No primeiro duelo pela semi da Libertadores, Olimpia vence Santa Fé em casa e abre boa vantagem na luta pela final
De Belo Horizonte.
Por João Paulo Freitas.
03/07/13 - Apesar
de um jogo fraco tecnicamente, não faltou garra e determinação para Olímpia e Independiente Santa Fé, em jogo válido pela semifinal da Copa
Libertadores da América 2013. No histórico estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai), na noite
desta terça (2), o duelo foi entre a experiência e tradição dos
mandantes, ostentando seus três títulos na competição, contra a grande
surpresa colombiana, chegando com autoridade entre os melhores. O resultado da
peleja foi a boa vitória da equipe paraguaia por 2 a 0. A decisão da vaga será no dia 9 deste mês, próxima
terça, no estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia). Um gol do Olimpia fará com que o Santa Fé tenha que marcar outros quatro para avançar.
O Olimpia deu um grande passo rumo à sua sétima final de Libertadores.
(Foto: Divulgação/Conmebol)
A
panela de pressão paraguaia estava fervendo, mesmo antes da bola rolar. E sendo
assim, não restou outra opção à equipe do Olímpia, que seria a de atacar e
pressionar logo nos primeiros minutos da etapa inicial. O meia atacante Juan
Salgueiro, cabeça pensante do time paraguaio, tentou de forma bastante incisiva
entrar na área do goleirão Vargas, sempre bastante seguro em sua meta. O Santa
Fé, por sua vez, quando retomava a posse de bola, buscava trocar o maior número
de passes e gastar o tempo. Um empate seria um ótimo resultado para a equipe
colombiana, sabendo que decidirá a vaga em casa com apoio total de sua fanática
torcida.
No
final do primeiro tempo, o árbitro brasileiro Heber Roberto Lopes, que por
sinal ficou completamente perdido em suas ações, pôs fogo na partida para a
segunda etapa, expulsando de forma errônea, após uma discussão normal de jogo, o meia
Bedoya, do Santa Fé, e o meia-atacante Salgueiro, do Olímpia, que até então era
o destaque da partida. Uma perda que deixou o treinador do time da casa, Ever
Almeida, desesperado.
O
jogo recomeçou no segundo tempo mais aberto para ambas as equipes. E a pressão
paraguaia permaneceu, mesmo sem o seu melhor atleta durante a competição. Aos 19
minutos, o atacante Alejandro Silva, do Olímpia, que, por um capricho do
destino, entrou após a expulsão de Salgueiro, sofreu pênalti bem marcado pelo
Heber, que foi convertido com precisão pelo zagueirão Hermínio Miranda. Festa e
alívio dos 30 mil paraguaios presentes no estádio. Já por parte dos
colombianos, restaram algumas poucas investidas do atacante Medina. Nada que
causasse tanto perigo.
E
o pior para o Santa Fé aconteceu. Aos 36 minutos, Ferreyra marcou o segundo do
Olímpia, entrando sozinho na pequena área de forma decisiva, dando números
finais à partida, ocasionando assim uma bela vantagem para a segunda e decisiva
partida. Com este resultado, os paraguaios podem perder até por um gol de
diferença (ou por dois, desde que marquem pelo menos um), que, mesmo assim, estarão na grande final.
Ficha do jogo:
Olimpia 2 x 0 Independiente Santa Fé
OLIMPIA:
Martín Silva; Manzur, Herminio Miranda, Salustiano Candía e Ricardo Mazacotte (Alejandro Silva); Wilson Pittoni (Juan Ferreyra) (Enzo Prono), Eduardo Aranda, Nelson Benítez e Matías Giménez; Juan Salgueiro e Freddy Bareiro.
Técnico: Ever Almeida
SANTA FÉ:
Camilo Vargas; Yulián Anchico, Carlos Valdés, Francisco Meza e Marino García; Jhon Valencia (Juan Roa), Daniel Torres, Gerardo Bedoya, Omar Pérez; Wilder Medina e Jefferson Cuero (Cristian Borja).
Técnico: Wilson Gutierrez
Motivo: 1º jogo da semifinal da Taça Libertadores
Local: Estádio Defensores del Chaco
Data: 2/06/2013
Horário: 21h50
Gols: Hermino Miranda, aos 20', e Juan Ferreyra, aos 35' do segundo tempo
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Cartões Amarelos: Benítez e Ferreyra (OLI); Vargas, Torres e Bedoya (SAN)
Cartões Vermelhos: Salgueiro (OLI) e Bedoya (SAN)

0 comentários :
Postar um comentário