terça-feira, 27 de março de 2012

Suplentes brasucas protagonizam vitória merengue

De Belo Horizonte. 

O Real Madrid passeou sua superioridade no Chipre. Comandado pelos brasileiros Marcelo e Kaká, que entraram no segundo tempo e foram fundamentais para a vitória, os merengues praticamente selaram a passagem para a semifinal da Liga dos Campeões ao vencer o APOEL por 3 a 0.

De um lado, brasileiros desconhecidos do grande público, como Marcelo Oliveira, Kaká (este dos cipriotas) e Aílton. A zebra da competição. Do outro, todo o estrelato de uma das equipes mais ricas do mundo que, desta vez, não teve brasileiros dentre os titulares (apenas Pepe, que é naturalizado português). Do banco, Kaká e Marcelo assistiram um primeiro tempo chato, de poucas alternativas. No segundo, os brazucas foram  primordiais para furar o bloqueio dos mandantes, que resistiram até o lado esquerdo, com Marcelo, virar um salseiro geral.

Patrick Baz/AP
O que se viu no primeiro tempo foi um jogo de ataque contra defesa. Mesmo jogando em casa, o APOEL não ousou e esperou o Real em seu campo, para sair nos contra-ataques. Os merengues não foram incomodados uma vez sequer, o que não podemos falar sobre os cipriotas. Özil pegou de primeira dentro da área e Chiotis se virou para defender, aos 11. O zagueiro Marcelo Oliveira se contundiu e foi substituído por Kaká.

Os espanhóis voltaram a assustar com Cristiano Ronaldo em chute cruzado após belo passe de Sahin. Novamente Chiotis fez boa defesa. Pela esquerda saía as melhores jogadas do Real. Principalmente nas descidas de Coentrão, quando se encontrava com Ronaldo. Casillas era mero espectador. Aos 45, Özil cruzou da direita e o português bateu de primeira. A bola passou perto do poste direito do goleiro mandante.

Percebendo o sistema ofensivo improdutivo, Mourinho colocou Kaká e Marcelo nos lugadres de Higuaín e Coentrão. O lateral brasileiro postou-se como ponta esquerda. A equipe ganhou velocidade na troca de passes e passou a levar mais perigo para o APOEL. Benzema arriscou de dentro da área, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora, aos 23. Quatro minutos depois, Marcelo tocou para Kaká que cruzou para o francês testar para o fundo do gol.

O Real permaneceu no ataque, em busca do segundo gol. Cristiano Ronaldo teve boa chance, mas chutou em cima de Chiottis. Depois, Benzema foi quem deu trabalho ao goleiro. Aos 35, o segundo gol. Marcelo fez ótima jogada pela esquerda e tocou para Kaká, livre, empurrar para o fundo do gol. O terceiro também foi resultado de uma jogada pelo lado do campo. Desta vez, Özil, tímido no jogo, bateu cruzado e Benzema fez o seu segundo no jogo.

A partida de volta será no Santiago Bernabéu, às 15h45 da próxima quarta-feira. O APOEL precisa vencer por 3 a 0 para levar a partida para as penalidades. Se vencer por 4 ou mais gols de diferença, consegue a vaga para a semifinal, o que é praticamente impossível.

Ficha do jogo:

APOEL: Chiottis; Poursaitides, Marcelo Oliveira (Kaká), Paulo Jorge e William Boaventura; Nuno Morais, Hélio Pinto Charalambides e Alexandrou (Hélder Souza). Trickovski e Aílton. Técnico: Branislav Ivanovic

Real Madrid: Casillas; Aberloa, Sérgio Ramos, Pepe e Fabio Coentrão (Marcelo); Nuri Sahin, Khedira, Özil e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Kaká) e Benzema. Técnico: José Mourinho

Local: estádio GSP, em Nicósia, Chipre

Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Mark Borsch e Stefan Luppo (ALE)

0 comentários :

Postar um comentário