não é um time bobo. Tem jogadores que rodaram bastante, sabem jogar. Então, a gente tem que entrar concentrado, 100%. Talvez seja o jogo mais importante do que o de quarta, pela classificação. Vamos nos preparar bem, porque não vai ser moleza. Mas o time está bem, estamos chegando em uma condição interessante. No decorrer do campeonato, o time vai crescer ainda mais — cravou o "mago" William, que espera um campeonato duro disputado em apenas cinco dias, onde a condição física torna-se fundamental.

Sada Cruzeiro conta com um Wallace inteiro para buscar o título.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze/Boleiros da Arquibancada)

Aprendizado

O Capitanes de Arecibo chega a Minas Gerais com discurso modesto e com o objetivo de aprender. Com o melhor desempenho na atual temporada do Campeonato Portorriquenho (11 vitórias em 15 jogos), o time comandado pelo técnico David Alemán, com experiência na seleção masculina (recentemente) e feminina (treinou na primeira metade da década passada), encontrou dificuldades logo no sorteio da competição, quando ficou definido que o clube estaria na chave dos dois favoritos, o Sada Cruzeiro e o Zenit Kazan.

Alemán sabe que o cenário não é favorável. "Creio que nosso saque deverá ser importante, um saque forte. Sabemos que (o Sada Cruzeiro) é uma equipe de muita tradição, com muitos campeonatos, jogo intenso. Vamos dar nosso máximo para ver se podemos sair com a vitória".

Já o levantador Edgardo Goas se impressionou logo de cara com o clima de Belo Horizonte e Betim. Segundo ele, "muy caliente". "Porto Rico é quente, mas aqui é muito quente. Mas foi um só dia em Belo Horizonte. Não tivemos tempo para caminhar", avaliou. Dentro de quadra, o distribuidor de jogadas do time portorriquenho também sabe que as dificuldades virão. "Duas potências, Sada e Kazan, grandes equipes. Sabemos que o trabalho é muito difícil, mas temos que competir e jogar a partida".

Além de Goas, o grande nome do time é o ponteiro Hector Soto, de 37 anos, que jogou no voleibol russo, italiano e japonês e, entre outros feitos, foi o maior pontuador da Copa do Mundo de 2007. Assim como os dois, também pertencem à seleção de Porto Rico o levantador Josué Suárez e o oposto Ezequiel Cruz. Para o levantador Edgardo Goas, este Mundial também é uma oportunidade de fazer o vôlei de seu país seguir crescendo.

— Sim, pouco a pouco. Creio que o voleibol (em Porto Rico) foi muito bom dez anos atrás, caiu um pouco e agora creio que está subindo um pouco outra vez. Espero que siga melhorando. Grande oportunidade.

O técnico David Alemán concorda.

— Estamos em quase metade da temporada em Porto Rico e estamos em primeiro lugar. Ano passado, fomos campeões. Creio que (a disputa do Mundial) ajuda a medir como estamos para melhorar, para seguir para o campeonato nacional. Isto ajuda muito no crescimento, aprende-se muitíssimo. Minha equipe tem jogadores da equipe nacional, que sabem jogar voleibol.

Prováveis equipes:

Sada Cruzeiro: 
William, Wallace, Filipe, Leal, Éder e Isac. Líbero: Serginho.
Técnico: Marcelo Méndez 

Capitanes de Arecibo: 
Edgardo Goas, Ezequiel Cruz, Héctor Soto, Juanchi Figueroa, José Cáceres e Roberto Muñiz. Líbero: Pedro Cabrera. 
Técnico: David Alemán

***

Ouça as entrevistas gravadas após os treinos em Betim (MG) nesta segunda-feira (26):

Wallace, oposto do Sada Cruzeiro:



William, levantador do Sada Cruzeiro:



David Alemán, técnico do Capitanes de Arecibo:



Marcelo Méndez, técnico do Sada Cruzeiro:



Edgardo Goas, levantador do Capitanes de Arecibo:



***

VITÓRIA ARGENTINA - Fechando a sua preparação para o Mundial, a UPCN, da Argentina, venceu o amistoso contra o Minas, na Arena JK, de virada, nesta segunda-feira (26). O triunfo por 3 sets a 1 teve parciais de 21/25, 25/17, 25/17 e 26/24. A equipe de San Juan só estreia no Mundial na quarta-feira (28), contra o Al Ahly, do Egito. Na quinta (29), enfrenta o Paykan Tehran, do Irã, principal adversário do time argentino na chave. O Paykan conta com jogadores da seleção local, a que mais evoluiu nos últimos anos, como o central Faezi e os atacantes Ghafour e Mirzajanpour.

***

Mundial de Clubes de Voleibol Masculino 2015 - Betim (MG):

Grupo A: Sada Cruzeiro, Capitanes de Arecibo (PRI) e Zenit Kazan (RUS)
Grupo B: Paykan Tehran (Irã), Ah Ahly (EGI) e UPCN (ARG)

Tabela de jogos (horário de Brasília): 
Terça, dia 27: 
17h10: Paykan Tehran x Al Ahly
20h10: Sada Cruzeiro x Capitanes de Arecibo

Quarta, dia 28: 
17h10: UPCN x Al Ahly
20h10: Sada Cruzeiro x Zenit Kazan

Quinta, dia 29: 
17h10: Zenit Kazan x Capitanes de Arecibo
20h10: UPCN x Paykan Tehran

Sexta - Semifinais:
17h30: 1° do Grupo B x 2° do Grupo A
20h: 1° do Grupo A x 2° do Grupo B

Sábado:
11h40: 3° lugar
15h: Final

0 comentários :

Postar um comentário