segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mais do mesmo

Com quatro de Abel Hernández, Uruguai goleia Taiti e garante vaga na semifinal da Copa das Confederações

Do Rio de Janeiro.
Por Rafael Souza.

24/06/13 - O Uruguai goleou o Taiti por 8 a 0, na tarde deste domingo (23), pela última rodada da fase de grupos da Copa das Confederações, e garantiu vaga na semifinal da competição. Em partida realizada na Arena Pernambuco, em Recife, o atacante Abel Hernández foi o grande destaque, com quatro gols. Luís Suárez (2x), Diego Pérez e Lodeiro anotaram os outros gols da Celeste, que foi a campo com uma equipe reserva. Agora, os uruguaios têm o Brasil pela frente, na quarta-feira (26), no Mineirão, às 16h.

Porém, o que chamou mais atenção na partida não foi a goleada em si. O carinho dos taitianos com os torcedores brasileiros que os apoiaram foi algo marcante, com direito à faixa após o apito final com os dizeres: "Obrigado, Brasil". Além disso, muitos jogadores entraram com a bandeira do Brasil em volta do corpo, em um gesto de gratidão pelo apoio das arquibancadas e pela receptividade do povo brasileiro.


Jogadores taitianos agradeceram o apoio do brasileiros. 
(Foto: FIFA via Getty Images)
O jogo foi bem previsível. Torcida presente no estádio empurrando o Taiti, gritando "olé" a cada troca de passe, desarme ou defesa do goleiro e a expectativa em relação ao tempo em que a seleção da Oceania suportaria até o primeiro gol uruguaio. Isso durou apenas um minuto: após cobrança de escanteio de Lodeiro, Scotti desviou e Hernández completou sozinho.

A partir daí, a partida se arrastou, com o Uruguai levando o jogo em "banho maria" e o Taiti esbarrando em suas sérias limitações técnicas. Aos 23 minutos, o Uruguai deu início à goleada com Abel Hernández, que chapelou o zagueiro e fez um bonito gol. Três minutos depois, Pérez ampliou; e aos 45, Hernández fez mais um, chegando ao hat-trick. Em todo o primeiro tempo, o Taiti ameaçou somente em uma oportunidade, com  Chong Hue, aos 39.

No início do segundo tempo, Aguirregaray foi derrubado por Vallar dentro da área. Pênalti que Scotti cobrou e o goleiro Meriel defendeu, para delírio dos pernambucanos, valendo como se fosse um gol. Logo depois, o mesmo Scotti conseguiu a proeza de ser expulso contra uma equipe amadora, após levar o segundo amarelo. Porém, Ludivion tratou de trazer a igualdade no número de jogadores em campo, oito minutos depois. Depois disso, mais gols uruguaios, com o botafoguense Lodeiro, aos 15; Hernández, aos 21; e Luís Suárez, fechando a conta, aos 36 e 44.

Com o término do jogo, a aventura taitiana também se encerrou, embaixo de aplausos ovacionados dos brasileiros. Certamente, o Brasil ganhou um lugar no coração dos taitianos, que por sua vez, trouxeram um certo brilho à competição com sua histórica participação. Não só por ter levado 24 gols em três jogos e ter feito apenas um, mas pelo carisma e, sobretudo, pela humildade de seus jogadores e comissão técnica.

Além disso, deixaram uma lição: quem disse que não há futebolistas que jogam por amor ao esporte? Diante de tempos como esses, em que o futebol se torna um simples negócio, é sempre bom ter um Taiti na vida.

URUGUAI: Silva; Aguirregaray, Coates, Scotti e Álvaro Pereira; Diego Pérez, Eguren, Gargano e Lodeiro; Gastón Ramírez (Luis Suárez) e Hernández.
Técnico: Oscar Tabárez.

TAITI: Meriel; Ludivion, Caroine, Jonathan Tehau, Vallar e Simon; Aitamai (Lemaire), Lorenzo Tehau (Atani), Vahirua e Chong Hue; Hnanyine (Tihoni).
Técnico: Eddy Etaeta.

0 comentários :

Postar um comentário