terça-feira, 16 de setembro de 2014

Favoritos vencem no primeiro dia da fase de grupos da UEFA Champions League

Real Madrid e Liverpool têm dificuldades diferentes, mas vencem; Dortmund derrota o Arsenal na Alemanha, e Atlético cai na Grécia

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

16/09/2014 - Começou a tão esperada fase de grupos da UEFA Champions League. Nesta terça (16), oito partidas deram o pontapé inicial na competição, com jogos dos grupos de A a D. O atual campeão Real Madrid venceu sem maiores dificuldades, enquanto o Liverpool quase se enrolou na zebra. O campeão espanhol Atlético foi surpreendido pelo Olympiakos, e no jogo mais importante, o Dortmund sobrou contra o Arsenal.

Benfica 0x2 Zenit - Grupo C

Em movimentadíssimo jogo no Estádio da Luz, o Zenit bateu o Benfica graças a jogadores que já desfilaram pelos gramados portugueses. O primeiro tempo foi um massacre da equipe de André Villas-Boas, ex-técnico do Porto, que aproveitou da habilidade de Hulk e Shatov para enlouquecer a defesa encarnada. Foi o brasileiro que marcou - com frieza - o primeiro gol da fase de grupos; e Witsel (ex-Benfica) completou de cabeça para o gol, ainda na primeira etapa, onde o Benfica perdeu o goleiro Artur Moraes expulso.

Na segunda etapa, o Benfica cresceu e chegou a assustar em cabeçada de Luisão que Lodygin defendeu bem, e lances com Gaitán e Enzo Pérez. Mesmo assim, quem chegou mais perto de marcar foi o Zenit, que teve duas bolas na trave, ambas com o brasileiro Hulk. Em um grupo que aparenta equilíbrio, os russos levam um resultado importantíssimo para casa.

Borussia Dortmund 2x0 Arsenal - Grupo D

A superioridade dos alemães não foi refletida no placar, mas em campo era aparente o domínio aurinegro sobre os ingleses. O Arsenal era inofensivo, e apesar de tentar reter a bola em posse própria, não conseguia vencer a marcação alemã e apenas o Dortmund conseguia criar perigo, principalmente na velocidade de Aubameyang e Mkhitaryan. Ainda assim, Welbeck teve uma excelente chance no final do primeiro tempo, mas perdeu, e foi castigado: Immobile arrancou e tocou na saída de Szczesny, abrindo o placar poucos minutos depois.

Aubameyang foi destaque na vitória do Dortmund.
(Foto: AP)

O segundo tempo não mudou o panorama da partida. O Dortmund seguiu imprimindo um ritmo que o Arsenal não conseguia acompanhar, e logo Grosskreutz serviu Aubameyang, ampliando o placar para 2 a 0. O gabonês ainda acertou um chute no travessão, e Mkhitaryan fez Szczesny trabalhar em chute de longe. Por fim, o armênio teve a chance de selar o placar entrando sozinho na área, mas desperdiçou boa chance.

Liverpool 2x1 Ludogorets - Grupo B

A volta do Liverpool à UEFA Champions League foi mais dramática do que se esperava. Criando muito e aproveitando pouco, os Reds esbarravam ora no goleiro Borjan, ora na própria ineficiência. Sem Suárez, faltou ao Liverpool alguém que tivesse a capacidade de decidir sozinho. Coutinho, Lallana e Sterling até tentavam, mas acabavam pecando por nervosismo.

O sinal amarelo acendeu quando Alexandrov acertou a trave de Mignolet. Só que logo em seguida, Balotelli brigou com a zaga e abriu o placar, levando a torcida ao alívio em Anfield Road. O próprio Balotelli chegou perto do segundo, mas parou em Borjan. Só que o estádio veio abaixo quando já nos acréscimos, um belo passe por trás da defesa encontrou Dani Abalo, que empatou o placar. Para a sorte dos ingleses, no lance seguinte o goleiro Borjan se enrolou todo e cometeu pênalti em Borini. Gerrard não desperdiçou e salvou o dia do Liverpool.

Olympiakos 3x2 Atlético de Madrid - Grupo A

O retorno dos vice-campeões também foi complicado. No caldeirão do Karaiskákis, outros grandes já sofreram, e não foi diferente com o Atleti. Em um primeiro tempo muito bom, um ex-Barcelona foi o comandante da nau grega. Afellay serviu Masuaku, que com um chute meio despretensioso, abriu o placar. Depois de boa jogada pelo lado esquerdo, o próprio Afellay foi quem fez 2 a 0. O Atlético só conseguia chegar pelo alto, mas nada que oferecesse muito perigo. Mas uma hora a bola entrou: cruzamento da esquerda, e Mandzukic tocou com categoria para diminuir.

Mitroglou voltou ao Olympiakos brilhando como fazia antigamente.
(Foto: AP)

A entrada de Griezmann no segundo tempo inverteu os papéis. O Atletico cresceu e começou a assustar, sempre nas jogadas do habilidoso ponta francês. Roberto trabalhou algumas vezes, e o gol madrilenho estava amadurecendo. Porém, em um erro de Ansaldi no campo de defesa, o Olympiakos roubou a bola e Mitroglou mostrou seu faro de matador dentro da área. Griezmann ainda foi premiado por seu esforço, já aos 41 da segunda etapa, mas de nada adiantou.

Real Madrid 5x1 Basel - Grupo B

Já os atuais campeões, esses não tiveram dificuldade nenhuma. Mesmo em crise após resultados ruins graças à remontagem do sistema de jogo, o Madrid atropelou o Basel no Santiago Bernabéu. O Basel, com uma estratégia ofensiva, acabou não sendo páreo para todo o talento e qualidade técnica que o Real Madrid tem, e o jogo foi para o intervalo com 4 a 1 no placar. Suchý (contra) abriu o placar após boa jogada de Nacho e James; Bale ampliou após fenomenal lançamento de Modric; Ronaldo fez o terceiro após contra-ataque veloz e James aproveitou rebote para fazer o quarto. Derlis González fez o de honra do Basel após bonita tabela.

O segundo tempo foi mais calmo, e o Basel chegou até a ficar próximo do segundo, mas Iker Casillas impediu Derlis González de marcar e foi muito saudado pela torcida. Após uma belíssima tabela entre Cristiano Ronaldo e Benzema, o francês acertou uma pancada e selou a vitória dos blancos. De quebra, o Real Madrid chegou aos mil gols em campeonatos europeus.

Outros resultados

Juventus (ITA) 2x0 Malmö (SUE) - Grupo A
Monaco (FRA) 1x0 Bayer Leverkusen (ALE) - Grupo C
Galatasaray (TUR) 1x1 Anderlecht (BEL) - Grupo D

0 comentários :

Postar um comentário