quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rumo ao tetra!

Júlio César defende pênalti, Neymar manda beijo, Brasil vence Uruguai e se classifica para a final da Copa das Confederações

De Aracaju.

Por Helena Sader.

26/06/2013 - Não foi nem de longe a partida mais bonita que a Seleção Brasileira já fez. Mas o que faltou de beleza, sobrou de emoção. Desde antes do início, o jogo entre Brasil e Uruguai prometia. Rivais de longa data, os sul-americanos fizeram a primeira das semifinais da Copa das Confederações de 2013. Nesta quarta-feira (26), no Mineirão, em Belo Horizonte, a torcida mineira repetiu o que vinha sendo feito em todos os jogos do Brasil até agora. Os torcedores emocionaram os jogadores no momento do hino e fizeram festa durante a partida. E bem que os jogadores brasileiros precisaram. Com muitas dificuldades, o Brasil venceu um jogo sofrido por 2 a 1. Destaques para Fred, que marcou o primeiro para os brasileiros, Paulinho, que participou do primeiro com lindo lançamento e fez o segundo gol do Brasil, e Cavani, que fez seu primeiro gol pelo Uruguai na competição. 

Jogadores festejam após a suada vitória.
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A vitória teve um gostinho especial para Júlio César. O goleiro, contestado por torcedores desde a eliminação do Brasil para a Holanda na Copa do Mundo de 2010, teve um dia inesquecível. Júlio pegou um pênalti cobrado por Forlán quando o jogo ainda estava 0 a 0. 

Agora, rumo à conquista do quarto título da competição, o Brasil aguarda o vencedor do duelo entre Itália e Espanha para saber que time enfrentará na tão esperada final da Copa das Confederações. A disputa entre os europeus será nesta quinta-feira (27), em Fortaleza, no Castelão. A final será realizada no domingo (30), no Maracanã, no Rio de Janeiro. 

Quando a bola rolou...

Aguenta coração! Com apenas 15 minutos de jogo entre Brasil e Uruguai, o torcedor já teve que roer as unhas. Em dia nada bom para a zaga brasileira, David Luiz puxou a camisa e praticamente "deu um golpe" no uruguaio Lugano. Para Enrique Osses, árbitro chileno, não restou nenhuma alternativa a não ser marcar  a penalidade máxima. Mas se o goleiro Júlio César pensou que estava sozinho diante do atacante Forlán, ele se enganou. O torcedor presente no Mineirão vaiou bastante o uruguaio na hora da cobrança  E deu certo: Júlio pulou no seu canto esquerdo e conseguiu defender. 

Mesmo com a vantagem de não ter tomado o gol naquele momento, o Brasil não conseguia passar pela forte marcação uruguaia e sair para jogar. E, ao mesmo tempo, o jogo ia sendo marcado por muitas faltas, muitas delas feitas pelo Brasil. 

No finalzinho do primeiro tempo foi que o Brasil pôde respirar aliviado. Paulinho, que voltou a jogar pela seleção nesta quarta, recebeu a bola no meio, enquanto Neymar disparou entre os uruguaios para dentro da área. O volante corintiano fez belo lançamento e Neymar dominou muito bem. O atacante jogou por cima do goleiro Muslera, mas a bola resvalou e voltou para o meio da área. E, para ao azar do uruguaio, sobrou pra quem não erra: Fred. O camisa 9 chutou de forma engraçada, com a canela, mas para o fundo das redes. Muitíssimo conhecido no Mineirão, deu tempo até para o torcedor cruzeirense matar a saudade da época que o artilheiro fazia parte da equipe celeste. 


Fred e Paulinho, autores dos gols brasileiros.
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A vantagem brasileira foi levada até o intervalo. Mas toda a euforia estabelecida pelo gol de Fred acabou no comecinho do segundo tempo. Logo aos 3 minutos, Luis Suárez persistiu na área enquanto a zaga brasileira se atrapalhava toda. David Luiz afastou mal a bola e Thiago Silva, diferente do habitual, entregou a bola nos pés de Cavani. Um dos jogadores mais requisitados do futebol atual, o uruguaio não perdeu a chance e marcou seu primeiro gol na competição. 

Depois do gol sofrido, o Brasil não estava bem. Oscar muito distante do que todos esperam; Hulk muito abaixo das expectativas. Dessa forma, Felipão resolveu arriscar. Para a loucura do torcedor atleticano, quem estava prestes a entrar para tentar mudar o rumo do jogo era Bernard. E olha que foi uma boa escolha. O garoto atleticano entrou e deu bastante velocidade no jogo, e ainda trouxe o torcedor da casa novamente para o lado do time. 

E aos 38 minutos do segundo tempo, algo engraçado e inesperado aconteceu. Álvaro González foi substituído por Gargano. Enquanto deixava os gramados, o uruguaio aproveitou para dar um apertão na bunda de Neymar como provocação. Para responder ao gesto do uruguaio, o atacante brasileiro mandou beijos para o rival. Câmeras do mundo todo filmaram a cena que firmou ainda mais o cenário tenso entre os jogadores. 

O Uruguai ainda assustou algumas vezes e estava melhor na partida. Até que veio o inesperado. Neymar cobrou escanteio da esquerda e a bola sobrou certinha para Paulinho marcar de cabeça e colocar o Brasil na final. 

0 comentários :

Postar um comentário