Em casa, América-MG vence Luverdense e retorna ao G-4 da Série B
De Belo Horizonte.
Por Vinícius Silveira.
20/08/2014 - Após perder pontos fora de casa (duas derrotas para Icasa e Avaí), o América-MG deixou o G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas dentro do Independência, os quase 90% de aproveitamento do Coelho deixam bem claro que o torcedor americano poderia contar com mais um triunfo. Diante do Luverdense, até então terceiro colocado, o time mineiro não deu margem para erros. O marcador final foi 2 a 0, com gols de Mancini e Obina, um em cada tempo. A partida valeu pela 17ª rodada da competição.
O resultado colocou o América de volta ao grupo dos quatro primeiros do Brasileirão, com 29 pontos e na quarta colocação. Os mineiros chegaram a ficar em terceiro, mas com a vitória do Avaí sobre a Portuguesa por 3 a 1 no Canindé, o Coelho fica no limite do G-4. Por sua vez, o Luverdense despencou na tabela. Saiu da zona de acesso e caiu para sétimo, com 27 pontos.
Na próxima rodada, o América-MG receberá a Ponte Preta, na sexta-feira (22), às 19h30 (de Brasília), novamente no Independência. O Luverdense terá sua chance de recuperação em outro confronto direto pelo G-4. Os mato-grossenses vão encarar o Joinville, no sábado (23), às 21h, em Lucas do Rio Verde (MT).
O jogo
Os primeiros minutos foram todos do América. Imprimindo uma marcação no campo ofensivo, o Coelho não deixou chances ao Luverdense de explorar os contragolpes. E a pressão teve efeito aos oito minutos. Após passe de Obina, como um verdadeiro garçom, o meia Mancini só teve o trabalho de colocar a bola nas redes do goleiro Gabriel Leite.
O gol deixou o América com outra motivação dentro da partida. O Coelho passou a trocar passes e não ter a mesma intensidade dos primeiros minutos. O Luverdense tentou se aproveitar com jogadas pelas laterais do campo, mas pouco exigiu da defesa americana, que se apresentava muito bem, e do goleiro Fernando Leal que, na maioria do tempo, era um mero espectador da partida.
No segundo tempo, a estratégia da etapa inicial foi colocada em prática e os efeitos foram sentidos com pouco tempo. Obina, que não marcava há quatro rodadas, roubou a bola do zagueiro Braga, e teve a oportunidade para colocar a bola por baixo do goleiro Gabriel Leite e festejar o reencontro com as redes do Independência e deixar a torcida americana em delírio.
No decorrer do tempo, o Luverdense chegou a ter sua chance mais clara. Aos 17 minutos, Misael aproveitou uma bola mais cortada, e quase da marca penal, bateu firme, exigindo grande intervenção do goleiro Fernando Leal.
O América prestigiou o meio-campo e trabalhou o jogo com inteligência até o fim. O lance mais forte da partida foi a lesão do lateral/volante Pablo. O jogador levou uma entrada forte do volante Washington e saiu de campo se queixando de dores no cotovelo e chorando desesperadamente. Até o fim, os mineiros atuaram com 10 atletas em campo.
Nova contratação
Antes do jogo, o diretor de futebol e ex-técnico do América, Flávio Lopes, anunciou a contratação do meia Renan Oliveira por empréstimo junto ao Atlético-MG. Renan foi revelado pelo clube alvinegro em 2008 e teve passagens por equipes como Vitória e Goiás. O jogador estava no Sport Recife.
Horário: 21h50 (de Brasília)
***
2º - Vasco - 31 pontos e 8 vitórias (16 jogos)
3º - Avaí - 30 pontos (16 jogos)
4º - América-MG - 19 pontos, 9 vitórias e 7 gols de saldo (16 jogos)
5º - Joinville - 19 pontos, 9 vitórias e 4 gols de saldo (16 jogos)
6º - Ponte Preta - 28 pontos (16 jogos)
7º - Luverdense - 27 pontos (16 jogos)
8º - Atlético-GO - 25 pontos (16 jogos)
9º - ABC - 24 pontos, 7 vitórias e 1 gol de saldo (16 jogos)
10º - Boa Esporte - 24 pontos, 7 vitórias e -1 gol de saldo (15 jogos)
11º - Náutico - 24 pontos, 7 vitórias e -2 gols de saldo (16 jogos)
12º - Sampaio Corrêa - 24 pontos e 6 vitórias (15 jogos)
13º - América-RN - 23 pontos e 7 vitórias (16 jogos)
16º - Icasa - 18 pontos (16 jogos)
18º - Oeste - 16 pontos e 3 vitórias (15 jogos)
19º - Portuguesa - 13 pontos (16 jogos)
0 comentários :
Postar um comentário