Após Boston Celtics desperdiçar vantagem de 20 pontos, Jason Terry é decisivo na prorrogação e mantém seu time vivo nos playoffs da NBA
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
28/04/13 - Os torcedores presentes no TD Garden foram à loucura várias vezes neste domingo. Primeiro, ao verem o seu Boston Celtics abrir 19 pontos de vantagem ao intervalo do jogo contra o New York Knicks, o terceiro entre os times pela primeira rodada dos playoffs da NBA. Depois, ao lamentar a reação do time visitante, que conseguiu se recuperar e levou o jogo para a prorrogação. No tempo extra, a torcida verde vibrou ao ver Jason Terry anotar nove pontos e decidir a vitória do maior campeão da liga, por 97 a 90.
A vitória foi a primeira dos Celtics na série, que tem o time de Nova York liderando por 3 a 1. O próximo confronto voltará para o Madison Square Garden, na quarta (1º), e os Knicks seguem favoritos. Vale lembrar que nenhuma equipe na história da NBA conseguiu virar a série saindo perdendo por 3 a 0.
No jogo deste domingo, além de Jason Terry (18 pontos), Paul Pierce (29 pontos, oito rebotes e seis assistências), Jeff Green (26 pontos e seis rebotes) e Kevin Garnett (13 pontos e 17 rebotes) se destacaram por Boston. Do lado de New York, Carmelo Anthony (36 pontos e sete rebotes) e Raymond Felton (27 pontos) foram os grandes nomes.
(Foto: NBAE/Getty Images)
Quando a bola subiu...
Ao contrário dos outros três jogos, Boston veio à quadra com uma postura diferente, e ainda contou com o baixo aproveitamento ofensivo do time de Nova York. Primeiro, os Celtics abriram 12 a 5. Mike Woodson pediu tempo. Depois, a folga ficou em 18 a 12, com nova pausa. Paul Pierce era o cestinha do jogo, e Kevin Garnett tinha ótimo aproveitamento de rebotes defensivos. Do outro lado, Carmelo Anthony, com média superior a 30 pontos nesta primeira rodada dos playoffs, errou suas primeiras seis tentativas de arremesso. Com cinco pontos dele no fim, NY encurtou o prejuízo: 22 a 17.
O time da casa voltou para o segundo período da mesma maneira. Os Knicks erraram os seis primeiros arremessos na parcial e viram Boston abrir 30 a 17. Dali pra frente, o time verde seguiu com tudo. Bem na defesa e contra um adversário que, claramente, sentia a falta do suspenso J.R. Smith, que vindo do banco tira um pouco a pressão dos titulares e, sobretudo, de Carmelo, Boston só foi ampliando sua folga apoiado no bom jogo de Jeff Green, definindo muito bem os contra-ataques com suas infiltrações, e Paul Pierce, que acertou a mão nos arremessos. A vantagem chegou a 19 pontos ao intervalo (54 a 35). Boston jogava como queria, tudo dava certo.
Após Boston abrir 20 de frente, Nova York tentou se reequilibrar em quadra. Abriu 12 a 5 no terceiro quarto (47 a 59) e, atento a isso, Doc Rivers pediu tempo quando restavam sete minutos. Carmelo Anthony e, sobretudo, Raymond Felton (autor de 16 pontos) chamaram a responsa e comandaram a reação de NY, que encurtou o prejuízo para dez pontos. No último minuto, os Knicks, incrivelmente, encurtaram a diferença para apenas três pontos. Raymond Felton acertou de três no estouro do cronômetro e os visitantes perdiam por apenas 68 a 65 ao fim do terceiro período.
E Nova York chegou ao empate (74 a 74) quando restavam sete minutos para o fim do jogo. Boston sentia a pressão de ter que fazer o resultado, construído no primeiro tempo e mal administrado no terceiro período. Os Knicks viraram com menos de um minuto e meio restando no relógio. Com 18 segundos por jogar, Carmelo "fomeou", errou o arremesso e Boston teria a bola do jogo para vencer e seguir vivo na NBA. Bem marcado por Tyson Chandler, Paul Pierce também errou e o jogo foi para a prorrogação.
No tempo extra, Jason Terry decidiu para Boston. Primeiro, acertou de três pontos quando restava um minuto e meio. Trinta segundos depois, converteu mais uma cesta, dessa vez de dois, e seu time abriu 93 a 90. Na sequência, sofreu falta de Steve Novak na briga pelo rebote do arremesso nova-iorquino e converteu dois lances livres, além de matar o jogo em outro contragolpe. Com nove pontos de Terry, o Boston Celtics fez 13 a 6 e segue vivo.
Confira a ficha de Knicks @ Celtics.
0 comentários :
Postar um comentário