sábado, 24 de novembro de 2012

Sem Sheilla e Adenízia, Osasco é derrotado pelo Campinas na abertura da Superliga

De Aracaju.
Por Helena Sader.

24/11/2012 - Enfim, chegou o dia tão esperado para o vôlei nacional. Nesta sexta-feira (23), começaram os jogos que derão início à Superliga Feminina na temporada 2012/2013. E já veio surpresa logo na estreia. Em casa, o atual campeão Osasco (Sollys/Nestlé) foi surpreendido por um Campinas (Vôlei Amil) cheio de garra e com um forte bloqueio. Resultado: 3 sets a 1 para a equipe do técnico José Roberto Guimarães, com parciais de 26/24, 11/25, 25/14 e 25/18. As medalhistas olímpicas Sheilla e Adenízia nem puderam ajudar suas equipes e tiveram que ficar na arquibancada, só na torcida.  

A levantadora Fernandinha, do Amil, foi escolhida a melhor em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei. A oposta cubana Daymi Ramirez, do time campineiro, foi a maior pontuadora, com 17 pontos, assim como Jaqueline, do Sollys.

As próximas partidas estão marcadas para a terça-feira (27). Às 19h, o Campinas recebe o Rio de Janeiro. O Osasco encara o São Bernardo no ginásio José Liberatti, às 19h30. 

O bloqueio foi fundamental na vitória do Campinas sobre o Osasco
(Foto: Alexandre Arruda/ CBV)

No primeiro set, o primeiro ponto do jogo foi marcado já por um erro de saque da levantadora Fernandinha pelo Campinas. E, apesar de permanecerem nos erros desse fundamento, a equipe visitante compensou em todos os outros, principalmente no bloqueio. O topo da rede sobrou até para a mais baixa do time, Fernandinha. A equipe campineira estava com tudo na partida, e o Osasco não reagiu como a equipe e a torcida da casa esperava. 

O técnico Luizomar Moura, do Osasco, precisou parar o jogo e pedir tempo técnico. Depois da parada, o time reagiu. A recepção melhorou bastante e a equipe da casa se aproximou no marcador. Foi a hora de Zé Roberto pedir tempo técnico. O time voltou um pouco melhor e a partida seguiu equilibrada até o final do primeiro set. Fernanda Garay salvou um set point para a equipe da casa, mas foi o bloqueio que definiu a primeira etapa. Ramirez marcou o sexto bloqueio do Campinas e garantiu a vitória do primeiro set por 26/24. 

No segundo set, o Osasco era outro. Do início ao fim do set, as jogadoras da casa mostraram a que vieram na Superliga e não deram chances às adversárias. A parcial foi encerrada em 20 minutos de puro domínio da equipe de Luizomar. Jaqueline e Fernanda Garay fizeram bem o seu papel e a equipe foi aumentando cada vez mais sua vantagem. Zé Roberto gastou rapidamente seus tempos técnicos e ficou sem estratégia de reação. Ao final, o segundo set terminou em 25/11. 

Visto o que havia acontecido no set anterior, o que se esperava era a continuação da reação do Osasco. Bom, não foi o que aconteceu. No início do set, a líbero Camila Brait errou na recepção e a equipe visitante abriu três pontos. Luizomar voltou a parar a partida, mas não foi o suficiente e as adversárias mantiveram a vantagem. Aliás, depois de vários erros do Osasco, a vantagem só foi aumentando, cada vez mais. Ao final, a equipe de Campinas massacrou as donas da casa e fechou o set por 25/14.

No quarto e decisivo set, o Campinas estava embalado pelo set anterior e aproveitou para aplicar uma vantagem já no início do set. A equipe do Osasco ainda esboçou reação, mas não havia como apagar o brilho das visitantes. Fecharam o quarto set por 25/18 e o jogo em 3 sets a 1. 

Osasco: Ivna, Jaqueline, Fernanda Garay, Dani Suco, Fabíola, Thaísa e Camila Brait
Entraram: Gabi, Karine, Larissa
Campinas: Fernandinha, Ramirez, Ju Nogueira, Pri Daroit, Walewska, Natasha e Suelen
Entraram: Priscila, Vasileva, Andressa

0 comentários :

Postar um comentário