quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Calcio: Cavani faz três e Napoli divide a liderança com a Juventus

Do Rio de Janeiro.

Por Pedro Muxfeldt.

26/09/2012 - Invicta há 44 jogos, a Juventus vem sendo o centro das atenções do futebol italiano. Contudo, correndo atrás da Vecchia Signora e aproveitando-se do ocaso das equipes de Milão, dois clubes com história no calcio formaram times de respeito.

Napoli e Lazio, ambos duas vezes campeões italianos, vêm construindo, desde a temporada passada, elencos consistentes e que têm tudo para brigar pelo Scudetto nesse ano.

Na tarde desta quarta-feira (noite na Itália), segundo e terceiro colocados da competição enfrentaram-se no Estádio San Paolo, em Nápoles, pela quinta rodada da Serie A.

Contando com o apoio incondicional de seus torcedores e a precisão de Edinson Cavani, os donos da casa venceram por inapeláveis 3 x 0 e, alcançando 13 pontos, empatam com a Juve na liderança do Italiano. Já a Lazio permanece com 9 pontos e, ultrapassada pela Sampdoria e Internazionale, despenca para a 5ª colocação.

Cavani celebra um de seus gols. 
(FOTO: Reuters)
A partida desta quarta marcava, além da disputa pelos primeiros postos da tabela, um duelo entre estilos de jogo distintos.

A Lazio, comandada pelo cerebral Hernanes, procura sempre cadenciar os jogos e atua com dois centro-avantes, Klose e Mauri. Já o Napoli possui um futebol mais veloz, com o arisco Hamsik armando o jogo para os pontas Pandev e Cavani.

No começo do confronto parecia que o modelo do time da capital iria prevalecer. Aos 2 minutos, Konko recebeu de Hernanes e bateu para grande defesa de De Sanctis. No minuto seguinte, um lance raro. O meia brasileiro cobrou córner na boca do gol e Klose desviou para o fundo das redes. Porém, o alemão confessou ao árbitro Luca Banti ter tocado com a mão na bola e o gol foi invalidado.

Os deuses do futebol, entretanto, não premiaram a equipe de Klose pela honestidade. Após a jogada, o Napoli cresceu e tomou conta da partida para não largar mais.

Depois de duas tentativas com Pandev, Hamsik encontrou Cavani aberto pela esquerda. O uruguaio cortou para o meio e disparou o chute. O desvio em Ciani enganou Marchetti, que nada pôde fazer.

Com Hernanes bem marcado, a Lazio pouco criava. Por sua vez, o time celeste explorava as deficiências do lado esquerdo defensivo do adversário para chegar com perigo. Aos 31, uma desatenção do zagueiro brasileiro André Dias, responsável pelo setor, custou caro aos visitantes.

Paolo Canavarro lançou de atrás e a bola encontrou Cavani. Livre de marcação, o camisa 7 bateu cruzado e contou com uma ajudinha do goleiro para marcar seu segundo gol.

No último minuto da primeira etapa, mais uma chance clara para os napolitanos. Hamsik cruzou da esquerda e Maggio, na linha da pequena área, cabeceou por cima.

O Napoli voltou para o segundo tempo tentando administrar a vantagem construída. Como os primeiros minutos apontavam para um sucesso da estratégia do time da casa, o treinador Vladimir Petkovic, da Lazio, mandou Floccari e Ederson a campo.

As alterações deram mais leveza à Lazio, além de possibilitarem as sempre perigosas subidas do francês Konko pela direita. Em uma dessas chegadas, o ala centrou para a área e Klose testou para grande defesa de De Sanctis, aos 15.

O lance acendeu o sinal de alerta no Napoli, que não tardou a mostrar quem estava no controle. Aos 18, Cavani foi novamente lançado na direita e marcou. Desta vez, porém, a jogada contou com requintes de crueldade. Antes de marcar, o atacante ainda driblou o goleiro Marchetti.

Com a vitória sacramentada, o Napoli ainda teve oportunidade para dilatar o marcador. Insigne, que havia entrado no lugar de Pandev, foi derrubado na área por Ciani. Cavani, porém, mandou para longe a chance de fazer seu quarto tento.

No final, muita festa no San Paolo e a certeza de que o Napoli cada vez mais cresce no retrovisor da Juventus.

Na próxima rodada, que será disputada no fim de semana, enquanto o Napoli viaja até Gênova para encarar a Sampdoria, nova terceira colocada após o empate com a Roma, a Lazio pega o Siena, lanterna com um ponto negativo após perder seis em punição por esquema de compra de resultados, no Olímpico de Roma.

Clique e confira a classificação atualizada do Calcio.

0 comentários :

Postar um comentário