Favoritos em seus grupos, Alemanha, Itália e Holanda vencem e seguem na ponta; Espanha derrota a França e retoma liderança do grupo I
De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.
26/03/2013 - O continente com maior número de seleções nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 teve 17 jogos realizados nesta terça-feira. Favoritos, Alemanha, Itália e Holanda venceram seus compromissos e lideram os respectivos grupos. Inglaterra e França estão na na zona de repescagem, na segunda colocação dos grupos H e I, respectivamente. A atual campeã mundial, Espanha, derrotou os franceses e retomou a liderança da chave. A grande decepção até o momento é a equipe de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo. Neste momento, com a atual campanha, estaria fora da Copa.
Na Europa, as 53 seleções são divididas em nove grupos. O campeão de cada um deles garante vaga direta para a Copa do Mundo. Os oito melhores segundos colocados disputam a repescagem em sistema mata-mata para decidir as outras quatro vagas.
Grupo A
Três jogos movimentaram esta chave com duas vitórias dos mandantes. A Sérvia venceu a Escócia por 2 a 0 e a líder Bélgica derrotou a Macedônia por 1 a 0. O único triunfo dos visitantes foi da Croácia, que bateu o País de Gales por 2 a 1.
Situação: Bélgica e Croácia têm 16 pontos cada e devem brigar pela vaga direta. Com 7 pontos, a Sérvia é a terceira colocada. Logo atrás, aparece o País de Gales com 6. A Macedônia tem 4 e a Escócia é lanterna com apenas 2.
Grupo B
A Itália visitou Malta e, com gols de Balotelli, venceu o duelo por 2 a 0. Dinamarca e Bulgária empataram por 1 a 1 e a República Tcheca fez 3 a 0 no selecionado da Armênia.
Situação: Itália lidera com 13 pontos e deve garantir a classificação neste posto. A Bulgária é vice com 10. República Tcheca e Dinamarca, com 7 e 6 pontos, vão brigar com os búlgaros pela repescagem. A Armênia tem apenas 3 e Malta ainda não pontuou.
Grupo C
A Alemanha goleou o Cazaquistão por 4 a 1. Os gols da vitória foram marcados por jogadores do Borussia Dortmund: Marco Reus (2), Mario Götze e Ilkay Gundogan. Shmidtgal descontou para os cazaques. Na outra partida, Irlanda e Áustria empataram por 2 a 2.
Situação: A Alemanha tem 16 pontos e lidera com folga. Áustria, Suécia e Irlanda têm 8 cada. O Cazaquistão tem apenas um e Ilhas Faroe ainda não pontuou.
Grupo D
A Holanda foi o destaque da rodada com goleada por 4 a 0 contra a Romênia. A Estônia venceu Andorra por 2 a 0, enquanto Turquia e Hungria ficaram no 1 a 1.
Situação: Melhor campanha nas eliminatórias (6 vitórias em 6 jogos), a Holanda - 18 pontos - está cada vez mais próxima da classificação. A Hungria tem 11 e está na vice-liderança. A Romênia tem 10, a Turquia 7 e a Estônia 6. Na lanterna, está Andorra sem nenhum ponto.
Grupo E
Nenhum jogo pelo grupo na rodada de hoje.
Situação: A Suíça é líder com 11 pontos. Islândia e Albânia têm 9. A Noruega é terceira com 7, seguida do Chipre com 4. A lanterninha é a Eslovênia com 3.
Grupo F
Fora de casa, Israel bateu a Irlanda do Norte por 2 a 0. Portugal se recuperou e derrotou o Azerbaijão pelo mesmo placar.
Situação: Mesmo com dois jogos a menos, a Rússia lidera com 12 pontos. Israel e Portugal têm 11 e são concorrentes diretos pela segunda colocação. Irlanda do Norte e Azerbaijão com 3 e Luxemburgo com 2 completam a chave.
Grupo G
Nenhum jogo pelo grupo na rodada de hoje.
Situação: Bósnia-Herzegovina surpreende e está na primeira colocação com 13. A Grécia tem 10, na segunda posição. A Eslováquia tem 8, Lituânia 5 e Letônia 4. Liechtenstein é o último com apenas 1.
Grupo H
A Polônia construiu a maior goleada da rodada: 5 a 0 contra San Marino. A Ucrânia, em casa, venceu a Moldávia por 2 a 1. Montenegro e Inglaterra empataram por 1 a 1.
Situação: Montenegro é o primeiro colocado com 14. Na zona de repescagem, a Inglaterra soma 12. Polônia e Ucrânia tem 8, Moldávia 4 e San Marino nada. A seleção samarinesa tem a pior campanha no geral.
Grupo I
Em jogo único do grupo, a Espanha visitou a França e se recuperou do empate em casa contra a Finlândia na última sexta-feira. Com gol de Pedro, os espanhóis venceram os franceses pelo placar mínimo.
Situação: A Espanha retomou a liderança com seus 11 pontos. A França tem 10 e é a segunda colocada. Bem atrás, a Geórgia tem 4, Belarus 3 e Finlândia 2. Essa chave é a única com apenas cinco participantes.
0 comentários :
Postar um comentário