domingo, 28 de abril de 2013

Tudo azul

Chelsea vence, vê Arsenal e Tottenham empatarem seus jogos, e fica em vantagem na briga pela vaga na próxima Champions

De Aracaju.

Por Henrique Ferrera.

28/04/2013 - Mais três jogos deram continuidade à rodada 35 da Premier League neste domingo (28). O Chelsea recebeu o Swansea, venceu e comemorou o tropeço dos rivais londrinos: além do Tottenham, que havia empatado com o Wigan no sábado, o Arsenal também empatou, no clássico contra o Manchester United, que marcou o primeiro retorno de Van Persie ao Emirates.

Jogadores do Chelsea comemoram gol de Frank Lampard. 
(Foto: Getty Images)
Em Stamford Bridge, a estratégia da equipe de Michael Laudrup era evidente: o contra-ataque. Bem fechado, o Swansea impedia qualquer tentativa do Chelsea de chegar ao gol. Na parte defensiva, tudo OK, mas o esquema acabou isolando a dupla de ataque Michu e Pablo Hernández. Aos 23, Ramires acabou se lesionando e deu vaga à Lampard. E na iminência do intervalo, o veterano resolveu decidir: primeiro aos 44, quando arrancou e serviu Oscar, que bateu cruzado e abriu o placar. Depois, ainda no primeiro tempo, bateu o pênalti sofrido por Juan Mata e fez o segundo.

No segundo tempo, o jogo esfriou muito. O Swansea não tinha força para reagir, e o goleiro Cech apenas assistia o jogo de um lugar privilegiado, enquanto o Chelsea não forçava, já satisfeito com o resultado. De relevante, apenas a jogada de Oscar para Juan Mata, que driblou o zagueiro, mas bateu para fora. Depois disso, foi só esperar o apito que sacramentou a vitória por 2 a 0.

Szczesny voa, mas não pega pênalti de Van Persie. 
(Foto: Getty Images)
No Emirates Stadium, a torcida dos Gunners recebia Van Persie de volta com uma certa hostilidade. Mas o próprio Van Persie levou o estádio ao delírio logo no começo da partida. Com um minuto de jogo, o holandês perdeu a bola no meio, proporcionando contra-ataque que chegou até Walcott - impedido -, que venceu De Gea e abriu o placar. Apesar do gol, o Arsenal permaneceu no ataque: Rosický, Cazorla e Podolski tiveram chances desperdiçadas. Só no fim do primeiro tempo é que o United resolveu jogar, mais precisamente aos 38, quando Szczesny fez milagre ao defender cabeçada de Van Persie com o rosto.

Aos 42, Sagna fez dupla bobagem: errou o passe na defesa, dando a bola de presente para Van Persie. No afã de desfazer o erro, acabou fazendo outro: derrubou o holandês dentro da área. Na marca do pênalti, o atacante foi letal, empatando o jogo. Precisando da vitória, o Arsenal foi para cima no segundo tempo, mas não mostrava qualidade para assustar o adversário. De perigoso, apenas um chute de Cazorla já aos 40, que De Gea fez boa defesa.

No outro jogo da rodada, Reading e QPR fizeram o jogo que retratou muito bem suas temporadas. O resultado de 0 a 0, além de ser uma boa nota para os times, foi a pá de cal que faltava para terminar de enterrar os dois lanternas. Ambas equipes disputarão a Championship, segunda divisão inglesa, na próxima temporada.

Quem brilhou? Frank Lampard não deve renovar com o Chelsea, mas vai mostrando que ainda está em forma. Em seu 400º jogo na Premier League, entrou no lugar de Ramires, e participou dos dois gols azuis em Stamford Bridge.

Quem atrapalhou? O espanhol Miguel Michu não repetiu as boas atuações que teve contra o Chelsea na FA Cup. O atacante não foi capaz de puxar os contra-ataques que Laudrup havia desenhado como estratégia.

Próximos jogos. A rodada 35 se encerra na segunda (29) com mais um jogo: Aston Villa e Sunderland se enfrentam no Villa Park.

CLASSIFICAÇÃO
1º Manchester United (85)
2º Manchester City (71)
3º Chelsea (65)
4º Arsenal (63)
5º Tottenham Hotspur (62)
6º Everton (59)
7º Liverpool (54)
8º West Bromwich Albion (48)
9º Swansea City (42), saldo 1
10º West Ham United (42), saldo -8
11º Fulham (40), saldo -9
12º Stoke City (40), saldo -10
13º Southampton (39)
14º Norwich City (38)
15º Sunderland (37), saldo -7
16º Newcastle United (37), saldo -23
17º Aston Villa (34)
18º Wigan Athletic (32)
19º Queens Park Rangers (25), saldo -27
20º Reading (25), saldo -28

0 comentários :

Postar um comentário