sábado, 6 de setembro de 2014

Vasco deixa crise de lado, bate América em BH e volta ao G-4

Em último jogo antes de Joel, equipe cruz-maltina vence por 3 a 2, quebra tabu e assume o quarto lugar da Série B

De Belo Horizonte.
Por João Vítor Marques.

06/09/2014 – A derrota histórica para o Avaí por 5 a 0 e a eliminação da Copa do Brasil diante do ABC no meio da semana tornavam o duelo contra o América-MG fundamental para a reestruturação emocional dos jogadores do Vasco. A partida deste sábado, válida pela 20ª rodada da Série B (a primeira do returno), ainda era disputa direta pelo G-4, num terreno onde o América-MG era imbatível: o Independência. Mas a equipe comandada pelo auxiliar Jorge Luiz (Joel Santana faz sua reestreia na próxima terça-feira) não se abateu com a situação e conquistou importante vitória por 3 a 2.

Zagueiro Rodrigo comemora o gol da vitória.
(Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br)

O primeiro tempo foi aberto, com muitos espaços e chances para os dois lados. O América abriu o placar logo a um minuto de jogo com Willians. Os erros seguidos do setor defensivo vascaíno, no entanto, foram compensados pela intensidade do meio e do ataque, que viraram o jogo com Thalles e Douglas Silva. Obina ainda empatou, aos 41. O Vasco voltou melhor para o segundo tempo e pressionou até conseguir o gol da vitória, com o zagueiro Rodrigo, em cobrança de falta.

Com o resultado, o Vasco volta a subir e alcança a quarta colocação, com 35 pontos. Já o América, que começou a rodada em terceiro, cai mais um degrau e fica com 33 pontos na sexta posição, a dois do G-4. As duas equipes voltam a jogar na terça-feira (9), às 19h30. A equipe mineira enfrenta o Ceará fora de casa, em mais um confronto direto pelo acesso; já o Vasco recebe o Luverdense, para se manter entre os quatro melhores.

O jogo

As equipes traduziram a necessidade da vitória para voltarem ao G-4 num primeiro tempo bastante movimentado e com muitos espaços. E foi antes mesmo dos dois minutos de jogo que o América-MG abriu o marcador, aproveitando-se da primeira de várias falhas do sistema defensivo adversário. Renan Oliveira ganhou dividida na intermediária e lançou na medida para Willians, entre os dois zagueiros vascaínos. O atacante invadiu a área e tocou na saída de Diogo Silva, para a alegria da torcida americana.

A partida continuou num ritmo intenso, com o Vasco buscando as laterais do campo e se expondo às tentativas de contra-ataque. A insistência deu certo, e o empate não demorou a sair, com Douglas Silva. Maxi Rodriguez cobrou falta pela esquerda; no rebote, o lance voltou para a área do América após desvio no calcanhar de Obina. A bola subiu e encontrou Douglas Silva sozinho na área, que cabeceou alto, no canto esquerdo de Fernando Leal, aos 13 minutos. O lance rendeu muitas reclamações dos jogadores do América, pois o autor do gol estava à frente da zaga, o que configuraria impedimento. No entanto, a arbitragem validou a jogada, pois interpretou que o desvio de Obina interferiu diretamente no lance, dando condições ao zagueiro vascaíno.

O Vasco ganhou forças com o empate, e seguiu com mais presença no ataque. A virada veio aos 23, após bate-cabeça da zaga americana. André tentou afastar o perigo na entrada na área, mas chutou em cima de Thalles, que ganhou a dividida e saiu na cara de Fernando Leal. Tranquilo, o atacante bateu no canto direito do goleiro, que não conseguiu evitar o gol vascaíno. O placar fez com que o América tomasse as rédeas da partida, e criasse várias oportunidades. No entanto, a pressão só surtiu efeito aos 41 minutos, em um vacilo conjunto da zaga e de Diogo Silva. Pablo lançou Obina nas costas da marcação, antes da entrada da área. O atacante apareceu entre os zagueiros, matou no peito e se livrou do goleiro cruz-maltino, que saiu afobado para tentar recuperar a bola, e chutou para o gol vazio. Os donos da casa ainda desperdiçaram quatro chances de virar a partida antes do intervalo.

O duelo dinâmico da primeira etapa deu lugar a um segundo tempo de amplo domínio vascaíno. A equipe carioca pressionava e encontrava muitos espaços, especialmente pelo lado direito de seu ataque, e se aproveitava da postura resguardada do setor ofensivo do América-MG. Apesar do domínio, o Vasco via suas jogadas pararem nos erros de finalização e nas mãos de Fernando Leal. A vitória do Vasco só saiu aos 35 minutos, em cobrança de falta de Rodrigo. O zagueiro chutou forte, a bola tocou na barreira e mudou a trajetória, enganando Fernando Leal. O goleiro ainda pulou e encostou na bola, mas o desvio foi insuficiente para impedir o terceiro gol vascaíno. Joel Santana assumirá o Vasco com um ambiente um pouco mais tranquilo.

Avaí tropeça, mas segue no G-4

Em jogo na Ressacada, o Avaí recebeu o América-RN para tentar assumir a liderança da Série B. O que se viu, no entanto, foi pouca precisão nos arremates dados pelo ataque catarinense, que chegou a acertar a trave. O 0 a 0 manteve os dois times nas mesmas posições do início da rodada: o Avaí é 2º, com 35 pontos, a um do líder Joinville; e o América-RN chegou aos 24 pontos, e é 15º colocado. Na próxima rodada, o vice-líder enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista; já o América recebe o Oeste. Os dois jogos serão realizados às 19h30 da terça-feira (9).
               
Ficha do jogo:

América-MG 2x3 Vasco

AMÉRICA-MG:
Fernando Leal; Pablo, André, Adalberto e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Doriva (Raul) e Renan Oliveira (Patrick); Willians e Obina (Junior Negão).
Técnico: Moacir Júnior

VASCO:
Diogo Silva; Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Lorran; Guiñazu, Aranda, Pedro Ken (Rafael Vaz) e Douglas (Dakson); Maxi Rodríguez (Rafael Silva) e Thalles.
Técnico: Jorge Luiz

20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2014
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 8.944
Renda: R$ 173.810,00
Data: 06/09/2014
Horário: 16h10 (de Brasília)


Gols: Willians, a 1 minuto, e Obina, aos 41 minutos do primeiro tempo (AME); Douglas Silva, aos 13, Thalles, aos 23 minutos do primeiro tempo, e Rodrigo, aos 35 minutos do segundo tempo (VAS)

Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Auxiliares: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT)

Cartões amarelos: Andrei Girotto (AME); Guiñazu, Pedro Ken, Diego Renan e Thalles (VAS)

***

20ª rodada - Série B: 
Terça (2/9), às 19h30: 
Paraná 0x0 Sampaio Corrêa 
Atlético-GO 0x3 Boa Esporte 
20h30: 
Portuguesa 1x2 Joinville 
Sexta (5/9), 20h30: 
Icasa 0x1 Ponte Preta 
Sábado (6/9), às 16h10: 
América-MG 2x3 Vasco 
Avaí 0x0 América-RN 
Náutico 0x0 Bragantino 
ABC 2x1 Santa Cruz 
21h: 
Luverdense 2x0 Vila Nova 
Oeste 3x1 Ceará 

Classificação: 
1º - Joinville - 36 pontos (20 jogos)
2º - Avaí - 35 pontos, 10 vitórias e 10 gols de saldo (20 jogos)
3º - Ceará - 35 pontos, 10 vitórias e 5 gols de saldo (20 jogos)
4º - Vasco - 35 pontos e 9 vitórias (20 jogos)
5º - Ponte Preta - 34 pontos (20 jogos)
6º - América-MG - 33 pontos (20 jogos)
7º - Luverdense - 31 pontos (20 jogos)
8º - Boa Esporte - 30 pontos (20 jogos)
9º - Sampaio Corrêa - 29 pontos (20 jogos)
10º - Náutico - 28 pontos (20 jogos)
11º - ABC - 27 pontos e 8 vitórias (20 jogos)
12º - Santa Cruz - 27 pontos e 6 vitórias (19 jogos)
13º - Paraná - 26 pontos (20 jogos)
14º - Atlético-GO - 25 pontos (20 jogos)
15º - América-RN - 24 pontos (20 jogos)
16º - Oeste - 22 pontos (20 jogos)
17º - Bragantino - 20 pontos (19 jogos)
18º - Icasa - 19 pontos (20 jogos)
19º - Portuguesa - 17 pontos (20 jogos)
20º - Vila Nova - 14 pontos (20 jogos)

0 comentários :

Postar um comentário