domingo, 7 de junho de 2015

Liga Mundial: Austrália endurece no início, mas não impede manutenção da invencibilidade brasileira

Após 31 a 29 no primeiro set, seleção brasileira masculina de vôlei encaminha quarta vitória em quatro jogos antes de viajar para a Sérvia. Lucarelli foi o destaque


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

07/06/2015 - A seleção brasileira masculina de vôlei segue com 100% de aproveitamento na Liga Mundial 2015 após duas semanas e quatro jogos. Neste domingo (7), o time que tem sido comandado pelo técnico Rubinho, devido à suspensão de Bernardinho por 10 jogos, derrotou a Austrália mais uma vez jogando em São Bernardo do Campo. Se na última sexta-feira (5) os australianos endureceram a partida e só perderam em quatro sets, neste domingo, a resistência durou apenas no primeiro set e parte do segundo. O Brasil venceu o jogo por 3 sets a 0, com parciais de 31/29, 25/19 e 25/19,

O destaque ficou para o ponteiro Lucarelli, responsável por 20 pontos e em todos os fundamentos (18 de ataque, um de bloqueio e um de saque). A dupla cruzeirense Wallace e Isac foi responsável por 22 pontos, 11 para o oposto e 11 para o central. Do lado da Austrália, o oposto Edgar anotou 13 pontos, apenas nos dois primeiros sets. O ponteiro Sanderson saiu do jogo com 12 acertos.

Brasil invicto e líder do Grupo A.
(Foto: Divulgação/FIVB)

Repetindo o que foi prometido para as três primeiras semanas da Liga Mundial, a comissão técnica brasileira optou mais uma vez por um rodízio de jogadores, dando tempo de quadra a todo o grupo. Dessa vez, com relação ao time que jogou na vitória da sexta-feira (William, Evandro, Murilo, Lipe, Éder, Riad e Serginho), permaneceu apenas o experiente líbero brasileiro. Rapha e Wallace, Lucarelli e Lucas Lóh, Lucão e Isac fizeram companhia a Escadinha.

O Brasil assume a liderança do Grupo A, com 11 pontos. A Itália, que abriu a segunda semana na ponta, perdeu para a Sérvia na última sexta-feira (5) e, por isso, tem seis pontos. O segundo jogo entre italianos e sérvios, na Itália, será realizado às 13h10 (de Brasília) deste domingo (7). A Sérvia, derrotada duas vezes para o Brasil na semana passada, tem quatro pontos, enquanto a Austrália, lanterna, segue sem pontuar. Vale lembrar que o Brasil já está garantido na fase final, porque sediará a etapa decisiva no Rio de Janeiro.

A seleção brasileira já viaja para a Sérvia logo mais, onde irá enfrentar os donos da casa no próximo fim de semana. O primeiro jogo está marcado para a sexta-feira (12), às 15h10 (de Brasília). O segundo duelo será realizado no domingo (14), no mesmo horário. Depois, na semana seguinte, os dois desafios serão na Austrália, com o líbero Serginho poupado. O líbero Mário Júnior, suspenso por quatro jogos, já estará disponível para a comissão técnica para os jogos contra a Sérvia na próxima semana.

Lucarelli foi o destaque do jogo.
(Foto: Divulgação/FIVB)

Quando a bola subiu...

O Brasil começou muito bem. Ligado, bem na defesa e contra-ataque, abriu 3 a 0. O bom início deu confiança ao time brasileiro, que ampliou a folga para 8 a 4 quando Lucão foi para o saque e conseguiu belo ace. Além do seu desempenho, a seleção brasileira ainda contava com os erros australianos. O Brasil jogava um pouco mais solto e, percebendo o bom desempenho do time da casa, o técnico Roberto Santilli pediu tempo. O bloqueio também entrou em ação com Isac, que fez o Brasil chegar a 11 a 5.

Após Santili parar o jogo pela segunda vez, o Brasil perdeu um pouco na recepção, viu o time da Oceania marcar três pontos seguidos e Rubinho pediu tempo. Com uma queda no desempenho do saque e passe brasileiro, a Austrália se manteve na partida e buscou o empate em um momento de desatenção brasileiro, em 16 a 16. No contra-ataque e tranquilidade com Lucarelli, o Brasil voltou a abrir dois pontos, mas a Austrália voltou a empatar em 21 a 21. Evandro e William entraram na reta final para a inversão do 5-1, mas o time visitante seguiu colado. Na reta final, os dois melhores do set, Lucarelli e Edgar (oito pontos para cada), apareciam como bolas de segurança. O Brasil teve todos os set points, mas errava muitos saques. Porém, foi neste fundamento que o time brasileiro fechou a parcial em 31 a 29, com Rapha.

Isac vem encantando a comissão técnica brasileira durante o período de treinamentos e jogos.
(Foto: Divulgação/FIVB)

Mantendo o embalo do bom desempenho no set anterior, a Austrália veio bem para a segunda parcial e já abriu 3 a 0. O Brasil se recuperou na largadinha de Lucarelli e no ace de Isac, mas o time visitante seguia exigindo muito da equipe brasileira, bem nos ataques e não deixando a seleção brasileira mandar no jogo. Enfim, após a primeira metade do set, o Brasil voltou a abrir vantagem em 16 a 12, contando com alguns erros australianos. Lucarelli e Edgar seguiam como os destaques de suas equipes. Na reta final, a Austrália, desatenta, cedeu alguns pontos e o Brasil abriu cinco em 20 a 15 e, com tranquilidade, fechou em 25 a 19, abrindo 2 a 0.

Para o terceiro set, o Brasil retornou com o líbero Tiago Brendle na vaga de Serginho, ainda dentro da filosofia adotada pela comissão técnica nesta Liga Mundial. Já a Austrália voltou com o levantador Sukochev na vaga do titular Bell. E o time australiano não voltou bem, com o Brasil aproveitando para abrir vantagem logo de cara, chegando a 6 a 1. O desempenho do bloqueio brasileiro também facilitava a construção do resultado, com Lucão ligado no terceiro set. O Brasil chegou a 8 a 2. A vitória já estava encaminhada desde o início. Mantendo o nível da atuação e sem vacilar, o Brasil abriu 16 a 10. Perdendo um pouco o pique na virada de bola, os brasileiros viram a Austrália encaixar conta-ataques e encostar em 17 a 14. Porém, Isac e Lucarelli descomplicaram no saque e no bloqueio e o Brasil fechou em 25 a 19. 

Ficha do jogo:

Brasil 3x0 Austrália
31/29, 25/19 e 25/19

BRASIL:
Começaram: Rapha (2 pontos), Wallace (11), Lucarelli (18), Lucas Loh (4), Isac (11) e Lucão (8). Líbero: Serginho.
Entraram: William (0), Evandro (1) e Tiago Brendle (L).
Técnico: Rubinho

AUSTRÁLIA:
Começaram: Bell (6), Edgar (13), Walker (6), Sanderson (12), Mote (5) e Guymer (3). Líbero: Perry.
Entraram: Williams (7), Sukochev (0) e Roberts (0),
Técnico: Roberto Santilli

4º jogo da Liga Mundial de Vôlei 2015
Local: Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)
Data: 07/06/2015 
Horário: 10h (de Brasília)

0 comentários :

Postar um comentário