domingo, 24 de março de 2013

Título com sabor especial

Jovem equipe escocesa se ''vinga'' das suecas e garante segundo título na história do Mundial feminino de curling

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

24/03/2013 - A jovem seleção da Escócia enfrentou o experiente plantel da Suécia por três vezes no Mundial feminino de curling 2013. Na primeira fase e nos playoffs, duas derrotas. No entanto, na decisão, neste domingo, as escocesas se superaram, bateram as suecas por 6 a 5 e faturaram o segundo título para o país. O Mundial foi disputado na cidade de Riga, capital da Letônia.

Seleção da Escócia desbanca favorita e conquista título mundial de curling.
(Foto: Getty Images)

A Suécia era favorita e buscava o seu nono título. Já a Escócia, país com menor tradição no esporte, após a primeira conquista em 2002, queria o bi. As duas seleções foram as melhores na primeira fase. Suécia e Escócia ficaram na primeira e segunda colocação, respectivamente. Em toda a competição, as escocesas tiveram duas derrotas, ambas para as rivais da final. A Suécia, por sua vez, além do revés na decisão, perdeu apenas para a China, no sexto jogo da fase de classificação.

Na disputa pelo terceiro lugar, também neste domingo, a seleção com maior número de títulos, Canadá com 15, bateu os Estados Unidos por 8 a 6 e garantiu a medalha de bronze.

O duelo

A Suécia iniciou com o martelo, mas não conseguiu a vantagem no primeiro end. No entanto, as suecas, mesmo sem a última pedra, venceram a segunda parcial por 2 a 0. Na seguinte, foi a vez da Escócia surpreender e fazer 1 a 0. No quarto end, a Escócia soube utilizar a vantagem do martelo e virou para 3 a 2.

A partir daí, o duelo ficou muito equilibrado e as equipes não conseguiram passar de 1 a 0 em seus lances com a pedra final. No último end, a Suécia tinha uma pedra próxima ao centro. Em seu último lançamento, mandou uma pedra adversária para a parte central. A Escócia não vacilou e tirou a pedra adversária do centro. A pedra escocesa, que havia sido empurrada pelas suecas, garantiu o título escocês.

0 comentários :

Postar um comentário