segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cilic vence Nishikori com facilidade e leva título do US Open

Primeiro título de Grand Slam do croataveio após três tranquilos sets contra Kei Nishikori, em triplo 6-3

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

08/09/2014 - Desde o Australian Open de 2005 que não se via uma final de grand slam sem um dos quatro primeiros do ranking da ATP. Mas o US Open 2014 quebrou essa sequência, e as zebras Kei Nishikori e Marin Cilic arrasaram seus adversários melhor ranqueados e os favoritos dos fãs para marcar uma final que poucos poderiam prever.

Mas quando o frisson passou e os dois se viram frente a frente, foi o cabeça de chave 14, Marin Cilic, que provou ser o melhor jogador do torneio, vencendo por meio de um triplo 6-3, em pouco menos de duas horas, conquistando seu primeiro título de grand slam. Cilic é o mais recente croata a vencer um grande título desde seu compatriota Goran Ivanisevic - que também é seu treinador - ganhar Wimbledon em 2001.

Marin Cilic conquistou seu primeiro Grand Slam na carreira.
(Foto: usopen.org)

Cilic chegou à final do US Open de forma convincente, eliminando tanto o cabeça de chave 6 - Tomas Berdych - quanto o 2 - Roger Federer - em sets seguidos antes da final. Ele continuou seu domínio contra o cabeça de chave número 10 - Kei Nishikori -, jogando com um descontraído, solto e consistente jogo que impediu Nishikori de implementar sua estratégia.

Cilic abriu o jogo servindo bem, usando seu saque como arma para pressionar Nishikori e definir logo o tom da partida. Infelizmente para Nishikori, o jogo destemido usado por ele para derrubar o nº5 Milos Raonic, o nº3 Stan Wawrinka e o nº1 Novak Djokovic, e chegar à última fase do campeonato, simplesmente não esteve presente contra Cilic. Apesar da estrela japonesa conseguir vários ralis contra Cilic, ele não teve consistência na raquete, o que permitiu ao croata a primeira quebra do jogo, abrindo 4 a 2. Uma postura segura após três belos games o deu o set.

À medida que o jogo avançava, Cilic tinha os melhores movimentos e o jogo mais agressivo, cobrindo a quadra com facilidade, enquanto Nishikori lutava em quadra, colecionando erros não-forçados. Após quatro quebras de serviço no segundo set, três das quais vieram em serviços de Nishikori, o croata número 16 do mundo conseguiu uma boa vantagem no jogo, vencendo por dois sets a zero com apenas uma hora e dez minutos.

Já no meio do terceiro set, Nishikori chegou próximo de voltar ao jogo quando conseguiu dois break points no set que já marcava 4 a 2. Porém, Cilic impediu com dois sólidos saques, segurando a pressão e ficando a um game de conquistar o título. No seu último game, Cilic serviu e conseguiu dois saques irretornáveis e um backhand winner cruzado para finalmente conquistar o objetivo.

A caminhada até o título:
1ª rodada: 2 a 0 sobre Marcos Baghdatis - 6/3, 3/1 e desistência
2ª rodada: 3 a 0 sobre Illya Marchenko - 7/6 (2), 6/2 e 6/4
3ª rodada: 3 a 1 sobre Kevin Anderson (18) - 6/3, 3/6, 6/3 e 6/4
Oitavas: 3 a 2 sobre Gilles Simon (26) - 5/7, 7/6 (3), 6/4, 3/6 e 6/3
Quartas: 3 a 0 sobre Tomas Berdych (6) - 6/2, 6/4 e 7/6 (4)
Semi: 3 a 0 sobre Roger Federer (2) - 6/3, 6/4 e 6/4
Final: 3 a 0 sobre Kei Nishikori (10) - 6/3, 6/3 e 6/3

0 comentários :

Postar um comentário