sábado, 6 de outubro de 2012

"Curiosidades do Mundo da Bola": Il Derby della Madonnina

De Belo Horizonte.
Por Rafael Lopes.


06/10/12- Olá, amigos! Neste sábado, o BOLEIROS DA ARQUIBANCADA traz até vocês duas edições especiais do quadro "Curiosidades do Mundo da Bola", devido aos dois clássicos de domingo, que movimentam o futebol europeu. Na Itália, a bola rola para Milan vs. Internazionale. Na Espanha, quem joga é Barcelona vs. Real Madrid. Nesse texto, o papo é sobre o Derby della Madonnina.



Il Derby della Madonnina é o maior clássico do futebol italiano, que coloca em campo A FC Internazionale Milano contra o AC Milan. São duas das maiores torcidas da Itália, sendo a  da Inter a segunda e a do Milan a terceira. Por outro lado, os rossoneri têm mais títulos: 7 UEFA Champions League, 18 Scudetto, 5 Copas da Itália e 3 Copas da UEFA. Contra 3 UEFA Champions League, 18 Scudetto e 7 Copas da Itália, pelo lado neroazzurri.

O nome do derby milanista vem de um dos símbolos da cidade e também um de seus cartões postais. La Madonnina, a santa que dá nome ao clássico, só foi colocada na Catedral de Milão durante o século 18, mas a catedral começou a ser construída em 1386. Ao longo de sua história a Catedral sofreu várias alterações, e ficou finalizada como conhecemos hoje apenas em 1965, devido às inúmeras reformas que sofreu, inclusive, com a invasão de Napoleão à Itália, em 1805.


O Clássico ocorre oficialmente desde 10 de Janeiro de 1909, quando a equipe rossonera venceu a Inter por 3 a 2, em partida válida pelo Campeonato Italiano. Mas, não oficialmente, o clássico ocorre desde 18 de Outubro de 1908, quando os futuros fundadores da Internazionale enfrentaram o Milan e saíram derrotados por 2 a 1, em Chiasso, Suíça. Desde essa época, Inter e Milan se enfrentaram, oficialmente, 219 vezes com 81 vitórias pelo lado rossonero, 92 empates, e 76 vitórias pelo lado neroazzurri. Contando partidas não oficiais, o Milan continua levando a melhor com 111 vitórias contra 104 do maior rival e 77 empates, resultando em 292 partidas.

Também é dos rossoneros a maior goleada da história do derby, em 11 de Maio de 2001, quando venceu a Internazionale por 6 a 0, com dois gols de Shevchenko, o maior artilheiro do clássico, junto a Giuseppe Meazza, com 14 gols. Já a maior goleada da Inter aconteceu em 6 de Fevereiro de 1910, quando fez 5 a 0 sobre o Milan. 

Os jogadores com mais atuações no derby são Paolo Maldini, do Milan, com 56 atuações, além de Javier Zanetti e Giuseppe Bergomi com 44 atuações cada, pelo lado da Inter. 

O palco desse duelo é o San Siro, desde 1926. Originalmente, era estádio apenas do Milan. Em 1947, foi estatizado e passou a receber também os jogos da Inter. Em 1980, o estádio foi rebatizado sendo chamado oficialmente de Giuseppe Meazza, que foi um ídolo das duas equipes, principalmente, da Internazionale.

Amanhã, pela 7ª rodada do Calcio, às 15h45 (horário de Brasília), a bola rola para mais um clássico, que terá mando do Milan. A Internazionale é a atual terceira colocada da competição, com 12 pontos (4 vitórias e 2 derrotas). O Milan teve um início irregular e é o atual 11º, com 7 pontos (2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas). O BOLEIROS DA ARQUIBANCADA acompanhará o jogão. 

Confira também a história do clássico entre Barcelona e Real Madrid

0 comentários :

Postar um comentário