quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Minas vira contra Canoas e avança à semi da Copa Brasil de Vôlei Masculino

Após perder o primeiro set, minas-tenistas contam com cubano para virar e seguir no torneio. Taubaté também vence e se classifica


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

15/01/2015 - O Minas Tênis Clube está nas semifinais da Copa Brasil de Vôlei Masculino. Na noite desta quarta-feira (14), a equipe de Belo Horizonte recebeu e bateu o Vôlei Canoas por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 20/25, 25/15, 25/19 e 30/28. O destaque do confronto da segunda rodada da competição ficou para o oposto cubano Yadrian Escobar, responsável por 24 pontos e muito acionado pelo levantador Everaldo. Canoas, que pecou por sacar muito mal após o primeiro set, teve o central Tiago Barth com 17 pontos.

O resultado coloca o Minas como adversário do Brasil Kirin, que sedia as semis e a final em Campinas. O jogo está marcado para o dia 22, quinta da próxima semana, às 19h30. O outro confronto será entre o Taubaté/Funvic e Sada Cruzeiro ou UFJF, que se enfrentam às 20h desta quinta-feira (15) no Riacho, em Contagem. Taubaté derrotou, também nessa quarta (14), o Ziober Maringá por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 32/30 e 25/20.

O cubano Escobar foi o destaque do Minas no ataque.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)

O técnico Nery Tambeiro gostou da atuação do Minas, de uma forma geral. "Canoas vinha de três boas vitórias. Ganhou do Sesi, Maringá e São José. Sabíamos que complicaria muito nossa vida. Viemos da Superliga de um resultado positivo contra o São Bernardo pra ganhar mais ritmo. Hoje, tivemos altos e baixos, mas era um jogo com muita emoção, por ser decisivo. Desde as finais do mineiro não jogávamos uma partida assim. A equipe teve oscilações, mas dentro de um contexto geral, se portou bem", afirmou o treinador. 

O experiente central Gustavo Endres, de 39 anos, não gostou nada do trabalho de saque do Canoas. "Apertado foi só o quarto set. O resto do jogo teve muitos erros. No segundo e terceiro sets, acho que erramos uns 25 saques, o que inviabiliza qualquer jogo. A equipe do Minas fechou com méritos, um time jovem que está mostrando seu valor. Temos que recuperar nossa confiança no saque. Agora é analisar esse jogo porque sábado o jogo é contra eles novamente", completou o meio de rede.

No próximo sábado (17), às 18h (de Brasília), os dois times voltam a se encontrar, agora pela Superliga Masculina de Vôlei. O Minas é o atual quarto colocado, com 28 pontos (11-4), enquanto Canoas está em sétimo, com 19 (6-8).

Quando a bola subiu...

Acumulando erros de saque no início do jogo, o Minas viu Canoas abrir três pontos de vantagem logo de cara. Apostando na saída de rede com o oposto cubano Angel Denis, o time visitante chegou a 8 a 5. O Minas tinha no também oposto Escobar a sua bola de segurança, mas não conseguia encostar. Como o saque adversário não entrava, Evandro seguia jogando com o passe na mão. O primeiro set foi fechado em 25 a 20, com sete pontos de Denis.

Na segunda parcial, quem começou errando saques foi o Canoas. Foram cinco até o Minas abrir 8 a 7, ainda assim com dificuldade. Porém, após o primeiro tempo técnico, o set foi bem encaminhado a favor do Minas. Com Escobar virando todas, Canoas se desconcentrou. O trabalho de passe era ruim, o que dificultava as ações do levantador Evandro. Os erros se acumularam e o Minas fechou, com tranquilidade em 25 a 15, empatando o jogo em 1 a 1.

O terceiro set foi mais equilibrado. Canoas foi quem abriu 8 a 7 dessa vez. Com bom desempenho do bloqueio, o Minas cresceu na metade da parcial e, após fazer 16 a 14, fez dois pontos seguidos contando com outro bloqueio e um ace de Otávio. A vitória e a virada veio em 25 a 19.

Novamente contando com o bom jogo de Escobar, o Minas construiu a vantagem no quarto set com a força do ataque. No primeiro tempo técnico, 8 a 5. Depois, a desatenção custou o empate em 8 a 8. Com a atenção retomada, o Minas tomou o controle do jogo e abriu vantagem que chegou a três pontos. Canoas começou a encostar, mas inicialmente, Canuto e Escobar seguravam a onda no ataque. No fim do set, os times trocaram pontos até o empate em 22 a 22 no bloqueio de Gustavo. Em set apertado até o fim, o Minas fez 30 a 28 e fechou em 3 a 1.

Ficha do jogo:

Minas Tênis Clube 3x1 Vôlei Canoas
20/25, 25/15, 25/19 e 30/28

MINAS:
Começaram: Everaldo, Escobar, Bruno Canuto, Thiago, Otávio e Pétrus. Líbero: Lucianinho.
Entraram: Samuel, Felipe, Flávio, Franco e Willian.
Técnico: Nery Tambeiro

CANOAS:
Começaram: Evandro, Dennis, Alê, Quiroga, Gustavo e Tiago Barth. Líbero: Jeffe.
Entraram: Clinty, Paulo Renan e Jardel.
Técnico: Marcos Miranda

2ª fase da Copa Brasil de Voleibol Masculino
Local: Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG)
Data: 15/01/2015
Horário: 19h30 (de Brasília)

Arbitragem: Anderson Luis Caçador (MG) e Luís Henrique Coutinho (MG)

0 comentários :

Postar um comentário