sábado, 24 de novembro de 2012

Goias vence e conquista a Série B do Brasileirão

De Belo Horizonte
Por Vinícius Silveira.

24/11/2012 - Depois da festa pelo acesso, faltava a taça do campeonato. E ela veio embalada por cantos e cores esmeraldinas e aterrizou em solo goiano, no estádio Serra Dourada, para um mundo de torcedores do Goiás cantarem a plenos pulmões, o justíssimo título do Campeonato Brasileiro Série B. O título veio com a vitória sobre o Joinville por 2 a 1, em Goiânia. No outro jogo de definição, o Criciúma, único time que poderia tirar o título do Goiás, acabou tropeçando no clássico contra o Avaí, no estádio da Ressacada, empatando por 1 a 1.

Finalizada a Série B, o Goiás terminou com 78 pontos, 23 vitórias, oito empates e seis derrotas, repetindo a façanha, já que o clube esmeraldino comemorou o campeonato em 1999. O Joinville, que chegou a brigar pelo acesso, acabou na sexta posição, com 60 pontos. O Criciúma encerrou a competição com 73 pontos, 22 vitórias, sete empate e nove derrotas, além de ter o melhor ataque da competição, com 78 gols. E o Avaí finalizou em sétimo lugar, com 59 pontos.

Walter abriu o caminho para vitória do Goiás com um golaço
(Foto: O Popular)

Goiás campeão e com gol do ídolo Iarley

Os torcedores já foram para o Serra Dourada confiantes na conquista do campeonato. Não só pela boa campanha e o fato de jogar em casa, mas pelo elenco que fez jus à bela campanha. O jogo começou com o Goiás atacando mais, sempre com muita movimentação, mas foi o Joinville quem abriu o marcador, aos 18 minutos, após chute forte de Willian. Harley defendeu, a bola foi no travessão e, na volta, Lima empurrou para o gol.



O Goiás sentiu o baque, porque os olhos estavam voltados para Santa Catarina e o jogo entre Avaí e Criciúma. Mas não demorou muito e Walter, artilheiro do time, chutou de fora da área e fez um golaço aos 23 minutos. As coisas ficaram mais calmas. O momento mais tenso era a espera pelo fim do jogo. No segundo tempo, o Goiás teve chances de virar o marcador, mas não acertava as conclusões. No fim da partida, o gol do título coube ao ídolo da torcida esmeraldina. Iarley recebeu na grande área, finalizou a gol, e o goleiro fez a defesa. No rebote, o mesmo atacante anotou o gol do campeonato.

 Evando fez sua ultima partida como profissional contra o Criciúma
(Foto: Petra Mafalda/Futura Press)

Criciúma empata e vê título seguir para Goiás

A missão era difícil: derrotar o maior rival e ainda ficar com os olhos e ouvidos atentos ao que acontecia no Serra Dourada. Essa foi a sina do Criciúma e de seus torcedores, principalmente, os que foram no estádio da Ressacada para o clássico contra o Avaí. A festa era para Evando, atacante que fez sucesso recente no Avaí. E quem saiu na frente foi o time da casa, com Julinho, que não perdoou a falha de saída de jogo do Criciúma.

No segundo tempo, já sabendo o resultado de empate em Goiânia, o Criciúma foi todo para frente querendo o empate e a virada. Chances foram criadas, mas pouco aproveitadas. Evando era o nome do jogo e todas as jogadas do Avaí surgiam procurando o atacante na área, entretanto, não houve sucesso nas investidas. Evando saiu e pôs fim à sua carreira como jogador, que começou no Vitória-BA, em 1996. E o Tigre fez o gol do empate, após disputa de bola. Douglas finalizou ao gol, empatando o clássico e fechando a Série B.


0 comentários :

Postar um comentário