Segundo jogo das semis será realizado às 18h30 (de Brasília) desta segunda-feira (30). Minas precisa vencer para forçar o jogo 3, em Contagem
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
30/03/2015 - A segunda-feira (30) pode ser decisiva na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O Minas recebe o Sada Cruzeiro, a partir das 18h30 (de Brasília), com a corda no pescoço. Isso porque precisa vencer diante de sua torcida para igualar a melhor de três da semifinal da Superliga Masculina de Vôlei e forçar a realização de um jogo 3. No primeiro duelo, disputado no Poliesportivo do Riacho, em Contagem (MG), o Cruzeiro saiu vencedor por 3 sets a 1 e, por isso, está uma vitória de chegar à sua quinta final consecutiva de Superliga, em busca do terceiro título.
Se o Minas vencer, teremos jogo 3 no próximo sábado (4), às 21h30, novamente em Contagem, porque o Cruzeiro fez melhor campanha. Todos os três duelos têm cobertura do Boleiros da Arquibancada.
Irregular no primeiro jogo, Escobar é a esperança do ataque minas-tenista.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze)
De um lado, a "surpresa"...
Apesar de ser a equipe mais tradicional do país e o time com mais títulos nacionais (sete, somando os três Campeonatos Brasileiros da década de 1980 e as quatro Superligas), o Minas não poderia ser considerado um dos favoritos ao títulos da competição desde o início. O técnico Nery Tambeiro chegou para chefiar um projeto cheio de jovens jogadores, muitas apostas e atletas sem grande destaque até então na carreira. Porém, o comandante conseguiu formar um grupo forte, capaz de lutar contra qualquer adversário e impor sua força. As duas vitórias tranquilas sobre o Brasil Kirin nas quartas de final foram provas dessa força.
"O Cruzeiro é uma equipe fortíssima, montada para ganhar a Superliga e o Mundial. Nosso time é mais novo e (no jogo 1) faltou tomar decisões melhores, apertar um pouco mais. Algumas peças nossas não funcionaram tão bem, mas é uma pressão jogar playoff e contra o melhor time", afirmou o técnico Nery Tambeiro após a derrota no jogo 1. "O plantel do Cruzeiro tende a superar os adversários neste momento, já que é um time mais experiente. Nossa equipe ainda precisa de rodagem, mas fomos valentes. Erramos nos fins dos sets, mas vamos tentar corrigir", completou.
O poder de luta do Minas foi comprovado pelos muitos jogos definidos em cinco sets na temporada. Foram sete vencidos e outros dois perdidos por 3 sets a 2 (nenhuma outra equipe disputou tantos jogos de cinco sets na temporada). O destaque ofensivo ficou também com uma surpresa: o cubano Yadrian Escobar, jogador vindo do vôlei de praia e que faz sua primeira temporada por um clube de quadra. Escobar é o maior pontuador da Superliga, com 426 pontos até agora.
Filipe foi o destaque do jogo 1.
(Foto: Thomás Santos/Estúdio Treze)
Desde o primeiro jogo da Superliga, havia um claro favorito ao título: o Sada Cruzeiro. A manutenção do elenco vencedor na temporada anterior e a sequência do ótimo trabalho do argentino Marcelo Méndez são o segredo do sucesso. O Cruzeiro alcançou quatro finais consecutivas e está prestes a chegar em sua quinta.
"Eles jogam sem responsabilidade, apesar de serem bastante jovens. Passa pra nós esse lado de ser uma equipe mais experiente, mais rodada, com a possibilidade de chegar na decisão pelo quinto ano seguido. É pra entrar pra história e queremos fazer história, mas é um passo de cada vez", comenta Filipe, ponteiro e melhor jogador do Cruzeiro no primeiro jogo.
Minas e Sada Cruzeiro já se enfrentaram cinco vezes nesta temporada, três pelo Campeonato Mineiro, onde o Cruzeiro foi campeão e ganhou os três jogos, e duas vezes pela Superliga. Na competição nacional, antes da semi vencida pelo Sada, uma vitória para cada lado, ambas dos times visitantes. Ao seu lado, o time celeste ainda tem uma estatística curiosa: disputou três de suas sete semifinais contra o Minas e nos anos em que chegou à decisão vencendo o clássico, foi campeão (2011/2012 e 2013/2014).
Supremacia mineira
Este é o 11º ano consecutivo que uma equipe mineira alcança uma decisão de Superliga Masculina. A sequência começou na temporada 2004/2005, quando o Minas iniciou uma série de cinco finais seguidas (um título após ter sido tricampeão em 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002). Depois, em 2009/2010, Montes Claros foi vice-campeão ao perder para a tetracampeã Cimed/Florianópolis. Dali em diante, só deu Cruzeiro, finalista em 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014).
Ingressos
O Sada Cruzeiro recebeu 900 dos 3600 ingressos disponíveis para o jogo. Cerca de 200 ainda podem ser encontrados nas bilheterias da Sede do Cruzeiro (Rua Timbiras, 2903, Barro Preto, Belo Horizonte), a partir das 9h até as 17h ou enquanto restarem ingressos. O preço é de 20 reais, sem meia-entrada. O Minas iniciou a venda para seus sócios na última quinta-feira (26) e abre a venda para o torcedor comum às 16h30, duas horas antes do jogo. Bilhetes também a 20 reais, com meia-entrada.
Times-base:
Sada Cruzeiro: William, Wallace, Leal, Filipe, Éder, Isac e o líbero Serginho.
Minas: Everaldo, Escobar, Samuel, Canuto, Flávio, Otávio e o líbero Lucianinho.
Outra semi
O primeiro dos três jogos entre Taubaté/Funvic e Sesi-SP, disputado no interior paulista, terminou com vitória do time da capital. O Sesi-SP venceu por 3 sets a 1 no último dia 21 e está a uma vitória da semi. O segundo jogo será realizado nesta terça-feira (31), às 20h30, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP).
***
SEMIFINAIS - SUPERLIGA MASCULINA DE VÔLEI 2014/2015:
(1º) Sada Cruzeiro 1x0 Minas TC (4º)
(2º) Taubaté/Funvic 0x1 Sesi-SP (3º)
***
1ª rodada - todos os jogos com transmissão do SporTV:
Sexta (20/3), às 19h:
Sábado (21/3), às 21h30:
***
2ª rodada - todos os jogos com transmissão do SporTV:
Segunda (30/3), às 18h30:
Minas x Sada Cruzeiro, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Terça (31/3), às 20h30:
Sesi-SP x Taubaté/Funvic, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
***
3ª rodada - todos os jogos com transmissão do SporTV:
Sábado (4/4), às 21h30:
Sada Cruzeiro x Minas, no Riacho, em Contagem (MG)
Domingo (5/3), às 13h:
Taubaté/Funvic x Sesi-SP, no Abaeté, em Taubaté (SP)
0 comentários :
Postar um comentário