quinta-feira, 2 de maio de 2013

Uma surpresa agradável

De um dos piores times da National League, a possível surpresa na pós-temporada da MLB: os bons números e nomes que compõem os Rockies


De Mariana (MG).
Por Marcelo Camêlo.

02/05/2013 - A temporada regular da MLB é longa e está sujeita a reviravoltas a qualquer momento. Porém, ainda assim, podemos destacar algumas equipes que estão fazendo um início fantástico. Uma delas é o Colorado Rockies. Os comandados de Walt Weiss, que chegou esta temporada para substituir Jim Tracy, já contabilizam 17 vitórias e 11 derrotas. É a quarta melhor equipe da liga em aproveitamento de vitórias e, mesmo sendo cedo, já podemos avaliar uma melhora significativa.



 A estátua de Branch Rickey e a bela entrada do Coors Field, casa dos Rockies.
(Foto: AP Photo/Jack Dempsey)

Como exemplo mais próximo, ontem (1), os Rockies foram mais uma vez até L.A. enfrentarem os Dodgers. Saíram com a vitória por 7 a 3 com atuação defensiva quase perfeita. Los Angeles conseguiu colocar apenas seis jogadores em posição de anotar corrida, um deles através de um roubo de base. Terminaram com 3 corridas, mas apenas duas foram impulsionadas pelo HR de duas corridas de Gonzalez, ainda na primeira entrada. A outra corrida veio depois de um wild pitch de Juan Nicasio. Depois disso, atuação segura dos pitchers e da defesa. Pra completar, o ataque conseguiu muitos contatos. Tulowitzki, Cuddyer e Carlos Gonzalez estão muito bem afiados.

A quem podemos dar o crédito pra esta melhora? A introdução de uma nova ideologia de jogo é sempre bem-vinda. Walt Weiss foi atleta do Colorado de 94 a 97, eleito o melhor novato da American League em 1988 e tem um título de World Series conquistado com os Athletics em 1989. Não foi um exímio jogador, mas esteve nos Rockies, inclusive como assistente técnico de Clint Hurdle por sete temporadas. Quando Clint foi demitido, em 2009, quem chegou para ocupar o cargo foi Tracy, com quem também esteve três anos servindo como assistente. No ano passado, treinou o time do segundo grau da escola jesuíta de Aurora, no Colorado. Ele liderou os Regis com 20 vitórias e cinco derrotas até as semis.


Weiss no dia de sua apresentação oficial.
(Foto: Doug Pensinger/Getty Images)


Muitas críticas vieram da imprensa, pelo fato de Weiss não ter nenhuma experiência como Head Coach. Mas Dan O'Dowd, GM dos Rockies, confiou no trabalho dele e seu histórico no clube. Uma nova cabeça para trabalhar num time, que não trouxe grandes reforços para a atual temporada, foi a grande chave do repentino sucesso. A rotação titular ainda está melhorando, mas tem o 12º melhor E.R.A da liga. Na frente de Yankees, Phillies e Angels, por exemplo. Além disso, é a segunda melhor equipe em eliminações por bola rasteira.

No ataque, o time está simplesmente feroz. Conta com o melhor aproveitamento da liga, com 28,3% e o número absurdo de 36 home runs, menor apenas que Yankees e Braves. Além disso, já conseguiram 20 roubos de base na temporada. É o time que mais consegue rebatidas não à toa. Seus rebatedores sabem o momento de tentar swing certeiro e isso lhes deixa também com um número razoável de strike outs.

 Tulowitzki é um dos melhores SS da MLB.
(Foto: Christian Petersen/Getty Images)


O trio: Michael Cuddyer, Carlos Gonzalez e Troy Tulowitzki já somam 16 home runs. Michael veio de uma temporada boa de 16 rebatidas pra fora do muro em 2012 e esse ano já tem cinco. Se mantiver o rendimento, pode passar de 25 HR’s. Carlos teve excelente aproveitamento no bastão em 2012. Na verdade, o outfielder tem uma carreira de 30% de aproveitamento, o que é excelente. Na temporada passada foram 22 rebatidas que ultrapassaram os muros e ele pode muito bem repetir a dose. Mas o melhor mesmo é Troy. A lesão na virilha o retirou de boa parte da temporada passada. Porém, o já duas vezes selecionado para o All Star Game terá mais chances no bastão e pode ultrapassar os 30 HR’s no ano.

A verdade é que o time está muito bem montado. Diferente de muitas outras equipes da MLB, os Rockies mantêm bons números ofensivos e defensivos. Fez um bom Spring Training e está provando que a pré-temporada pode sim ser um espelho para a temporada regular. Este mês terão grandes sequências de partidas, contra Rays, Yankees, Cardinals, D-Backs e Giants. Pode ser o mês que vai nos mostrar a real força desse time das terras gélidas do Colorado.

0 comentários :

Postar um comentário