sábado, 14 de fevereiro de 2015

Feijão luta, mas para no surpreendente Vanni na semi do Brasil Open

João Souza perde chance de disputar primeira final de ATP da carreira após ótima semana. Sem nenhuma vitória em ATPs antes do Brasil Open, Luca Vanni chega à decisão


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

14/02/2015 - O tenista italiano Luca Vanni veio ao Brasil Open 2015 sem grandes expectativas. Apenas o 149º do ranking mundial, o jogador de 29 anos sequer havia vencido uma partida em uma chave principal do circuito ATP. Porém, neste ATP 250 de São Paulo, Vanni vem provando que quer deslanchar na carreira. O último feito do italiano, que só entrou na chave principal devido à desistência do espanhol Feliciano López (cabeça 1), foi bater o brasileiro João Souza na tarde deste sábado (14). A vitória de Vanni foi por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (6) e 6/4, em três horas de jogo no ginásio do Ibirapuera.

Vanni jogará a final neste domingo (15), às 16h (de Brasília), contra o uruguaio Pablo Cuevas (32º), que passou pelo colombiano Santiago Giraldo (33º) em sets diretos: 6/4 e 6/3. Ao brasileiro "Feijão", que cometeu alguns erros importantes e perde a oportunidade de disputar a primeira final de ATP, fica o mérito por uma semana acima das expectativas e o ganho de pelo menos 20 posições no ranking que sai na próxima segunda-feira (ele é o atual 110º do mundo, 2 do Brasil).

Em semana surpreendente, Vanni está na final.
(Foto: Leandro Martins/Brasil Open 2015/Divulgação)

O jogo

Após ser quebrado e perder o primeiro set por 6/4 com domínio do italiano em seus serviços, Feijão teve que lutar muito no segundo set. O decimo game foi emocionante, tanto com match points para Vanni (que vencia por 5/4 após quebra no quinto game e sacava para o jogo), quanto com break points para Souza. Após longa disputa, o brasileiro confirmou a quebra e o set foi para o tie-break, onde Feijão dominou desde o início para fechar em 7/6 (7-5) e empatar o jogo.

Aparentemente cansado, o italiano Luca Vanni se esforçou muito na terceira parcial para manter seu nível de tênis contra Feijão e a insistente torcida brasileira. Souza até começou melhor, conseguiu uma quebra no sétimo game, mas não conseguiu mantê-la e viu o italiano se animar do outro lado. Após o terceiro match point, um erro no backhand de Feijão deu a vitória a Vanni, que fechou em 6/4 e decidirá o Brasil Open.

Knowle e Melo também foram eliminados nas duplas.
(Foto: Daniel Vorley/Brasil Open 2015/Divulgação)

Melo eliminado nas duplas

O Brasil também ficou fora da decisão de duplas do Brasil Open. Ao lado do austríaco Julian Knowle, Marcelo Melo perdeu para os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 10-6, também neste sábado. Às 14h (de Brasília) deste domingo (15), Cabal e Farah jogarão contra o italiano Paolo Lorenzi e o argentino Diego Schwartzman, que derrotaram os tchecos Frantisek Cermak e Jiri Vesely por 6/4, 3/6 e 12-10.

0 comentários :

Postar um comentário