sexta-feira, 29 de maio de 2015

Brasil supera falta de entrosamento e vence Sérvia por 3 a 2 na estreia da Liga Mundial

Sem Bernardinho e Murilo, equipe supera erros e conta com Lucão, Lucarelli e Vissotto inspirados no Mineirinho

Do Mineirinho, em Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

29/05/2015 - As previsões de equilíbrio para a estreia na Liga Mundial de Vôlei 2015 se confirmaram nesta sexta (29), em Belo Horizonte. Com um jogo intenso, a Sérvia explorou os jovens Starovic e Kovacevic para abrir 1 a 0 contra um Brasil ainda sem entrosamento e ritmo de jogo ideais. Mas a experiência falou mais alto: na volta do líbero Serginho à equipe após três anos, quem desequilibrou o jogo foi o trio Lucão, Lucarelli e Leandro Vissotto, que viraram a partida. No fim, suados 3 sets a 2 para os donos da casa no Mineirinho, em parciais de 24/26, 25/17, 25/22, 26/28 e 15/11. 

Pelo lado brasileiro, destaque para Vissotto, o maior pontuador da tarde, com 18 acertos. Lucarelli, com 16, e Lucão e Lipe, com 15, também tiveram fizeram bom jogo. A comissão técnica iniciou a trajetória com Rapha e Vissotto como levantador e oposto, os ponteiros Lipe e Lucarelli e os centrais Lucão e Isac, além do líbero Serginho. A formação inicial deve ser bastante modificada nas primeiras semanas, já que o Brasil está garantido na fase final e busca um aperfeiçoamento do elenco, dando chances para mais atletas.

Já pela Sérvia, os ponteiros Ivovic e Kovacevic marcaram cada um 17 pontos e foram os destaques do time comandado pelo ex-levantador Nikola Grbic.

Em jogo equilibrado, Brasil supera Sérvia por 3 a 2, no Mineirinho.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze)


Sem Bernardinho, suspenso por dez partidas por conta da confusão no confronto contra a Polônia no último Mundial, o auxiliar Rubinho comandou o Brasil. Murilo, punido com um jogo, também não foi à quadra, mas volta no domingo. Restou aos dois acompanharem o duelo das tribunas. O líbero Mário Júnior também foi suspenso e fica fora por quatro partidas.

As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (31), às 10h, no Mineirinho. Austrália (adversária do próximo fim de semana) e Itália também estão no Grupo A da Liga Mundial e encaram o Brasil em São Bernardo do Campo (SP) e Cuiabá, respectivamente. Os dois primeiros das chaves A e B avançam à fase final, que já tem o Brasil garantido por ser o país sede. O campeão da segunda divisão do torneio também se classifica. No outro jogo da chave do Brasil, a Itália venceu a Austrália por 3 a 1 e lidera o grupo após a primeira partida.

Quando a bola subiu...

A confronto começou equilibrado, com o Brasil bem no ataque. Os sérvios conseguiam variar as jogadas e contaram com a sorte logo no começo: Jovovic sacou, a bola tocou na fita da rede e caiu do outro lado da quadra para empatar o jogo em seis a seis. Com Lucão e Isac, as bolas pelo centro de rede funcionavam pelo lado brasileiro, mas o bloqueio tinha dificuldades para parar o ataque da Sérvia. Apesar dos três pontos, o fundamento foi bem explorado pelo adversário, que passou à frente no segundo tempo técnico: 16 a 14. A jovem promessa sérvia Uros Kovacevic explorava as pontas, e a equipe seguia na frente. Após dois erros do adversário, o Brasil conseguiu empatar em 22 a 22. A dupla do Sada Cruzeiro William e Wallace entrou no fim do set, mas não teve jeito: após ataque na paralela de Ivovic, a Sérvia fechou em 26 a 24. 

No segundo set, a sorte parecia ter virado para o lado brasileiro: foi a vez de Leandro Vissotto acertar um ace contando com a ajuda da rede. Com oito pontos no set, o oposto começou a aparecer e se juntou a Lucarelli no ataque. O saque forçado e as bolas pelas pontas finalmente começaram a entrar e o Brasil abriu 15 a 10. Com a melhora defensiva do adversário, o ritmo da Sérvia caiu e os erros começaram a aparecer. O levantador Rapha variava mais as jogadas, e os erros diminuíram. E foi com uma bola rápida pelo centro que o Brasil, com Lipe, fechou o set em 25 a 17 e  empatou a partida.

O equilíbrio do começo do jogo voltou no começo terceiro set, que chegou ao primeiro tempo técnico com uma vantagem de apenas um ponto para o Brasil. Destaque no segundo set com seis pontos, Starovic não tinha vida fácil com Lucão, que parou o sérvio em duas oportunidades logo no começo. O melhor aproveitamento nos ataques de Isac e Lucarelli fez o Brasil abrir 16 a 13. No fim, William e Wallace entraram novamente no lugar de Rapha e Vissotto, e a vantagem chegou a cair para um ponto. Mas os erros sérvios, até mesmo de Ivovic, deram mais tranquilidade ao Brasil, que fechou em 25 a 22.

O trio Lucão, Lucarelli e Vissotto seguiu bem, mas os sérvios chegaram ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 7. Com a melhora na recepção, as bolas de meio da Sérvia começaram a ser mais exploradas e a vantagem subiu para dois pontos. Só no finzinho do set que o Brasil acordou e conseguiu a recuperação: 23 a 23, com belas bolas de ponta. Mas não teve jeito. Atanasijevic foi para o saque e acertou uma bomba, direto no chão: 28 a 26 e tie-break forçado no Mineirinho.

O jogou ganhou ares de drama no quinto e último set. Os erros começaram a crescer para os dois lados: o Brasil abria um ponto, mas falhava nos saques. Até que um bloqueio de Lipe deu confiança à equipe. Lucarelli emendou uma sequência de saques e a vantagem aumentou para 7 a 4. Quando o jogo parecia tranquilo, a Sérvia conseguiu chegar, em novo erro de Lipe: 10 a 9 para o Brasil. No fim, a experiência falou mais alto. O Brasil voltou para o jogo e fechou em 15 a 11 com um belo ataque de Lucarelli.


Ficha de jogo:
Brasil 3 x 2 Sérvia
24/26, 25/17, 25/22, 26/28 e 15/11.

BRASIL:
Começaram: Rapha (1 ponto), Lipe (15), Lucarelli (16), Leandro Vissotto (18), , Lucão (15) e Isac (11)Líbero: Serginho.
Entraram: William, Wallace (2) e Lucas Lóh.
Técnico: Rubinho.

SÉRVIA:
Começaram: U. Kovacevic (17), Ivovic (17), Lisinac (10), Jovovic (1), Starovic (10) e Podrascanin (5). Líbero: Rosic.
Entraram: Konstantin Cupkovic, Aleska Brdjovic (1), Dragan Stankovic (2), e Aleksandar Atanasijevic (5).
Técnico: Nikola Grbic.


1ª rodada do Grupo A da Liga Mundial de Vôlei 2015
Local: Mineirinho, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29/05/2105
Horário: 14h (de Brasília)
Maior pontuador do jogo: Leandro Vissotto, Brasil - 18 pontos

0 comentários :

Postar um comentário