segunda-feira, 1 de julho de 2013

Haka em dose dupla

Nova Zelândia faz ''dobradinha'' na Copa do Mundo de Rugby Sevens

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

01/07/2013 - A Nova Zelândia segue na condição de seleção a ser batida no Rugby atual. Neste final de semana, em Moscou, na Rússia, os selecionados feminino e masculino do país sagraram-se campeões do Mundial de Sevens. Com o bicampeonato, os All Blacks, ao lado de Fiji, são os maiores vencedores da competição. A conquista anterior aconteceu em 2001, contra a Austrália. Já as Black Ferns, após o vice na edição de estreia do evento feminino em 2009, chegou ao primeiro título.

All Blacks comemoram o título com a tradicional Haka.
(Foto: International Rugby Board/Divulgação)

O caminho dos All Blacks começou a ser trilhado, na sexta-feira, no grupo D. Na primeira fase, três vitórias e liderança da chave. A primeira vítima foi o Canadá (31 a 12). Na segunda partida, no sábado, 26 a 7 na Geórgia. Na mesma data, 26 a 19 nos Estados Unidos.

Nas quartas de finais, uma seleção com muita tradição: o País de Gales. Mesmo assim, triunfo tranquilo por 26 a 10. Na semi, a seleção com maior número de títulos no torneio: Fiji. Nada que atrapalhasse a vitória esmagadora dos All Blacks por 17 a 0. Na decisão, a Inglaterra, que fez uma boa campanha. No entanto, o desempenho dos ingleses caiu diante do poderio neozelandês. Na decisão, só deu Nova Zelândia, que massacrou a Inglaterra com um placar impiedoso de 33 a 0.

A Rússia bateu o Japão por 29 a 5 e foi a campeã da Taça de Bronze. Na Prata, título para o Canadá, que derrotou Samoa por 19 a 12. Na decisão do terceiro lugar do principal, Fiji venceu a surpresa da competição, Quênia, por 29 a 5.

Black Ferns também arriscam o Haka após vitória na decisão contra as canadenses.
(Foto: International Rugby Board/Divulgação)

As meninas da Nova Zelândia não tomaram conhecimento das adversárias da primeira fase. No grupo A, as Black Ferns não permitiram pontuação para as rivais nos dois primeiros jogos: 36 a 0 na Tunísia e 41 a 0 na Holanda. No encerramento da fase inicial, 20 a 5 no Canadá. Nas quartas de finais, um passeio contra a Inglaterra: 24 a 7. Contra os Estados Unidos, na semi, triunfo sossegado: 19 a 10. Na decisão, novo oponente da América do Norte. 29 a 12 no Canadá.

Na Taça de Bronze, título para Fiji, que venceu a Holanda por 12 a 10. Pela Prata, a Austrália faturou o caneco ao derrotar a Inglaterra por 14 a 5. Na disputa pelo terceiro lugar do principal, os Estados Unidos fizeram 10 a 5 na Espanha.

0 comentários :

Postar um comentário