sábado, 31 de janeiro de 2015

Em jogo espetacular, Serena Williams bate Maria Sharapova e é campeã do Australian Open

Número 1 do mundo chega à sexta conquista na Austrália e amplia a freguesia contra a número 2


De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

31/01/2015 - Serena Williams e Maria Sharapova fizeram um jogo espetacular na final do Australian Open 2015, primeiro Grand Slam de tênis do ano. As números 1 e 2 do mundo decidiram a competição neste sábado (31) em Melbourne e apresentaram atuação em altíssimo nível, sobretudo no segundo set. Williams, jogando muito mesmo ainda afetada pela insistente tosse que a prejudicou durante o torneio, encontrou uma Sharapova que dificultava demais a partida, mas saiu vencedora. Ampliando a freguesia contra a russa, Serena venceu o jogaço por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (5).

Com muita gritaria e bom tênis, Williams levanta 19º troféu de Grand Slam.
(Foto: Ben Solomon/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Ao fim do jogo, Williams parecia nem acreditar que voltou a levantar o troféu do Aberto da Austrália após cinco anos. Foi a sexta conquista da americana em Melbourne, onde ela também já havia vencido em 2003, 2005, 2007, 2009 e 2010. Este é o 19º título de Grand Slam de Serena, superada apenas por Steffi Graf na Era Aberta, com 22 títulos, e por Margaret Court, que tem 24 no geral. Williams não perde para Sharapova há quase 11 anos e tem 17-2 nos confrontos diretos. 

Há 101 semanas no topo do ranking (226 no total), Serena Williams seguiria no topo do mundo mesmo se perdesse neste sábado. Sharapova precisava do título e que a americana perdesse antes da decisão. Não deu. Em uma noite iluminada, Williams massacrou a adversária em aces (18-5) e winners (38-21). Apesar da derrota, Sharapova também jogou em alto nível, mas era difícil parar Serena em um dia como esse.

O jogo

Sharapova começou o jogo sacando e encontrou dificuldades para encaixar o primeiro serviço. Foram apenas quatro de 10 possíveis. Além disso, do outro lado da quadra tinha uma Serena Williams soltando o braço nas devoluções e complicando a vida da russa, quebrada logo no primeiro game ao cometer uma dupla falta. Agressiva nos saques e ataques, a americana confirmou o 2/0. Sacando melhor e dominando o terceiro game, Sharapova entrou no jogo, disputado em altíssimo nível, mas ainda um game atrás. Maria também jogava muito bem, parando de depender dos segundos serviços e confiante nas devoluções.

O jogo foi interrompido no sexto game (3/2 para Serena) para que o teto da quadra fosse fechado devido à chuva que começava a cair um pouco mais forte. Sofrendo com a tosse e problemas respiratórios durante o Australian Open, Williams seguia incomodada, mas nem por isso jogando menos. Já Sharapova sentiu a pausa da partida e voltou mal, sem pontuar. Levou um 0-40 no sétimo game e viu Williams quebrar novamente e sacar para o set. Porém, a russa conseguiu prolongar um pouco mais o jogo e aproveitou um de seus três break points para voltar ao jogo em 5/3. Ainda assim, Williams dominou o game e conseguiu a quebra pra fechar o primeiro set em 6/3.

Sharapova lutou muito no segundo set.
(Foto: Jason Lockett/Tennis Australia/Divulgação Australian Open)

Serena voltou pro segundo set se impondo. Foram três aces e uma confirmação do primeiro game de serviço. Voando, Williams venceu 10 pontos seguidos, dificultando demais a vida da russa. Sharapova teve que sacar muito para sair de um 15-40 e empatar o set em 1/1. As duas tenistas precisavam muito dos serviços. No quinto game, saque de Williams, Sharapova abriu 0-30 e tomou a virada com aces de Serena. Depois, a americana chegou a ter break point, muito bem na devolução, mas a russa não largou o osso e deixou o grande jogo em 3/3. Novamente pressionada em 0-30, Serena se salvou e fez 4/3.

Após mais confirmações de serviço, Serena Williams chegou ao 5/4 com um break/match point, mas Sharapova lutou para se manter no jogo em 5/5. Pressionando a adversária com vários dos seus "come ons", Williams confirmou o saque, assim como Sharapova, forçando o tie-break. A russa começou com uma bela devolução, mas perdeu os dois serviços na sequência e Williams conseguiu um ace para abrir 4-1. A número 1 chegou em 5-4 e uma belíssima devolução lhe deu o segundo e o terceiro match point. Ela fechou com um ace, Na verdade, dois, mas o primeiro tocou na fita na área de saque. 7/6 (7-5) e 2 sets a 0 no jogo.

A caminhada de Serena Williams até o título

1ª rodada
2-0 sobre Alison Van Uytvanck - 6/0 e 6/4

2ª rodada
2-0 sobre Vera Zvonareva - 7/5 e 6/0 

3ª rodada 
2-1 sobre Elina Svitolina - 4/6, 6/2 e 6/0

Oitavas de final
2-1 sobre Garbine Muguruza - 2/6, 6/3 e 6/2 

Quartas de final
2-0 sobre Dominika Cibulkova - 6/2 e 6/2 

Semifinal
2-0 sobre Madison Keys - 7/6 (5) e 6/2 

Final
2-0 sobre Maria Sharapova - 6/3 e 7/6 (5)

0 comentários :

Postar um comentário