terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

UCL: Cirúrgica Juventus praticamente elimina Celtic

De Aracaju.
Por Pedro Henrique Ferreira.

12/02/2013 - Nesta terça (12), a Juventus mostrou uma exibição de defesa firme e contra-ataque cirúrgico para praticamente se confirmar nas quartas de final da UEFA Champions League pela primeira vez em sete temporadas, graças a uma vitória determinante sobre o Celtic por 3 a 0, em Glasgow.

Alessandro Matri abriu o placar no terceiro minuto e, embora os campeões italianos tenham sido colocados sob forte pressão, eles se mantiveram firmes antes de aumentar sua vantagem em contra-ataques nos momentos finais. Claudio Marchisio marcou o segundo aos 77 minutos e Mirko Vučinić deixou os bianconeri muito próximos de ficar entre os oito melhores times da Europa desde 2005/06, marcando o terceiro faltando sete minutos.

Jogadores da Juventus celebraram o gol de abertura, de Matri. 
(Foto: AFP/Getty Images)
O Celtic ameaçou primeiro, quando Victor Wanyama disparou um chute de longa distância nas mãos de Gianluigi Buffon com apenas 60 segundos no relógio, mas quase imediatamente a Juventus quebrou o ânimo do estádio. Neil Lennon escalou Efe Ambrose entre os titulares horas após seu retorno da vitoriosa campanha da Nigéria na Copa Africana de Nações e o defensor vacilou em bola alta lançada por Federico Peluso, permitindo a Matri bater o goleiro Fraser Forster, apesar da tentativa de impedir quase bem-sucedida de Kevin Wilson.

Os Hoops pressionaram forte atrás do empate, e Kris Commons fez Buffon trabalhar novamente e ainda tentou uma bicicleta que saiu pela linha de fundo. No entanto, os bianconeri fizeram bom papel na defesa e impediram que o Celtic entrasse com facilidade.

Os visitantes pareciam bem sóbrios acerca do seu plano de jogo, e apenas esperava postado na defesa, dominando o jogo calmamente enquanto o Celtic lutava para criar chances claras de gol. Andrea Pirlo começava a se desprender dos outros dois volantes e ameaçar os donos da casa, mas a estratégia deixava riscos, como quando Charlie Mulgrew cruzou da ponta esquerda e encontrou Ambrose desmarcado de frente para o gol. O defensor apenas cabeceou em cima de Buffon.

A Juventus ainda procurava os contra-ataques, entretanto, até os 67 minutos, apenas Vučinić havia chegado perto, mas Wilson esticou a perna e impediu. O time de Antonio Conte estava determinado e com 13 minutos a jogar, Matri fez a jogada para Marchisio, que passou por Scott Brown e bater no canto de Forster.

Com a série do Celtic de oito jogos sem perder em casa para adversários italianos chegando ao fim, a Juventus - derrotadas nos dois jogos anteriores no Celtic Park - mataram o jogo no 83° minuto. Mais uma vez, Marchisio estava no embrião da jogada, tomando a bola de Ambrose e tocando para Vučinić definir o placar e pôr a Juve em posição confortável para o jogo em Turim, no dia 6 de março.

Quem brilhou? Claudio Marchisio tomou o lugar de Pirlo no jogo de hoje e comandou as ações ofensivas e defensivas do meio-campo bianconero.

Quem atrapalhou? Efe Ambrose jogou apenas 48h depois de uma final e uma longa viagem, e acabou contribuindo para dois dos três gols da Juventus.

Próximos jogos. Celtic e Juventus jogam no próximo sábado (16): o Celtic recebe o Dundee United, pela Premier escocesa; e a Juventus visita a Roma, pela Serie A italiana.

0 comentários :

Postar um comentário