domingo, 14 de setembro de 2014

Em alto nível, Brasil vence Rússia e se mantém como único invicto no Mundial de Vôlei

Vitória por 3 a 1 mantém o Brasil invicto rumo à terceira fase; Bernardinho perde três jogadores por lesão

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

14/09/2014 - A seleção brasileira masculina de vôlei é a única 100% no Campeonato Mundial. Neste domingo, a vítima foi a Rússia, que também vinha invicta, no último jogo pela segunda fase da competição. A vitória do Brasil foi por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 24/26, 25/19 e 25/19, em Katowice, na Polônia. O time do técnico Bernardinho encerra a segunda fase com quatro vitórias em quatro jogos e 21 pontos no Grupo F, quatro a mais que a vice-líder e também classificada Rússia. O olhar brasileiro fica voltado agora para a recuperação dos titulares Wallace (torção no tornozelo), Murilo (fisgada na coxa) e Sidão (tendinite no joelho), que saíram do jogo com problemas físicos. O próximo jogo será na terça-feira (16), contra adversário ainda indefinido.

O maior pontuador foi o oposto Leandro Vissotto, que veio do banco para substituir Wallace e saiu com 15 pontos. O ponteiro Lucarelli e o central Lucão fizeram 11 cada. Do lado russo, o gigante Muserskiy fez 12 pontos, um a mais que o "provocador" Spiridonov.
Brasil tem nove vitórias em nove jogos.
(Foto: FIVB/Divulgação)

Quando a bola subiu...

O Brasil começou o jogo extremamente concentrado, ignorando até as provocações do ponteiro russo Spiridonov. Agressiva e com trabalho de saque espetacular, a seleção abriu 14 a 7, com dois aces seguidos de Sidão. No tempo técnico (16 a 8), o Brasil já tinha sete aces, sendo três de Bruno. Com a boa vantagem construída, o time diminuiu um pouco a intensidade, mas nada que prejudicasse a vitória por 25 a 21.

Voltando com o ponteiro Savin como titular (entrou bem no primeiro set) na segunda parcial, a Rússia exigiu um pouco mais do time brasileiro. Apesar disso, o Brasil abriu 4 a 1. Depois, os europeus começaram a encostar, sacando bem e com o gigante Muserskiy, enfim, conseguindo jogar. Mas o Brasil comandava o placar o tempo todo, com vantagem de um ou dois pontos, até a Rússia empatar em 17 a 17. Antes, o Brasil perdeu o oposto Wallace com uma leve torção no tornozelo. Na reta final, o Brasil chegou a abrir dois pontos, mas quem teve o primeiro set point foi a Rússia, em 24 a 23. Depois da lesão do oposto Moroz com um problema na perna após subir para o bloqueio, os russos fecharam na segunda chance, em 26 a 24; 1 a 1 no jogo.

O nível de jogo da equipe brasileira seguiu no terceiro set. Assim como no segundo, o Brasil liderava a parcial com vantagem curta. Na metade do set, a Rússia piscou, cometeu uma série de erros e a seleção brasileira não vacilou e abriu sete pontos de vantagem quase em sequência (17 a 10). Ali foi decretada a vitória, que seria por 25 a 19, dando a vantagem de 2 a 1 para o Brasil.

No quarto set, Éder voltou no lugar do central Sidão, que saiu com dor no joelho direito. O Brasil também perdeu Murilo, com uma fisgada na coxa. Após a primeira parada técnica, a exemplo da parcial anterior, o Brasil deslanchou, dessa vez com menor vantagem. A folga chegou a quatro na metade do set (16 a 12) e foi expandida na sequência, encaminhando a vitória. 25 a 19 e 3 sets a 1.

Ficha do jogo:

Brasil 3x1 Rússia
25/21, 24/26, 25/19 e 25/19

BRASIL:
Começaram: Bruno, Wallace, Murilo, Lucarelli, Sidão e Lucão. Líbero: Mário Júnior.
Entraram: Leandro Vissotto, Raphael, Lipe e Éder. 
Técnico: Bernardinho

RÚSSIA: 
Começaram: Grankin, Moroz, Spiridonov, Ilinykh, Apalikov e Muserskiy. Líbero: Ermakov. 
Entraram: Makarov, Savin, Volvich e Biriukov. 
Técnico: Andrey Voronkov

Local: Spodek Arena, em Katowice (POL)
Público: 10370
Data: 14/09/2014
Horário: 11h40 (de Brasília)

Arbitragem: Juraj Mokry (Eslováquia) e Nasr Shaaban (Egito)

***

REGULAMENTO:

Na primeira fase, as 24 seleções estiveram divididas em quatro grupos de seis equipes em cada e jogaram entre si dentro de suas chaves. As quatro melhores de cada avançaram à segunda fase, onde estão divididas em dois grupos de oito equipes (um com os melhores dos grupos A e D e outro com os melhores de B e C). Cada equipe carregou a pontuação dos jogos contra os demais classificados do grupo.

Na segunda fase, os classificados do Grupo A jogam contra os do D e os do grupo B enfrentam os do C, totalizando quatro rodadas. As três melhores de cada chave estarão divididas em dois grupos de três e as duas melhores de cada fazem a semifinal e, posteriormente, a final.

0 comentários :

Postar um comentário