domingo, 30 de junho de 2013

Sorte e competência

Em Silverstone, Hamilton e Massa superam problemas com os pneus, Vettel abandona no fim e Rosberg vence a 2ª na temporada

De Curitiba.
Por Willian Gomes.

30/06/2013 - O alemão Nico Rosberg, que largou em segundo, venceu o GP da Inglaterra de Fórmula 1 em uma corrida bem movimentada neste domingo. Ele aproveitou que Hamilton, então líder, teve seu pneu furado no começo da prova, mesmo problema de Felipe Massa, que fazia uma excelente corrida e vinha em quarto (aliás, os dois fizeram excelente corrida de recuperação). Quem liderava a dez voltas do fim era Sebastian Vettel, mas com problemas no câmbio, ele abandonou. Essa foi a segunda vitória do piloto da Mercedes no ano, sendo que a primeira foi em Mônaco. Com os 25 pontos, o alemão chegou aos 82 no total e segue na sexta posição.

Vettel, da RBR, segue na liderança do campeonato com 132 pontos, mas agora, Fernando Alonso, da Ferrari, diminuiu a vantagem para 21 pontos, e está com 111 no total. O brasileiro Felipe Massa terminou a prova na sexta posição, e chegou aos 57 pontos, ocupando a sétima colocação na classificação geral.


Rosberg contou contou os tropeços dos adversários e venceu a segunda no ano.
(Foto: Getty Images)

Mesmo com problemas, Felipe Massa fez uma boa corrida de recuperação. O brasileiro, que largou na 11ª posição, logo na largada ganhou seis posições e assumiu o quinto lugar. Após ver Hamilton com o pneu furado na sétima volta, o piloto da Ferrari ganhou mais uma posição. Mas duas voltas depois, foi a vez de Massa cair para o último lugar com o pneu furado. No decorrer da prova, ele fez boas ultrapassagens, terminando na sexta posição.

Outro piloto que também perdeu posições devido ao pneu foi Jean-Eric Vergne, da STR. Na 14ª volta, seu pneu estourou, entrando assim em pista o Safety Car para possibilitar a limpeza do asfalto. 

A relargada aconteceu somente na 22ª volta, com Vettel na liderança, seguido por Rosberg, Sutil, Alonso, Raikkonen e Grosjean. Após os incidentes, os pilotos começaram a ter mais cuidados na corrida. Pelo rádio, a RBR pediu paras seus pilotos evitarem ao máximo passar na zebra, pois ela estava desgastando muito os pneus. 

Na 42ª volta, quando o líder Vettel já tinha o controle da prova, um problema no câmbio tirou o alemão da corrida. Nico Rosberg assumiu a ponta, seguido por Raikkonen e Sutil. As últimas voltas tiveram o intenso movimento do começa da corrida. Alonso, que estava em nono, ultrapassou Button, Pérez e Ricciardo, assumindo a sexta posição. O espanhol ainda teve tempo de passar Sutil e Raikkonen, terminando a prova em terceiro.

No final, Mark Webber foi para o ataque diante de Rosberg, mas o alemão suportou bem a pressão e manteve o forte ritmo da Mercedes, impossibilitando qualquer azar em uma corrida de muitos imprevistos.


Classificação final do GP do Canadá (clique para ampliar):
Foto: formula1.com

Classificação do Mundial de Pilotos (clique para ampliar): 
Foto: formula1.com

Classificação do Mundial de Construtores (clique para ampliar):
Foto: formula1.com

0 comentários :

Postar um comentário