domingo, 7 de setembro de 2014

Na estreia de Dorival, Palmeiras suporta pressão do Atlético-PR e segue fora do Z-4

Com um jogador a menos desde os 18' do segundo tempo, equipe alviverde se defende bem e segura 1 a 1 em Curitiba

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Marques.

07/09/2014 - Em noite de estreias de Claudinei Oliveira e de Dorival Júnior nos comandos de Atlético-PR e Palmeiras, o empate por 1 a 1 na Arena da Baixada certamente agradou mais ao treinador alviverde. A partida, válida pela 19ª rodada da Série A (a última do primeiro turno), foi movimentada, com as equipes precisando da vitória para se recuperarem na competição. O Palmeiras demonstrou maior equilíbrio psicológico em relação às partidas anteriores e jogou melhor no primeiro tempo, mas saiu atrás após golaço de calcanhar de Dellatorre. A insistência da equipe visitante só surtiu efeito no começo do segundo tempo, com Henrique empatando, de pênalti. 

Foto: Mauricio Mano/Site oficial do Atlético-PR

O jogo ficou aberto até a expulsão de Josimar, que entrou com pé alto em dividida com Natanael. A partir daí, só deu Atlético, que criou bastante, mas perdeu muitos gols e não conseguiu aproveitar a vantagem numérica. Com o resultado, o Palmeiras chega aos 18 pontos e segue fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição. Já o Atlético amarga o quinto jogo sem vitória e termina a rodada na 11ª colocação, com 25 pontos.

As equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (10), pela primeira rodada do returno. O Palmeiras tem confronto direto para fugir do rebaixamento diante do Criciúma às 19h30, enquanto o Atlético vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio no mesmo horário.

O jogo

Apesar da proposta de privilegiar o sistema defensivo na organização do time, Dorival Júnior escalou o Palmeiras com três atacantes (Leandro, Diogo e Henrique) e criou as melhores oportunidades no primeiro tempo. No entanto, a equipe esbarrou na falta de eficiência nas finalizações e encontrou um Atlético vertical, com jogadas sempre objetivas. Em 23 minutos de bola rolando, as equipes já haviam sido desfalcadas por lesão: o zagueiro Wellington sentiu lesão na perna direita, e saiu para a entrada de Victorino no Palmeiras; pelo lado paranaense, Dráusio deu lugar a Willian Rocha, após choque forte no alto com o goleiro Fábio.

Enquanto Leandro ainda lamentava chance desperdiçada na trave de Weverton, o atacante Dellatorre protagonizou lance raro no futebol e abriu o placar aos 29 minutos. A jogada começou com Marcos Guilherme, que invadiu a área e chutou para boa defesa de Fábio, que espalmou para o lado. O lance seguiu e a bola sobrou para Dellatorre, que furou no primeiro momento e, de costas para o gol, finalizou de calcanhar. A bola ainda desviou no goleiro palmeirense, bateu na trave esquerda e entrou, para explosão da torcida atleticana. Após marcar, os donos da casa continuaram com menos posse, mas incomodavam nos contragolpes.

As equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma dinâmica que marcou a primeira etapa, com o Palmeiras insistindo, na busca pelo empate. E o gol saiu logo aos sete minutos, após pênalti sofrido por Diogo, derrubado por Marcelo. Na cobrança, Henrique deslocou o goleiro Weverton e bateu no canto esquerdo, marcando seu oitavo gol na competição. O empate fez com que as equipes se abrissem mais, e fossem em busca do resultado. Aos 18 minutos, Josimar fez jogada perigosa em disputa de bola com Natanael e foi expulso após entrar com o pé alto. Com um jogador a menos, o Palmeiras se defendeu bem e descolou alguns contra-ataques em lances de Marcelo Oliveira na área, sob os pedidos de pênalti, e de Henrique, que cabeceou para fora cruzamento de Juninho.

Mas foi o Atlético que tomou de vez as rédeas do jogo, que se transformou quase num treino de ataque contra defesa. A equipe explorou lances pelo lado do campo, com várias inversões de jogo e bolas aéreas. Já nos dez minutos finais, Cléberson e Marcos Guilherme erraram a pontaria e desperdiçaram, dentro da área, as duas melhores oportunidades de desempatar a partida e quebrar o jejum de vitórias, que agora dura cinco jogos.

Figueira vira e surpreende Inter no Beira-Rio

Em outro jogo da rodada, Internacional e Figueirense se enfrentaram em Porto Alegre e protagonizaram um dos grandes duelos da 19ª rodada. O Colorado começou bem e abriu vantagem com D'Alessandro e Paulão, ainda no primeiro tempo. Mas a vitória, que diminuiria a distância do líder Cruzeiro para seis pontos, não veio. Com gols de Everaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto, o Figueira virou e deu sequência à série de bons resultados que o distanciou da zona de rebaixamento. 

Agora, a equipe catarinense já ocupa a 12ª colocação, com 24 pontos, a sete do Z-4. Já o Inter estacionou nos 34, na 3ª posição. As equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (10): às 19h30, no Orlando Scarpelli, o Figueirense enfrenta o Fluminense; mais tarde, às 22h, o Internacional busca recuperação contra o Vitória, no Barradão.

Ficha do jogo:

Atlético-PR 1x1 Palmeiras

ATLÉTICO-PR:
Weverton; Mário Sérgio, Dráusio (Willian Rocha), Cleberson e Natanael; Deivid, João Paulo (Paulinho Dias), Nathan (Bady) e Marcos Guilherme; Marcelo e Dellatorre.
Técnico: Claudinei Oliveira

PALMEIRAS:
Fábio; Weldinho (Josimar), Tobio, Wellington (Victorino) e Victor Luis; Renato, Marcelo Oliveira e Juninho; Leandro (Eguren), Diogo e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior

19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 07/09/2014
Horário: 18h30 (de Brasília)

Gols: Dellatorre, aos 29 minutos do primeiro tempo (ATL); Henrique, aos 7 minutos do segundo tempo (PAL)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e José Javel Silveira (RS)

Cartões amarelos: Weverton, Cleberson e Dellatorre (ATL)
Cartão Vermelho: Josimar (PAL)

***

19ª rodada - Brasileirão:
Sábado (6/9), às 18h30: 
Santos 3x1 Vitória 
21h: 
Chapecoense 0x0 Goiás 
Domingo (7/9), às 16h: 
Criciúma 0x0 Corinthians 
18h30: 
Atlético-PR 1x1 Palmeiras 
Bahia 0x0 Coritiba 
Internacional 2x3 Figueirense

Classificação: 
1º - Cruzeiro - 43 pontos (19 jogos) 
2º - São Paulo - 36 pontos (19 jogos)
3º - Internacional - 34 pontos (19 jogos)
4º - Corinthians - 33 pontos (19 jogos)
5º - Fluminense - 31 pontos, 9 vitórias e 12 gols de saldo (19 jogos)
6º - Grêmio - 31 pontos, 9 vitórias e 3 gols de saldo (19 jogos)
7º - Atlético-MG - 30 pontos (19 jogos)
8º - Sport - 28 pontos (19 jogos)
9º - Santos - 26 pontos (19 jogos)
10º - Flamengo - 25 pontos e 7 vitórias (19 jogos)
11º - Atlético-PR - 25 pontos e 6 vitórias (19 jogos)
12º - Figueirense - 24 pontos e 7 vitórias (19 jogos)
13º - Goiás - 24 pontos e 6 vitórias (19 jogos)
14º - Botafogo - 22 pontos (19 jogos)
15º - Chapecoense - 20 pontos (19 jogos)
16º - Palmeiras - 18 pontos e 5 vitórias (19 jogos)
17º - Criciúma - 18 pontos e 4 vitórias (19 jogos)
18º - Coritiba - 17 pontos, 3 vitórias e -4 gols de saldo (19 jogos)
19º - Bahia - 17 pontos, 3 vitórias e -6 gols de saldo (19jogos)
20º - Vitória - 15 pontos (19 jogos)

0 comentários :

Postar um comentário