Em jogo duro (de assistir), Franca bate Minas em BH e segue em busca do G-4 do NBB; time mineiro perde a quarta seguida e cai posição
De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.
23/03/13 - Esperava-se muito mais do Icatu/Minas vs. Vivo/Franca do início da noite deste sábado. As equipes fizeram partida válida pela 32ª rodada do Novo Basquete Brasil na Arena Vivo, em Belo Horizonte, e não foram bem. Muitos erros, ataques desperdiçados, decisões equivocadas e o placar baixo demonstra não só a superioridade e força defensiva, como também os vacilos dos dois times. Franca venceu por 60 a 58.
Foi a 19ª vitória em 29 jogos do Franca, time com o atual sexto melhor aproveitamento (65,5%). O Minas tem agora o 10º melhor aproveitamento (46,7%), ainda com boa folga na zona de playoffs, de onde deverá não sair. Com 18 pontos, Jhonatan e Cauê (ex-Minas) foram os cestinhas do Franca. Com 19, o americano Jermaine Beal foi o principal pontuador do Minas. O outro americano, Paul Crosby, fez 15 pontos.
Ao término da partida, o técnico Lula Ferreira disse que seu time, que não tem grande poderio ofensivo, teve como meta não deixar o Minas fazer mais de 60 pontos. Muito por culpa do adversário, conseguiu cumprir o objetivo. Já Raul, técnico minas-tenista, destacou a perda da partida por detalhes. Clique e confira as entrevistas com os treinadores e atletas após o jogo desta noite.
Agora, Minas tem mais dois jogos em casa, contra Liga Sorocabana (4/4) e Bauru (6/4). Franca voltará a jogar antes, contra Vila Velha, fora de casa, na próxima segunda (25).
Quando a bola subiu...
Raul Togni, técnico minas-tenista, resolveu modificar a equipe, que vinha de três derrotas. Ainda sem contar com o armador americano Mark Borders, em fase de recuperação de lesão e fazendo muita falta, o time foi à quadra com uma formação diferente da habitual. Na armação, Betinho e Jermaine Beal, que costumeiramente ocupam as posições 2 e 3. Renato fez a ala, enquanto Douglas Nunes e Paul Crosby ocuparam o garrafão. A falta de um armador principal dificulta o trabalho.
O jogo começou muito duro. Franca esteve à frente maior parte do tempo, mas com o Minas sempre por perto. O time da casa cometeu muitos erros ao longo do primeiro quarto, desperdiçou sete ataques, o que custou a derrota por 21 a 20. No segundo período, o jogo seguiu complicado, com as defesas superando os ataques na maioria das vezes. Um sofrido 11 a 11 manteve a vantagem mínima para o time francano: 32 a 31. Crosby era o único que se destacava pelo Minas, e fez nove dos onze pontos.
O terceiro quarto seguia da mesma maneira até sua metade, quando os times passaram a jogar um pouco melhor. O Minas tinha mínima vantagem e levou a virada. Durante dois ataques, parecia ter acordado. Entretanto, a boa postura não durou muito. Marcando melhor e tendo mais tranquilidade no ataque, o time de Lula Ferreira abriu seis de vantagem (50 a 44), restando um minuto. Após tempo de Raul, Beal converteu cesta de três e reduziu o prejuízo. Franca fez 18 a 16 e abriu 50 a 47.
Pelo fato de os dois times não estarem jogando bem, a partida se desenhava tranquila para qualquer uma das equipes que conseguisse apresentar o mínimo de organização. Mas isso não acontecia. Uma enormidade de ataques desperdiçados e/ou mal concluídos e o baixo placar não nos deixam mentir.
No fim do jogo, Franca tinha quatro pontos de vantagem e 0.9 segundo restava no relógio. Douglas forçou um arremesso e teve três lances a cobrar. Converteu os dois primeiros e errou o terceiro para ter a possibilidade de empatar o jogo. A bola voltou em suas mãos mas, no susto, errou o arremesso. Franca venceu o jogo por 60 a 58, perdendo o fraquíssimo último quarto por 11 a 10.
LESÃO - O ala Bruno, do Minas, saiu lesionado ainda no primeiro tempo e voltou à quadra de muletas. Segundo informações da assessoria de comunicação do clube, o atleta sofreu uma lesão no tendão calcâneo (de Aquiles), e ainda não se sabe o período de recuperação.
0 comentários :
Postar um comentário