quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Após reformulação, Palmeiras apresenta time de basquete para o NBB

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

22/11/2012 - O Verdão fará a sua estreia no principal campeonato do basquete nacional. Em sua quinta edição, o NBB (Novo Basquete Brasil) terá o Palmeiras entre os 18 participantes da temporada 2012/2013. Antes da partida, sábado, às 18h, diante do Suzano, no Ginásio Palestra Itália, o clube apresentou, nesta quinta-feira, na Academia de Futebol, a sua equipe e comissão técnica.

Palmeiras apresenta time de basquete com novidades para o NBB 
(Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)

Para a disputa, os dirigentes palmeirenses fizeram algumas trocas no elenco. Mesmo com o título da série Prata do Campeonato Paulista e vice na Copa do Brasil – a classificação do Palmeiras para o NBB veio através da segunda colocação na Copa do Brasil -, o técnico João Padola foi demitido. Em seu lugar, o espanhol Arturo Álvarez comandará a equipe. O Verdão aposta no currículo do experiente treinador que já comandou a seleção paraguaia e alguns clubes da Europa. Três jogadores também foram demitidos, são eles: Gilson de Jesus, Douglas Viegas e Lucas Costa.

Recepcionados pelo presidente Arnaldo Tirone, por Ronaldo Faria, diretor de basquete, e Osimar Morais, diretor de esportes olímpicos do clube, os atletas se apresentaram para a imprensa. Entre eles, os reforços: o ala-armador Guto, ex-Flamengo, o pivô Coloneze, ex-Flamengo, Joinville e Tijuca, além dos norte-americanos Tyrone Curnel e Antwaine Wiggins, que chegaram nesta semana ao time de Palestra Itália.

Com tradição de longa data no basquete nacional, o Palmeiras passava por um momento difícil no esporte. Ao contrário do drama no futebol, o basquete alviverde busca a volta dos momentos de glória em quadra. Ainda no início do novo projeto, Ronaldo Faria falou sobre a modalidade no clube e o objetivo inicial para a temporada:

– O Palmeiras não veio para o NBB, mas se programou para estar aqui. Logo que o presidente assumiu esse projeto foi colocado, ele aceitou. Agradeço o incentivo. O basquete no clube é enraizado, temos todas as categorias. Se não é o maior, está entre os três de categorias de base no Brasil. Nossa intenção é fazer isso com a equipe adulta. Colocamos desde o primeiro dia que temos como visão entrar na primeira fase do play-off. Isso já foi colocado inclusive para os que acompanham da arquibancada – disse o diretor de basquete.

Outra grande conquista do Palmeiras para o NBB foi a permanência do armador Caleb Brown (EUA). De acordo com Ronaldo Faria, o jogador despertou o interesse de diversos clubes:

– O Caleb é cobiçado por clubes e comprou nossa ideia, teve várias propostas – explicou Faria.

Além de ser um dos fundadores da Federação Paulista de Basquete, o Palmeiras tem em seu currículo diversos títulos. Em 1977, o maior deles, quando o Verdão se tornou Campeão Brasileiro. No Campeonato Paulista, são 12 conquistas, sendo três de forma invicta.

Na página da NBB, confira os jogos da primeira rodada e relembre a edição 2011/2012

1 comentários :