terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália #2

Segundo dia do Aberto da Austrália tem eliminação de brasileiros e classificação de favoritos


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

20/01/2015 - Chegamos ao término do segundo dia de disputas do Australian Open 2015, o primeiro Grand Slam de tênis do ano. Destaque do dia para as classificações de Serena Williams, Petra Kvitova, Agnieszka Radwanska, Caroline Wozniacki e Victoria Azarenka do lado feminino, e Novak Djokovic, Stanislas Wawrinka, Kei Nishikori e Milos Raonic do lado masculino. A terça-feira (20) também foi dia de estreias e eliminações brasileiras na chave de simples masculino: Bellucci e Feijão já deram adeus.

Número 1 do mundo, Serena Williams segue firme na competição.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Sem grandes surpresas dessa vez

Ao contrário do primeiro dia, onde oito cabeças de chave foram eliminadas no torneio feminino (incluindo a número 5, Ana Ivanovic), o segundo dia do Aberto da Austrália não teve grandes surpresas. Ainda assim, três tenistas colocadas entre os 15 melhores lugares foram eliminadas na estreia. A número 12, a italiana Flávia Penneta, a número 13, a alemã Andrea Petkovic, e a número 15, a sérvia Jelena Jankovic, estão fora.

Já Serena Williams, a número 1 do mundo, passou fácil pela belga Alison Van Uytvanck (106ª), em uma hora de confronto. A vitória por 2 sets a 0 teve parciais de 6/0 e 6/4. Serena jogará agora contra a russa Vera Zvonareva. A número 4, Petra Kvitova, massacrou a holandesa Richel Hogenkamp (31 a 4 em winners) e fez 6/1 e 6/4 na 138ª do mundo. O próximo passo da tcheca será contra a alemã Mona Barthel. Já a polonesa Agnieszka Radwanska, a número 6, fez 6/3 e 6/0 contra a japonesa Kurumi Nara (39ª). Radwanska enfrentará Johanna Larsson na segunda rodada.

Talvez o duelo mais interessante da segunda rodada fique por conta do encontro entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki (atual número 8) e a bielorrussa Victoria Azarenka (44ª), duas tenistas que estiveram no topo do ranking há não muito tempo. Wozniacki tirou a americana Taylor Townsend (99ª) vencendo por 7/6 (1) e 6/2. Já Azarenka derrotou a também americana Sloane Stephens (32ª) por 6/3 e 6/2, em jogo que você conferiu aqui.

Favoritos seguem na chave masculina

O atual campeão e o número 1 do mundo venceram com tranquilidade seus desafios pela primeira rodada na Austrália. Defendendo o título, o suíço Stanislas Wawrinka (3 do mundo) não teve problemas no jogo contra o turco Marsel Ilhan, número 100 do ranking mundial. A vitória por 3 sets a 0 teve parciais de 6/1, 6/4 e 6/2. Stan irá enfrentar Marius Copil. Já Novak Djokovic, o líder do ranking, passou tranquilo pelo esloveno Aljaz Bedene. Vitória em três sets de Novak Djokovic contra o número 116 do mundo: 6/3, 6/2 e 6/4. O próximo desafio é contra o russo Andrey Kuznetsov. Clique para ver detalhes das duas partidas.

O japonês Kei Nishikori, cabeça de chave 5, também largou bem no Aberto da Austrália 2015. Jogando contra o ex-top 10 Nicolas Almagro, espanhol e atual número 62 do mundo, o oriental venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (1) e 6/2, e enfrentará Ivan Dodig, que eliminou o brasileiro João Souza. O canadense Milos Raonic, o cabeça de chave 8, também passou pelo ucraniano Illya Marchenko: 7/6 (3), 7/6 (3) e 6/3. Raonic jogará contra o americano Donald Young.


O Brasil no Australian Open

Números 1 e 2 do Brasil, Thomaz Bellucci (65º do mundo) e João Souza (115º geral) tiveram desafios complicados na primeira rodada e já foram eliminados. Entrando como azarão no confronto contra o espanhol David Ferrer, cabeça de chave 9, Bellucci até começou bem, venceu o primeiro set, mas sofreu um de seus tradicionais apagões e levou a virada. Vitória de Ferrer por 3 sets a 1, com parciais de 6/7 (2), 6/2, 6/0 e 6/3, e classificação para enfrentar o ucraniano Sergiy Stakhovsky.

Já João Souza, o Feijão, sofreu com os erros não forçados. Foram 70 durante o jogo contra o croata Ivan Dodig, que venceu por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/5 e 6/4. Feijão chegou a estar a um game de fechar o segundo set, mas vacilou e permitiu a virada. Dodig é parceiro de Marcelo Melo nas duplas.

Falando em duplas, Melo e Dodig estreiam logo mais pela chave masculina. O jogo será o segundo da quadra 11 (com início às 22h de Brasília) e contra o alemão Andre Begemann e o holandês Robin Haase. O Brasil também é representado nas duplas por Bruno Soares e André Sá, que ainda não tiveram data e horário da estreia divulgados.

Dia 3

O terceiro dia é de abertura da segunda rodada do torneio de simples. A faixa diurna (a partir das 22h de Brasília) terá o duelo russo entre Maria Sharapova (2) e Alexandra Panova, e Roger Federer (2) contra Simone Bolelli na Rod Laver Arena. Já Andy Murray (6) joga contra Marinko Matosevic na Margaret Court. A faixa noturna (6h de Brasília) terá Rafael Nadal (3) contra Tim Smyczek e Simona Halep (3) contra Jarmila Gajdosova. Na Margaret Court, Eugenie Bouchard (7) enfrenta Kiki Bertens.

Marcelo Melo será o único brasileiro a entrar em quadra, como dissemos anteriormente.

Veja a agenda completa do dia 3.

Clique para conferir todos os resultados do dia 2.

Diariamente, além da cobertura dos jogos principais, confira a coluna "Mundo do Tênis - Nas quadras da Austrália", trazendo os detalhes do primeiro Grand Slam do ano. 

0 comentários :

Postar um comentário