Comandado por seu trio de estrelas, San Antonio, atual campeão, vence clássico texano na Opening Night da NBA
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
29/10/2014 - Nada melhor que um clássico para abrir a temporada. A NBA 2014/2015 teve os três primeiros jogos disputados na noite dessa terça-feira (28) e, como destaque, um duelo texano. Em quadra no AT&T Center, em San Antonio, dois times muito interessantes. De um lado, a boa base mantida do campeão San Antonio Spurs, com o fantástico trio Parker-Duncan-Ginóbili e ainda sem alguns jogadores, como o MVP das últimas finais, Kahwi Leonard, o brasileiro Tiago Splitter e o australiano Patty Mills. Do outro lado, o modificado Dallas Mavericks, que promete incomodar este ano. Em ótima partida, os donos da casa levaram a melhor, comandado pelas estrelas. O placar final foi de 101 a 100 para SA, com chute de três de Parker decidindo o duelo.
O jogo foi "lá e cá" quase o tempo todo. Dallas fechou o primeiro tempo com vantagem, mas foi engolido no terceiro quarto. No período final, os visitantes reagiram, chegaram a virar a partida com Dirk Nowitzki, mas Parker acertou de longa distância logo na sequência, com um minuto restando no relógio. Chandler Parsons errou a última bola dos Mavs no jogo.
Ginóbili foi importante para a primeira vitória do atual campeão.
(Foto: NBAE/Getty Images)
Do lado dos Spurs, Tony Parker anotou 23 pontos, três assistências e três rebotes, Manu Ginóbili contribuiu com 20 pontos e seis assistências e Tim Duncan conseguiu double-double de 14 pontos e 13 rebotes. Marco Belinelli, titular na ala, fez 15 pontos. Do lado de Dallas, o cestinha do jogo: 26 pontos e seis assistências de Monta Ellis, 18 pontos de Dirk Nowitzki e 17 pontos e cinco assistências de Devin Harris.
Dallas volta a jogar na próxima quinta (30), quando recebe o Utah Jazz às 22h30 (de Brasília). Os Spurs jogam na virada de sexta (31) para sábado (1), à meia-noite, visitando o Phoenix Suns.
Quando a bola subiu...
Os dois times começaram amassando um pouco o aro, mas com o passar do tempo, o jogo esquentou. Com muito equilíbrio, as equipes buscavam definir as jogadas em velocidade e não trabalhavam muito a bola. A partida seguiu lá e cá até boa parte do tempo. Restando pouco tempo de primeiro quarto, os Spurs, sob o comando de Tony Parker, passaram a trabalhar melhor as jogadas e a definir com eficiência, chegando a abrir quatro pontos de folga (17 a 13). Dallas seguiu colado e o primeiro período terminou em 26 a 24.
Dallas chutou muito no primeiro quarto (24 vezes), mas não foi tão eficiente (11 acertos, 46% de aproveitamento). Os Spurs pensavam mais o jogo, com nove de 17 chutes convertidos (53%). No segundo periodo, Dallas seguiu dificultando as coisas, comandado pelo armador Jameer Nelson, novidade após 10 anos de Orlando. O duelo entre Nelson e Parker era interessante. Mas quem se destacou foi Monta Ellis. Com bons chutes dele e ótimo aproveitamento de rebotes, Dallas foi abrindo vantagem que chegou a oito pontos ao intervalo: 53 a 45.
Após marcar 10 pontos no segundo período, Monta Ellis retornou ao terceiro quarto com dois pontos e uma assistência para a enterrada de Tyson Chandler logo de cara. Mesmo assim, San Antonio cresceu no jogo e, no embalo da torcida, foi encurtando a diferença com jogadas de três pontos de Parker, Belinelli e Green até empatar em 57 a 57. Os times trocaram pontos até o fim do terceiro quarto com vantagem de San Antonio: 76 a 73 (31 a 20). Destaque para Manu Ginóbili, sempre mudando bem o ritmo e pontuando.
Os Spurs aproveitaram os espaços na defensiva do Dallas para seguir em um ritmo melhor e expandir sua vantagem, que chegou a oito pontos (89 a 81). Os Mavs responderam à altura e endureceram o jogo. Com dois minutos no relógio, Parsons acertou de três e cortou a desvantagem para dois (96 a 94). A inecreditável virada veio com Nowitzki, a um minuto do fim (100 a 98). Porém, Parker, de três, recolocou os Spurs em vantagem. De forma dramática, o placar manteve-se em 101 a 100 após Parsons errar de três a última bola do jogo.
Nos outros jogos da noite...
Sob o comando da jovem estrela Anthony Davis, o New Orleans Pelicans largou com vitória em casa sobre o Orlando Magic por 101 a 84. Davis anotou double-double de 26 pontos e 17 rebotes. Vindo do banco, o sexto homem Ryan Anderson contribuiu com 22 pontos e nove rebotes. No Magic, 25 pontos e oito rebotes do ala Tobias Harris e incríveis 23 rebotes e 15 pontos do pivô Nikola Vucevic.
Jogando Los Angeles, os Lakers mostraram que essa não será uma temporada lá muito boa. Contra o Houston Rockets e com o retorno de Kobe Bryant a jogos oficiais, o time da Califórnia perdeu por 108 a 90, com 32 pontos e seis assistências de James Harden. Kobe anotou 19 pelo time da casa. Além disso, os Lakers perderam o calouro Julius Randle, que fraturou a tíbia e ficará um bom tempo indisponível.
Na página da NBA, tabela de jogos e classificações.
0 comentários :
Postar um comentário