quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

UCL: Milan abre dois gols de vantagem sobre o Barcelona

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

20/02/2013 - Nesta quarta (20), uma esplêndida exibição defensiva aliada aos gols da segunda etapa de Kevin-Prince Boateng e Sulley Muntari deram ao Milan uma vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona na primeira partida das oitavas de final da UEFA Champions League.

Tendo enfrentado os blaugranas quatro vezes na competição da última temporada, o técnico do Milan, Massimiliano Allegri, usou seu conhecimento sobre o adversário para manter os rivais em jejum de gols pela segunda vez na temporada. Sua resistência foi recompensada com o gol de abertura de Boateng aos 57 minutos, e Muntari pôs a cereja no bolo já no fim para confirmar a derrota dos líderes da liga espanhola.



Kevin-Prince Boateng comemora gol que abriu o placar.
(Foto: Getty Images)
O meio-campista de Gana não teve sorte em sua primeira tentativa no jogo, com seu disparo de 25 metros que passou próximo à meta de Victor Valdés. Do outro lado, Lionel Messi passou por Philippe Mexès com um brilhante movimento, mas seu arremate de esquerda ricocheteou em Muntari.

O Milan se manteve paciente diante da firme posse de bola do Barcelona e só pressionou com força quando os visitantes chegaram à uma área mais próxima. Foi quando o Milan partiu no contra-ataque, uma tática que quase deu certo aos 25 minutos quando um lindo passe de Boateng para Stephan El Shaarawy partiu livre pela esquerda. O italiano disparou para a área, mas um toque forte demais deu espaço para que Carles Puyol intervisse e impedisse a chance de gol.

O escanteio subsequente, porém, foi inteligentemente cruzado baixo por El Shaarawy, mas Boateng bateu à esquerda do gol, assustando Valdés. O Barça retomou o controle, mas era frustrado pela defesa disciplinada do time da casa, que ainda teve El Shaarawy quase marcando após se esticar sem sucesso para alcançar cruzamento em diagonal pela direita, de Boateng.

Foi, portanto, uma pequena surpresa quando a equipe de Allegri tomou a liderança. Riccardo Montolivo recebeu passe em cobrança de falta e bateu de longe, mas acertou Cristian Zapata na entrada da área, e por felicidade, a bola caiu nos pés de Boateng. O ganês bateu Valdés de pé esquerdo, registrando o 400º gol do club na competição europeia.

Posteriormente, o Milan continuou a se manter firme na defesa, o que levou a Andrés Iniesta a arriscar um tiro de longe que passou raspando a trave direita de Christian Abbiati. Com nove minutos para o fim, os anfitriões carimbaram suas primeiras vitórias em suas últimas oito tentativas contra o Barcelona. El Shaarawy, substituído por M'Baye Niang, mostrou muita qualidade para encontrar Muntari, que emendou um voleio que não deu chances a Valdés. Barcelona tem muito a fazer na volta, dia 12 de março.

Quem brilhou? Kevin-Prince Boateng foi o nome do Milan. Foi incisivo pela direita nas costas de Jordi Alba, e defensivamente segurou muito bem os avanços do lateral espanhol.

Quem atrapalhou? Todo o time do Barcelona esteve muito abaixo do nível normal de exibição. Nenhum jogador mostrou um lampejo de criatividade para quebrar a defesa do Milan.

Próximos jogos. No domingo, o Milan enfrenta a Inter no dérbi de Milão, pela Serie A italiana. No sábado, o Barcelona recebe o Sevilla, no Camp Nou, pela Primera División.

MILAN (4-3-3)
Abbiati, Abate, Mexès, Zapata e Constant; Montolivo, Ambrosini e Muntari; Boateng, Pazzini (Niang) e El Shaarawy (Traoré). Tec: Massimiliano Allegri

BARCELONA (4-3-3)
Victor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol (Mascherano) e Jordi Alba; Busquets, Xavi Hernández e Fàbregas (Alexis Sánchez); Pedro Rodríguez, Messi e Iniesta. Tec: Jordi Roura

0 comentários :

Postar um comentário