Com lance decisivo do cestinha Alex, equipe mineira ganha moral com vitória sobre o atual campeão do Novo Basquete Brasil
Da Arena Minas TC, em Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
18/11/2014 - Minas e Flamengo travaram bom duelo na noite desta terça-feira (18), na Arena Minas Tênis Clube, em jogo válido pela quinta rodada da sétima edição do Novo Basquete Brasil. Estreando em casa, a equipe minas-tenista saiu vencedora, resultado que dá muita moral na sequência do torneio. A vitória foi por 78 a 76, com lance decisivo do cestinha do jogo, o ala Alex. Quando restavam 30 segundos, ele chamou a responsabilidade, foi para a infiltração e sofreu a falta, convertendo também o lance livre que praticamente sacramentou o triunfo sobre o atual campeão do NBB e Mundial. O Flamengo é agora o quarto colocado, com uma derrota e três vitórias. O Minas sobe para o sétimo lugar, com duas vitórias em quatro jogos.
Com 22 pontos, o ala Alex foi o destaque minas-tenista, seguido pelo pivô Ansaloni, responsável por 17 pontos e 13 rebotes. Do lado do Flamengo, o pivô argentino Herrmann anotou 18 pontos e oito rebotes. Já o ala Marquinhos fez 14 pontos e pegou seis rebotes.
Alex foi o cestinha do jogo.
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)
Minas e Flamengo voltam a jogar na quinta-feira (20), a partir das 20h (de Brasília). O Flamengo segue em Minas Gerais e visita Uberlândia para o confronto contra o Unitri/Pilhas Energizer, no ginásio Homero Santos. Já o Minas recebe outro carioca, o Macaé, novamente em sua Arena.
Quando a bola subiu...
Os primeiros ataques do Minas já demonstraram o que a equipe teria que melhorar logo de cara: a definição ofensiva. o time da casa cometia alguns erros ofensivos e, mesmo pegando muitos rebotes ofensivos, não os aproveitava. Com Marcelinho certeiro nos chutes, o Flamengo chegou a abrir 8 a 4, e a defesa minas-tenista entrou em jogo. Iniciando seu jogo por uma defesa forte e saindo bem em transição, a virada veio de forma natural em 10 a 8, com quatro minutos restando. Com a boa entrada do ala Danilo, a folga foi a 17 a 10, mas após alguns erros, chegou a 17 a 14 no fim do primeiro período.
O inicio do segundo quarto foi ruim para o Minas. Foram mais de dois minutos sem pontuar. O Flamengo aproveitou para encostar e virou em uma bola de Marcelinho (20 a 19). Como a entrada do jovem pivô Moisés não surtiu efeito algum na defensiva mineira, o técnico Demétrius retornou com Shilton à quadra e as coisas melhoraram. O Minas acordou e abriu 28 a 23, com boa participação do pivô Ansaloni. Ao intervalo, a vantagem caiu para dois: 35 a 33 (19 a 18 para o Flamengo no período).
Desatenção e erros minas-tenistas proporcionaram a virada do Flamengo nos primeiros minutos do terceiro período (39 a 35). Depois do jogo se manter nessa margem, o Minas aproveitou uma decisão da arbitragem (falta + falta antidesportiva + posse de bola) para voltar a comandar o placar e abrir 50 a 45. No fim, Olivinha acertou de três e recolocou o Flamengo em vantagem, mas o Minas virou com Ansaloni: 54 a 53.
Ansaloni manteve o bom jogo no último período e voltou decidindo no ataque e pegando rebotes na defesa. Com o pivô ligado na partida, o Minas abriu 59 a 53. As muitas marcações contestáveis da arbitragem (para os dois lados, é bom dizer) foram minando o jogo e o equilíbrio do Flamengo, que viu o Minas abrir oito. Na reta final, o time carioca voltou a se acalmar para voltar a encaixar seu jogo e encostar. A bola de três de Herrmann foi o que o Fla precisava para reduzir a desvantagem para 67 a 66 na sequência, a dois minutos do fim. Com 30 segundos no relógio, brilhou a estrela do ala Alex. O camisa 3 bateu pra dentro do garrafão, fez a cesta e sofreu a falta, cometendo também o lance livre que fez o Minas abrir três de folga e praticamente sacramentar a vitória.
Ficha do jogo:
Minas 78x76 Flamengo
1º tempo: 35x33 (17x14 e 18x19)
2º tempo: 43x43 (19x20 e 24x23)
MINAS:
Começaram: Coelho (8 pontos), Robby Collum (13), Alex (22), Demétrio (2) e Shilton (5).
Entraram: Bruno (3), Júnior (0), Ansaloni (17), Moisés (0), Danilo (7) e Pitico (1).
Técnico: Demétrius Ferraciú
FLAMENGO:
Começaram: Laprovittola (10), Marcelinho (12), Marquinhos (14), Herrmann (18) e Meyinsse (15).
Entraram: Benite (2), Olivinha (4), Gegê (1) e Felício (0).
Técnico: José Neto
Local: Arena Minas TC, em Belo Horizonte (MG)
Público: 842
Renda: R$ 3.078
Renda: R$ 3.078
Data: 18/11/2014
Horário: 20h (de Brasília)
Arbitragem: Marcos Antônio Ferreira, Andreia Regina da Silva e Ramiro Marques Inchauspe
***
5ª rodada:
Terça-feira (18/11), às 19h30:
Bauru 81x74 Paulistano, no Panela de Pressão, em Bauru (SP) - ao vivo no SporTV
20h:
Franca 82x55 Liga Sorocabana, no Pedrocão, em Franca (SP)
Uberlândia 81x80 Macaé, no Homero Santos, em Uberlândia (MG)
Minas 78x76 Flamengo, na Arena Minas TC, em Belo Horizonte (MG)
Quarta (19/11), às 19h:
Palmeiras x Brasília, no Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Pinheiros x Basquete Cearense, no Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) - ao vivo no site da LNB
20h:
Limeira x Mogi das Cruzes, no Vô Lucato, em Limeira (SP)
Rio Claro x São José, no Felipe Karam, em Rio Claro (SP)
0 comentários :
Postar um comentário