Na estreia de Mano Menezes, Flamengo abre 2 a 0 e cede empate ao Coritiba em bom jogo
Do Rio de Janeiro.
Por Rafael Souza.
06/07/2013 - Flamengo e Coritiba fizeram uma partida movimentada na noite deste sábado (6), no Mané Garrincha, em Brasília, nova casa do time rubro-negro, que mandará vários jogos no estádio construído para as Copas das Confederações e do Mundo. Os times empataram pelo placar de 2 a 2, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou a estreia oficial do técnico Mano Menezes no comando da equipe rubro-negra e, apesar do resultado, o seu Flamengo demonstrou um melhor desempenho em relação às partidas em que o time esteve sob o comando de Jorginho.
Com o resultado, o Coritiba permaneceu invicto e na liderança da competição,
com 12 pontos
ganhos, mas pode ser ultrapassado por Vitória, Botafogo ou Fluminense,
caso um desses vença o seu jogo no domingo. Já o Flamengo encontra-se na 14ª
colocação, com seis pontos. Na próxima rodada, o Coxa faz o clássico contra
o Atlético-PR, no Couto Pereira, às 16h, no próximo domingo (14). O Flamengo também terá um clássico: enfrentará o Vasco, no mesmo dia, às
18h30, no Mané Garrincha.
A partida começou com o Coritiba assustando logo aos quatro minutos com Júnior Urso, que depois de cobrança de escanteio de Alex, cabeceou na trave, livre de marcação. Mas foi o Flamengo quem marcou primeiro, aos oito: Gabriel chutou, a bola resvalou no zagueiro e sobrou para Marcelo Moreno, que dominou dentro da área e abriu o placar.
Nos primeiros 30 minutos, a equipe carioca teve o domínio da partida, com os três setores compactos e o coxa tinha dificuldades na transição do meio-campo para o ataque, chegando apenas pelo lado direito, com as subidas do lateral Victor Ferraz. Mesmo com o gol sofrido, a equipe paranaense não mudou sua estratégia: permanecia acuado em seu campo de defesa quando não tinha a bola, esperando a oportunidade para armar um contra-ataque. Porém, a equipe sofria com a ausência de Rafinha e não conseguia imprimir um ritmo veloz, tornando o ataque lento e previsível, sem conseguir envolver o adversário.
Aos 33 minutos, o Flamengo teve a chance de ampliar: Marcelo Moreno sofreu pênalti de Leandro Almeida. O próprio Moreno foi para a cobrança, mas bateu mal e Vanderlei fez a defesa. Pouco depois, aos 40, mais uma oportunidade: González lançou João Paulo, que passou por Leandro Almeida, invadiu a área e cortou para a direita, batendo no canto. Vanderlei fez grande defesa.
No início do segundo tempo, aos três, o rubro-negro ampliou a vantagem: Gabriel cobrou escanteio e Cáceres subiu para cabecear pro fundo da rede. Foi o primeiro gol do volante paraguaio com a camisa do Fla. Aos sete minutos, porém, o Coritiba diminuiu com Chico, de cabeça, depois de bom escanteio cobrado por Alex e falha da zaga rubro-negra. A partir daí, o Coritiba se animou na partida e partiu pra cima, impulsionado também pela ousada mexida do treinador Marquinhos Santos, que sacou o volante Gil e pôs o atacante Everton Costa.
A mexida surtiu o efeito, o Coxa cresceu na partida, e logo chegou ao empate, aos 15: Victor Ferraz fez boa jogada, invadiu a área e tocou para Alex. O meia, livre, fuzilou as redes de Felipe com um chutaço de pé esquerdo e deixou tudo igual.
Com isso, Mano Menezes sacou Carlos Eduardo - que mais uma vez não foi bem - e colocou Val, para fortalecer a marcação no meio e liberar Elias para atacar. E foi Val quem quase desempatou, aos 18, depois de acertar bom chute de primeira, na entrada da área. Vanderlei se esticou todo e fez outra grande defesa. O Flamengo equilibrou a partida e teve mais uma chance com Gabriel, aos 28. O meia acertou chute perigoso de esquerda que passou rente ao ângulo superior de Vanderlei.
A partir daí, a partida ficou aberta, com as duas equipes buscando o gol da vitória, mas sem êxito nas conclusões. Marquinhos Santos preferiu ser mais cauteloso e colocou o volante Sérgio Manoel no lugar do meia Bottinelli, mostrando-se satisfeito com o resultado. A partida terminou na igualdade.
Técnico: Marquinhos Santos.
***
Sexta rodada:
Sábado (6):
Atlético-PR 1x1 Grêmio
Flamengo 2x2 Coritiba
Náutico 1x3 Ponte Preta
Portuguesa 1x1 Cruzeiro
Domingo (7), às 16h:
São Paulo x Santos
Goiás x Vitória
Bahia x Corinthians
Internacional x Vasco
Às 18h30:
Botafogo x Fluminense
Atlético-MG x Criciúma
Classificação:
1º: Coritiba - 12 pontos
2º: Vitória - 10 pontos e 5 gols de saldo
3º: Botafogo - 10 pontos e 3 gols de saldo
4º: Fluminense - 9 pontos e 3 vitórias
5º: Cruzeiro - 9 pontos, 2 vitórias e 5 gols de saldo
6º: Grêmio - 9 pontos, 2 vitórias e 1 gol de saldo
7º: São Paulo - 8 pontos e 5 gols de saldo
8º: Bahia - 8 pontos e 0 gol de saldo
9º: Vasco - 7 pontos e 2 vitórias
10º: Portuguesa - 7 pontos e 1 vitória
11º: Ponte Preta - 6 pontos, 2 vitórias e -2 de saldo
12º: Criciúma - 6 pontos, 2 vitórias e -4 de saldo
13º: Internacional - 6 pontos, 1 vitória e 1 de saldo
14º: Flamengo - 6 pontos, 1 vitória, 0 de saldo e 7 gols pró
15º: Corinthians - 6 pontos, 1 vitória, 0 de saldo e 3 gols pró
16º: Atlético-PR - 6 pontos, 1 vitória e -1 de saldo
17º: Santos - 5 pontos e -2 de saldo
18º: Goiás - 5 pontos e -5 de saldo
19º: Atlético-MG - 4 pontos e -2 gols de saldo
20º: Náutico - 4 pontos e -7 de saldo

0 comentários :
Postar um comentário