sábado, 24 de novembro de 2012

F1: Dobradinha da McLaren em Interlagos; Vettel sairá 4 posições à frente de Alonso

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

24/11/12 - O treino classificatório para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, disputado em Interlagos, São Paulo, teve dobradinha da McLaren nas primeiras posições. Com 1min12seg458, o inglês Lewis Hamilton, que já havia sido o melhor nos dois primeiros treinos livres, garantiu a pole position. O inglês Jenson Button largará em segundo. Ele completou volta em 1min12seg513. A segunda fila terá as duas RBRs: Mark Webber e Sebastian Vettel, na sequência. O alemão, com 13 pontos de folga na liderança, é amplo favorito à conquista do tricampeonato.

Enquanto isso, Fernando Alonso, da Ferrari, sairá apenas em oitavo. Se ainda quiser brigar pelo título, o segundo colocado do Mundial de Pilotos terá que terminar em primeiro lugar e Vettel terá que terminar abaixo da quarta colocação. Talvez a chuva, sempre possível em Interlagos, ajude Alonso. Felipe Massa, companheiro de escuderia do espanhol, sairá na quinta colocação. Bruno Senna, outro brasileiro, largará em 12º.

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será disputado às 14 horas (de Brasília) deste domingo (25). 

Em sua última corrida pela McLaren, Hamilton sairá na pole. Ano que vem, ele correrá pela Mercedes.
(Foto: Reuters)

Q1: Grosjean vacila e fica de fora

A primeira parte do treino teve chuva em Interlagos. Ela chegou, mas não em grande quantidade. Ainda assim, as condições da pista não eram muito favoráveis nos primeiros minutos. A pista foi melhorando aos poucos e os pilotos conseguiram abaixar os tempos. O melhor foi Lewis Hamilton, com 1min15seg075, seguido pelo brasileiro Bruno Senna, com 1min15seg333. Sebastian Vettel fez o quinto tempo e Alonso acabou em 10º.

Entre os eliminados, apareceu Romain Grosjean, que tentou uma ultrapassagem forçada na sobre Pedro de la Rosa e acabou se dando mal. Danificou seu carro e foi aos boxes. Essa perda de tempo lhe custou a classificação. Ele terminou em 18º (1min16seg967) e foi eliminado. Demais pilotos que ficaram de fora: Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Timo Glock, Charles Pic, Narain Karthikeyan e Pedro de la Rosa.

Q2: Alonso e Massa no limite

Enquanto as Ferraris foram cedo para a pista para se garantirem rapidamente na próxima fase do treino, RBRs e McLarens decidiram ir para a pista apenas nos momentos finais. Decisão acertada. Os quatro pilotos das duas escuderias ficaram com as primeiras posições, enquanto Alonso e Massa ficaram no limite (9º e 10º, respectivamente). Vettel foi o mais rápido com 1min13seg209, um décimo acima de Hamilton, três décimos de Button e quatro de Webber. Di Resta, Senna, Perez, Schumacher, Kobayashi, Ricciardo e Vergne foram eliminados.

Q3: Dobradinha da McLaren

No Q3, Lewis Hamilton foi o primeiro a andar na casa de 1min12seg. Ele fez 1min12seg458 e não perdeu mais a ponta. Seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, fez 1min12seg513 e sai em segundo lugar. A segunda fila terá as duas RBRs, de Mark Webber e Sebastian Vettel, na sequência. Felipe Massa fez o quinto tempo e Fernando Alonso sairá apenas em oitavo. 

Grid final para o Grande Prêmio do Brasil de F1 (clique na foto para aumentar):
Foto: formula1.com

Classificação do Mundial de Pilotos (clique na foto para aumentar):
Foto: formula1.com

0 comentários :

Postar um comentário