sábado, 13 de setembro de 2014

Brasil derrota o Canadá e se classifica para a terceira fase do Mundial de Vôlei

Vencendo por 3 a 0, seleção brasileira masculina segue invicta e conquista vaga antecipada na próxima fase do Campeonato Mundial


De Belo Horizonte.
Por Júlia Alves.

13/09/2014 - O Brasil venceu mais uma no Campeonato Mundial Masculino de Vôlei e segue invicto na competição. A vitória deste sábado foi diante o Canadá, por 3 sets a 0 (25/19, 25/23 e 29/27), na Spodek Arena, na Polônia. O resultado garantiu aos brasileiros a classificação antecipada para a próxima fase. Apesar da vantagem no marcador, a seleção brasileira não teve jogo fácil, principalmente no terceiro set, que só foi decidido após grandes ralis.

As duas equipes oscilaram na partida. O Brasil teve inícios de sets ruins, mas conseguiu se recuperar graças a excelente atuação do levantador Bruno, que soube distribuir muito bem as jogadas. O central Lucão foi o maior pontuador brasileiro, com 15 pontos. Pelo lado canadense, o tão temido Schmitt fez 18 pontos, que não foram suficientes para parar o Brasil.

O Brasil lidera o Grupo F, com 18 pontos, seguido pelo adversário deste domingo, a Rússia, com 14. Brasileiros e russos se enfrentam às 11h40 (de Brasília) de amanhã para decidir quem fica em primeiro lugar da chave.

Foto: Divulgação/FIVB

O jogo

O Brasil começou atrás do marcador, porém, quando os passes começaram a encaixar, o oposto Wallace apareceu na partida e a seleção brasileira virou 10/9. O set foi muito disputado, com as duas equipes mostrando consistência na defesa. Entretanto, na reta final, o Brasil encaixou o saque e se beneficiou de erros do Canadá para abrir 20/16. Com a vantagem construída, os comandados de Bernadinho fechou o set com tranquilidade, em 25/19.

A exemplo do primeiro, o Canadá começou o segundo set na frente. O ataque brasileiro mostrava dificuldades para virar a bola, principalmente com Lucarelli e Wallace, e o bloqueio canadense acabou crescendo no jogo. O levantador Bruninho chamou a responsabilidade e, distribuindo bem as jogadas, fez a diferença para o Brasil colar no marcador. A disputa era ponto a ponto, até que os canadenses voltaram a errar em momentos decisivos e a seleção brasileira conseguiu 25/23.

O terceiro set foi o mais equilibrado. As duas equipes oscilaram muito durante o set, dividindo bons momentos e com inúmeros erros. Foi um festival de saques errados e bolas atacadas para fora pelos dois lados. Se o nível técnico não agradava ao longo do set, no fim, ninguém pôde reclamar. Na reta final, os pontos foram decididos após grandes ralis. As equipes se desdobraram na defesa e garantiram aos torcedores muita emoção. Com essa grande atuação, o set só terminou em 29/27, depois do bloqueio de Sidão que definiu um rali espetacular.

Ficha de jogo:

Brasil 3 x 0 Canadá
25/19, 25/23 e 29/27

BRASIL:
Começaram: Bruno (4), Wallace (8), Lucarelli (12), Murilo (7), Sidão (7) e Lucão (15). Líbero: Mario Jr.
Entraram: Leandro Vissotto (3) e Felipe (1).
Técnico: Bernadinho

CANADÁ:
Começaram: Sanders (1), Schmitt (18), Hoag (7), Perrin (5), Adam Simac (6) e Duff (0). Líbero: Lewis (L).
Entraram: Winters (3), Schneider (1), Soonias (0) e Lankvelt (0).
Técnico: Glenn Hoag

Local: Spodek Arena, em Katowice (Polônia)
Data: 13/09/2014
Horário: 11h40 (de Brasília)

***

REGULAMENTO:

Na primeira fase, as 24 seleções estiveram divididas em quatro grupos de seis equipes em cada e jogaram entre si dentro de suas chaves. As quatro melhores de cada avançaram à segunda fase, onde estão divididas em dois grupos de oito equipes (um com os melhores dos grupos A e D e outro com os melhores de B e C). Cada equipe carregou a pontuação dos jogos contra os demais classificados do grupo.

Na segunda fase, os classificados do Grupo A jogam contra os do D e os do grupo B enfrentam os do C, totalizando quatro rodadas. As três melhores estarão divididas em dois grupos de três e as duas melhores de cada fazem a semifinal e, posteriormente, a final.

0 comentários :

Postar um comentário