sábado, 31 de março de 2012

Sada Cruzeiro sofre, mas elimina BMG/São Bernardo

De Belo Horizonte.
Matheus de Oliveira

31-03-2012 - Foi difícil, mas o Sada Cruzeiro conseguiu a passagem para a semifinal da Superliga Masculina. Como havia vencido a primeira partida e perdido a segunda, os celestes acumularam o segundo triunfo na melhor de três, diante do São Bernardo, em casa. A equipe mineira venceu o primeiro set por 25/20, perdeu o segundo e o terceiro por 23/25 e 34/34, mas conseguiu se recurar no quarto ao fazer 25/19 e levar a decisão para o tie-break, quando superou os paulistas por 15/11, em 2h30 de jogo.

Considerado a zebra da fase final, o São Bernardo demonstrou garra, mas não só. A qualidade de garotos como Renan, que foi um monstro nos saques, e Isac, aliada à experiência de Luizinho e do levantador Paulo Renan, fez a equipe de baixo investimento provar que poderia ter chegado mais longe. O Cruzeiro, primeiro colocado da primeira fase e um dos favoritos ao título, deixou transparecer falhas que não serão perdoadas por equipes mais preparadas.

Washington Alves/VIPCOMM
O Sada Cruzeiro começou o jogo errando muitos saques. Só antes da primeira parada técnica (8/5), a equipe cedeu três pontos no fundamento. Durante toda a parcial, foram sete. Dois aces de Renan colocou o São Bernardo bem perto dos celestes (13/12) obrigando o técnico Marcelo Mendez a pedir tempo. Na segunda parada técnica a vantagem dos mineiros era de três pontos: 16/13. O Cruzeiro conseguiu uma boa sequência e chegou a fazer 20/13. O São Bernardo esboçou reagir com bolas de meio de Luizinho, que davam certo, mas a vantagem cruzeirense era boa e foi mantida para a vitória da parcial por 25/20.

No início do segundo set o São Bernardo conseguiu abrir 1/4. Renan continuava bem nos saques. Pelo Cruzeiro, Acácio permanecia sacando mal. Na primeira parada a vantagem paulista era pequena: 6/8. Mas o time do ABC, tendo Luizinho como melhor jogador do set, era melhor. Marcelo Mendez pediu tempo e cobrou paciência da sua equipe. O placar apontava 7/11. O bloqueio do São Bernardo funcionava bem e o do Cruzeiro tinha dificuldades em parar Renan, com seus 2,17m. No fim do set, o Cruzeiro conseguiu encostar, mas não o suficiente para vencer os paulistas que fizeram 23/25.

O mais equilibrado dos sets começou com o São Bernardo na frente, mas com o Cruzeiro sempre perto. A equipe mineira só conseguiu passar os paulistas ao fazer 13/12. Acácio, que vinha mal no jogo, passou a ser mais acionado pelo levantador William e conseguiu uma boa sequência de pontos para resgatar a confiança A segunda parada técnica ainda tinha a equipe mandante na frente: 16/14. Filipe, do Cruzeiro, também aparecia bem no terceiro set. O São Bernardo tinha o saque como grande trunfo. A parcial era disputa ponto a ponto. O Sada teve várias oportunidades de fechar o set, mas o time do ABC conseguia prorrogar o fim da parcial. Como no "quem não faz, leva" do futebol, os celestes não aproveitaram as inúmeras chances de vencer e o time de laranja foi melhor e levou o segundo set por 34/36.

No terceiro, novamente o São Bernardo começou melhor. 5/8 apontava o placar na primeira parada. O Cruzeiro, no entanto, bloqueou com mais eficiência do que nos sets anteriores e contou com uma presença maior do oposto Wallace, o segundo maior pontuador da Superliga. Renan permanecia como destaque dos visitantes. Sem maiores dificuldades, o Sada venceu o set por 25/19.

No tie-break, o Sada Cruzeiro utilizou basicamente as jogadas com Wallace, que virava todas. Com ele, a equipe que saiu atrás no marcador, conseguiu a virada (9/8). O técnico ... pediu tempo, mas não conseguiu segurar a experiente equipe cruzeirense que venceu por 15/11.

O maior pontuador da partida foi o oposto Wallace, do Cruzeiro, com 32 acertos. Destaque também para Renan, do São Bernardo, que marcou 27. Mais uma vez, William foi eleito o melhor em quadra. O Sada Cruzeiro tem o Vivo/Minas, que eliminou o Cimed/Sky/Florianópolis, como adversário na semifinal.

0 comentários :

Postar um comentário