domingo, 7 de outubro de 2012

De virada, Grêmio bate Cruzeiro no Olímpico

De Aracaju.
Por Helena Sader.

07/10/2012 - Debaixo de muita chuva neste sábado (06), o estádio Olímpico recebeu Grêmio x Cruzeiro, duelo pela 28ª rodada do Brasileirão. E, assim como no primeiro turno, quem levou a melhor foi o tricolor gaúcho, que bateu a Raposa por 2 a 1. O time mineiro largou à frente, com Anselmo Ramon, mas os gremistas empataram com o ex-cruzeirense Marcelo Moreno e conseguiram a virada com Marquinhos. Com mais uma derrota, o Cruzeiro atinge a marca de sete jogos seguidos sem vitória e amarga a 10ª posição. Já o Grêmio se manteve na 3ª colocação.

Na próxima rodada, o Tricolor visitará o Sport na Ilha do Retiro, na quinta-feira (11), às 21 horas. O Cruzeiro recebe a Portuguesa em Minas Gerais, na quarta (10), às 19h30. 

O técnico Luxemburgo comemora a virada dos gremistas.
(Foto: Wesley Santos/ Press Digital)

O jogo
O time gaúcho iniciou a partida com muita força no ataque e, logo no primeiro minuto do jogo, o goleiro celeste Fábio teve que fazer uma grande defesa. Depois de cobrança de falta de Elano, o arqueiro cruzeirense teve que se esticar para evitar um golaço.
A equipe tricolor manteve o ritmo acelerado, mesmo com o início de uma forte chuva que caiu durante praticamente todo o primeiro tempo. Até que veio o inesperado e preocupante: Quase aos dez minutos, Elano teve que deixar o gramado para a entrada de Marquinhos após uma entrada agressiva de Leandro Guerreiro. 
Mesmo assim, o Grêmio não deixou de atacar e manteve o seu ritmo estabelecido no início da partida. Apesar do domínio gremista, quem marcou primeiro foi a Raposa. Aos 27 minutos, Anselmo Ramon ganhou a dividida, cortou para o meio e chutou firme, cruzado. O gramado  encharcado não ajudou e Marcelo Grohe não conseguiu evitar a inauguração do placar no Olímpico. 
Apesar de estar atrás no placar, o Grêmio não abaixou a cabeça e manteve o comportamento agressivo. Para isso, ainda contou com ajuda das mudanças de Vanderlei Luxemburgo, que colocou Marcelo Moreno e Leandro em campo nos lugares de André Lima e Zé Roberto, respectivamente. Coincidentemente, foram os dois jogadores que promoveram a virada tricolor. As alterações prenderam o Cruzeiro no campo de defesa, limitando o time visitante a  investir em contra-ataques.
A pressão do clube gaúcho foi recompensada aos 21 da segunda etapa. Marcelo Moreno recebeu lançamento de Marco Antônio e tocou por cobertura, empatando a partida e marcando um golaço, o nono do ex-cruzeirense. 
Poucas foram as oportunidades de contra-ataque dos gremistas no segundo tempo, mas numa delas o Grêmio conseguiu a virada. Leandro foi lançado pela ponta direita e bateu cruzado para defesa de Fábio. Para o azar do cruzeirense, a bola sobrou para Marquinhos, que apenas escorou para fechar o placar aos 32 minutos do segundo tempo.

0 comentários :

Postar um comentário