Brasil joga mal contra a França e perde a primeira na Liga Mundial de Vôlei
De Aracaju.
Por Helena Sader.
29/06/2013 - O Brasil vinha de cinco vitórias em cinco jogos nesta Liga Mundial de Vôlei. Porém, o retrospecto não serviu de nada na manhã deste sábado. Pela primeira vez na competição, a Seleção Brasileira conheceu a derrota. Jogando em casa, os brasileiros perderam para a França no jogo 2 entre as equipes. A partida válida pelo grupo A foi realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, assim como na última sexta-feira. No jogo 1, realizado ontem (28), o Brasil sofreu, mas venceu a França por 3 sets a 2. Hoje, a história foi diferente. Os franceses Ngapeth e Sidibé estiveram em dia inspirado e dificultaram bastante a vida dos brasileiros. Tanto que o Brasil foi derrotado pela França pelo placar de 3 sets a 1, com parciais de 29/27, 23/25, 25/22 e 25/19.
Contra a França, brasileiros perderam a invencibilidade na Liga Mundial.
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Pela França, Sidibé e Ngapeth marcaram 18 e 26 pontos, respectivamente. Já pelo lado brasileiro, Lucarelli foi o melhor e marcou 21 pontos. Lucão também foi bem e teve 15 acertos. Para vencer, a França também contou com o grande número de erros cometidos pela equipe brasileira.
Com o resultado, o Brasil - até então líder do grupo A - pode perder a atual posição. Com 13 pontos, a seleção brasileira pode ser ultrapassado por EUA ou Bulgária, que dividem o segundo lugar na tabela e se enfrentam neste sábado.
O próximo confronto do Brasil será na próxima sexta-feira (05), contra a Bulgária. A partida será realizada em Brasília.
O jogo
O Brasil já havia cometido muitas falhas na primeira partida contra a França, realizada na última sexta-feira. Suou para conseguir a vitória. Neste sábado, a equipe francesa foi mais eficiente e venceu a partida, principalmente devido à brilhante participação de Sidibé e Ngapeth.
Para começar, o técnico Bernardinho optou por mudar o time titular. No lugar de Vissotto, entrou Wallace. O oposto foi fundamental para a vitória do tie-break no jogo passado e conquistou Bernardinho. E a escolha não foi nada mal. O jogador entrou bem e conseguiu se encaixar no time.
O problema começou mesmo quando o Brasil passou a errar muito, principalmente no saque. As falhas brasileiras fizeram o time francês crescer e se impor na partida. A França conseguiu abrir uma vantagem de 24/21 e parecia que o primeiro set já estava ganho pelos visitantes. Mas a Seleção Brasileira cresceu no final e empatou a partida, que seguiu equilibrada até o central Eder ficar no bloqueio e o Brasil perder o primeiro set por 29/27.
No segundo set, a partida permanecia praticamente a mesma, com muitos erros de saque prejudicando a equipe brasileira. Wallace também não estava no seu melhor momento. Para Bernardinho, a solução foi fazer mudanças no time. Saiu o oposto para a entrada de Leandro Vissotto, e o levantador Bruninho para a entrada de William. As mudanças deram certo. O time brasileiro deu uma revigorada e correu atrás. A boa atuação brasileira no final do set resultou em vitória: 25/23.
Com tudo igual no jogo, William continuou em quadra. Mas os insistentes erros brasileiros continuaram a ocorrer. Os franceses davam trabalho para a defesa brasileira, que se tornou falha, e a vantagem do placar dos visitantes ia aparecendo aos poucos. Mais uma vez, Eder ficou no bloqueio e deu o ponto do set aos franceses: 25/22.
Mais uma vez, o set começou equilibrado. Mas a defesa brasileira não estava bem. E quando esse fundamento não vai bem, é difícil fazer os outros funcionarem e compensarem as falhas. Na primeira parada técnica, até deu para o Brasil ficar à frente com 8/7, mas na volta, os jogadores sofreram um apagão. Os franceses aproveitaram muito e fizeram 14/10. Bernardinho resolver voltar com a formação inicial (Bruninho e Wallace). Não deu tempo de parar a França. Iluminados, os franceses conseguiram sua terceira vitória na competição e quebraram a invencibilidade brasileira depois de garantir o quarto set por 25/19.
EQUIPE
BRASIL – Bruno, Wallace, Lucão, Eder, Dante e Lucarelli. Líbero – Mário Jr.
Entraram – William, Maurício, Vissotto, Maurício
Técnico: Bernardinho
FRANÇA – Toniutti, Sidibe, Le Roux, Hardy-Dessources, Ngapeth e Lyneel. Líbero - Grebennikov
Entraram – Moreau, Rafael
Técnico: Laurent Tillie
Confira a ficha de Brasil x França.
No site da FIVB, mais detalhes da Liga Mundial.
0 comentários :
Postar um comentário