segunda-feira, 18 de junho de 2012

Brasil estreia com vitória no Sul-Americano de basquete

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

18/06/12 - O Brasil estreou com vitória no Torneio Sul-Americano de Basquete, que está sendo realizado em Resistência, na Argentina. O adversário desta segunda-feira foi o Paraguai. O jogo foi duro, mas os brasileiros venceram por 67 a 63. O Brasil volta a jogar amanhã, às 19h30, contra o Uruguai, adversário mais forte deste grupo B, e que atropelou a Bolívia hoje, vencendo pelo placar de 122 a 36. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais e garantem vaga no Pré-Mundial.

O cestinha do jogo foi o ala/armador Vitor Benite, novo contratado do Flamengo. Ele fez 21 pontos, e ainda apanhou 5 rebotes para a Seleção Brasileira. Pelo Paraguai, o cestinha foi Guillermo Araujo, pivô que jogou a última temporada do NBB pelo Paulistano, com 20 pontos. Araujo fez 20 pontos e também contribuiu com 6 rebotes. O armador Martinez é outro que foi bem, saindo de quadra com 19 pontos e 5 assistências para o Paraguai.


O Brasil, do ala Arthur, conseguiu a vitória no primeiro jogo do Sul-Americano.
(Foto: fibaamerica.com)


Paraguai e Brasil fizeram um primeiro tempo equilibrado na Argentina. No primeiro quarto, empate em 15 pontos. No segundo, vitória paraguaia por 18 a 17, o que fez com que abrisse 33 a 32 ao intervalo. Nos dois primeiros quartos de jogo, o Paraguai teve maior eficiência nos arremessos de quadra, conseguindo 50% de aproveitamento em suas tentativas, enquanto o Brasil conseguiu que 37% de seus arremessos caíssem. Martínez era o destaque do time, sanido de quadra com 14 pontos. O experiente armador Nezinho, com 9 pontos, mantinha o Brasil no jogo.

O bom volume apresentado pela equipe paraguaia nas bolas de três também vinha sendo importante. Enquanto conseguiram manter aproveitamento de 50% (7 de 14), o Brasil tinha 20% (2 de 10).

No segundo tempo, brilhou a estrela do ala/armador Vitor Benite. Ele comandou a vitória brasileira por 35 a 30 nos dois últimos quartos, o que resultou no placar final de 67 a 63 para o Brasil. O terceiro quarto foi fundamental para a vitória, período onde o Brasil apresentou boa postura, conseguindo vencer por 23 a 15.

Nos outros jogos do dia, a Venezuela derrotou o Chile por 86 a 61, e a Argentina venceu a Colômbia por 87 a 68, em duelos válidos pelo grupo A do torneio.

0 comentários :

Postar um comentário