segunda-feira, 25 de maio de 2015

Com triple-double e recordes de LeBron, Cavs vencem na prorrogação e se aproximam da final da NBA

Após começar o jogo com 0-10 nos arremessos, James "pega no tranco" e decide vitória de Cleveland, que está perto da final como 3 a 0 contra o Atlanta Hawks


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

25/05/2015 - Quem viu apenas os primeiros 12 minutos do confronto entre Cleveland Cavaliers e Atlanta Hawks na noite deste domingo (24) não reconheceu LeBron James. O ala dos Cavs começou o jogo 3 da final da Conferência Leste da NBA errando seus dez primeiros arremessos, nove no primeiro quarto, e parecia em noite nada inspirada. Porém, a história mudou drasticamente a partir do segundo período. LeBron não apenas terminou como o cestinha do jogo e, além disso, saiu de quadra com um fantástico triple-double, três recordes quebrados e a vitória do Cleveland por 114 a 111, abrindo 3 a 0 na melhor de sete contra Atlanta e ficando a um passo da final da liga, assim como o Golden State Warriors no Oeste. Foram de James os cinco pontos decisivos do jogo que terminou apenas na prorrogação.

LeBron foi o destaque do dia.
(Foto: Gregory Shamus/NBAE/Getty Images)

LeBron James saiu de quadra com 37 pontos, 18 rebotes, 13 assistências e três recordes. Ultrapassando Karl Malone, LeBron é agora o sexto maior pontuador na história dos playoffs; além disso, James ultrapassou Jason Kidd, hoje técnico do Milwaukee Bucks, com o maior número de triple-doubles em playoffs: agora são 12 contra 11 do ex-armador; e mais: atingiu 75 jogos com pelo menos 30 pontos nos playoffs, igualando Kareem Abdul-Jabbar.

Além de James, destaque para os 17 pontos e 10 rebotes de J.R.Smith e os 17 pontos de Dellavedova. Pelos Hawks, o cestinha foi Jeff Teague, com 30 pontos, além de sete assistências e seis rebotes. Já o ala Paul Millsap saiu com 22 pontos e nove rebotes.

Cleveland não pôde contar novamente com Kyrie Irving, ainda com lesão no joelho esquerdo e pé direito, e teve Matthew Dellavedova como titular mais uma vez. Já Atlanta não teve o chutador Kyle Korver, que torceu o tornozelo no jogo 2. E, ao fim do segundo quarto, Al Horford foi expulso infantilmente ao tentar acertar Dellavedova com o cotovelo.

O jogo 4, marcado para a próxima terça-feira (26), às 21h30, será novamente realizado na Quicken Loans Arena, em Cleveland. Se der Cavaliers, vaga na decisão garantida após oito anos (a última foi em 2007, vencida pelo San Antonio Spurs por 4 a 0.

Quando a bola subiu...

Marcando forte, saindo bem na transição e contando com um adversário desafinado nos chutes (Cleveland acertou apenas um dos primeiros dez arremessos), Atlanta abriu o jogo construindo vantagem de oito pontos em 12 a 4. Al Horford acertou seus quatro primeiros arremessos e era o destaque dos Hawks no ataque. Apostando nos chutes de J.R. Smith e Iman Shumpert, Cleveland encostou em 21 a 18. Enquanto isso, LeBron James errou seus primeiros nove chutes de quadra, saindo zerado no período, vencido por Atlanta por 24 a 21.

Após um minuto e meio sem pontos e o décimo arremesso equivocado de James, Cleveland buscou o empate em chute de três de Dellavedova (até então, 10 pontos). Enquanto Atlanta construiu nova vantagem em 31 a 24, LeBron seguia sem acertar chutes de quadra, mas saiu do zero em dois lances livres. O primeiro arremesso certeiro (em 11) veio na sequência, quando restavam sete minutos para o intervalo. James entrou no jogo e Cleveland chegou a buscar a virada em 42 a 40, deixando o jogo lá e cá. Atlanta voltou a apostar nos arremessos longos e, com Jeff Teague, abriu 48 a 44, mas Dellavedova devolveu na mesma moeda logo depois. Falando no armador dos Cavs, Dellavedova foi agredido por Al Horford em um lance isolado com uma cotovelada, e o pivô de Atlanta foi expulso do jogo. Ao intervalo, 49 a 48 para Atlanta (27 a 25 para Cleveland na parcial).

Já sem Kyle Korver desde o início e, a partir do fim do segundo período, sem Al Horford, Atlanta se perdeu no jogo contra Cleveland e caiu demais de produção após o intervalo. Se aproveitando do momento ruim do adversário, os Cavs abriram sete pontos de folga em 65 a 58. Após tempo solicitado na metade do período, os Hawks, nos contragolpes, buscaram o empate em 67 pontos, mas, no sufoco, Dellavedova achou um chute de três para recolocar os Cavaliers em vantagem em 70 a 67. A folga foi de cinco ao fim do terceiro quarto: 81 a 76 (33 a 27 na parcial), com 15 pontos do decisivo James, que já somava triple-double naquele momento.

O time visitante até conseguia ter alguns momentos de recuperação, mas não era constante. Ainda assim, Atlanta não largou o osso. Aos pouquinhos, foi calando o ginásio do Cleveland e virou o jogo para 100 a 97 com chute longo de Kent Bazemore. J.R. Smith devolveria do mesmo jeito logo depois e empatou a partida. Com Jeff Teague bem nos arremessos, os Hawks abriram quatro pontos em 104 a 100. No contragolpe, a folga caiu para um (104 a 103) em contragolpe concluído por Tristan Thompson. No último minuto, Atlanta teve duas bolas desperdiçadas no ataque, perdeu, e os Cavaliers empataram em 104 a 104, com 18 segundos restando. Iman Shumpert errou um dos lances livres que teve e o jogo foi para a prorrogação.

PRORROGAÇÃO - Após Atlanta abrir em vantagem com Teague, Cleveland virou com Thompson e J.R. Smith, no segundo minuto do tempo extra. Os Cavs seguraram a vantagem até Teague acertar de três (111 a 109). E no contragolpe seguinte LeBron foi quem resolveu aparecer com um chute de três, o primeiro dele no jogo. Com 12 segundos, James levou a bola para a infiltração e fez seu time abrir três (114 a 111). Mack errou os dois últimos arremessos de três e Cleveland venceu.

***

PLAYOFFS - FINAIS DE CONFERÊNCIA:

CONFERÊNCIA LESTE:
Atlanta Hawks 0x3 Cleveland Cavaliers
Jogo 1 - Quarta (20/5), às 21h30: Cleveland Cavaliers 97 @ 89 Atlanta Hawks
Jogo 2 - Sexta (22/5), às 21h30: Cleveland Cavaliers 94 @ 82 Atlanta Hawks
Jogo 3 - Domingo (24/5), às 21h30: Atlanta Hawks 111 @ 114 Cleveland Cavaliers
Jogo 4 - Terça (26/5), às 21h30: Atlanta Hawks @ Cleveland Cavaliers
Jogo 5 - Quinta (28/5), às 21h30: Cleveland Cavaliers @ Atlanta Hawks
Jogo 6 - Sábado (30/5), às 21h30: Atlanta Hawks @ Cleveland Cavaliers
Jogo 7 - Segunda (1/5), às 21h30: Cleveland Cavaliers @ Atlanta Hawks

Na página da NBA, detalhes da competição

0 comentários :

Postar um comentário