sábado, 31 de março de 2012

Em série emocionante, Minas derruba Florianópolis e está nas semifinais da Superliga Masculina

Do Rio de Janeiro.
Por Jonas Moura.

31/03/12 - Poucos acreditavam, mas o Vivo/Minas chegou às semifinais da Superliga Masculina de Vôlei. Depois de começar perdendo a série melhor de três das quartas com o Cimed/Sky/Florianópolis, a equipe mineira igualou a disputa e, na noite dessa sexta-feira, em mais um confronto emocionante, se garantiu na próxima fase da competição. Jogando no Capoeirão, a vitória veio por 3 sets a 2, com parciais de 20/25, 23/25, 25/19, 25/19 e 15/13, em 2h40.

Para virar o jogo, os mineiros contaram com grande atuação do levantador Marcelinho, que recebeu o Troféu Viva Vôlei de melhor em quadra. O oposto tcheco Filip foi o maior pontuador da partida, marcando 24 vezes, enquanto Éder, com 16, foi o destaque do Florianópolis. O Minas agora aguarda o vencedor do duelo entre Sada/Cruzeiro e BMG/São Bernardo, que se enfrentam nesse sábado, às 12h, em Contagem.  

Marcelinho liderou e conjunto mineiro se sobressaiu no Capoeirão.
(Foto:
 Cristiano Andujar/VIPCOMM)
Detalhando o jogo

O técnico Marcelo Frankowiak escalou o ponteiro Bruno, destaque da vitória mineira em Belo Horizonte, no lugar de Manius. Mas quem começou bem o jogo foi João Paulo, marcando no ataque e no saque. Com Rivaldo pontuando pela entrada de rede, os catarinenses anotaram 8 a 7, e aumentaram a diferença para quatro pontos, quando Éder bloqueou o ataque de Lucarelli (13/9). Seguro no saque, o Florianópolis quebrava a recepção adversária e aproveitava bem os contra-ataques em velocidade com Éder. E foi com uma bola largada de seu central que o time casa chegou à vitória, por 25 a 20.

Quem começou melhor o segundo set foi o Minas, com Otávio parando o ataque de Rivaldo (8/5). Mas o principal atacante do Florianópolis apareceu bem pelo fundo para encostar e, num erro de Manius, os donos da casa chegaram ao empate (12/12). O Minas se recuperou e abriu três, mas Bruninho foi para o saque e ajudou sua equipe a empatar novamente (16/16). Foram cinco pontos seguidos do Florianópolis. Os visitantes ainda reagiram, mas não impediram que a dupla Rivaldo e Éder, o primeiro nos ataques, e o segundo no bloqueio, levassem o time da casa à vitória, por 25 a 23.

Precisando de um desempenho melhor de seus ponteiros, o levantador Marcelinho começou a forçar o jogo com Lucarelli, e o jovem atacante correspondeu. Já Manius bloqueou a pancada de Rivaldo e os mineiros fizeram 8 a 6. O equilíbrio dos dois jogadores foi fundamental para que o Minas arrumasse a casa, com destaque também para Filip e Otávio. O time catarinense passou a errar e o técnico Douglas colocou os reservas, pensando já no set seguinte. No ataque de Henrique, o Minas venceu por 25 a 19.

O time mineiro veio embalado para o quarto set, comandado pelo tcheco Filip, e largou em vantagem. O jogo esquentou, com os dois times se provocando, mas o Minas se manteve melhor e fez 9/6 em novo ataque de seu oposto, obrigando Douglas a parar o jogo. Se antes eram os mineiros que sofriam para acertar o passe, agora era o time da casa que não se encontrava no fundo de quadra. Renato deu uma bola de xeque para Lucarelli, agora bem mais confiante, fazer 13 a 8. E a confiança não era só do ponteiro. Na reta final, Otávio fez um ponto importantíssimo de bloqueio. Em seguida, após um ótimo bloqueio de Lucarelli em Kaio, o Minas fez 25 a 19.

Tanto pelas jogadas efetivas quanto pelo erros de saque, as equipes se equilibravam no início do tie break. Mas Marcelinho logo se destacou, primeiro achando uma linda bola de segunda, e depois acertando na distribuição, levando o Minas para  8/6. Em um belo rali, em que Polaco salvou uma bola quase perdida, João Paulo tocou na rede e os mineiros abriram três. O Florianópolis empatou, com Rivaldo, e o jogo ganhou fortes emoções. Mas Filip achou o último espaço da quadra adversária para fazer um ace e, em seguida, com outro bom saque, levar seu time ao match point. Éder também assustou no saque, mas depois deixou a bola na rede, selando a vitória mineira por 15 a 13.

CIMED/SKY/FLORIANÓPOLIS:
Começaram: Bruno (3), Rivaldo (15), Renato (10), João Paulo (15), Gustavo (8) e Éder (16). Líbero: Thales.
Entraram: Rafael, Murilo, Renato Felizardo (1), Badá (1) e Kaio (5).
Técnico: Douglas Chiarotti

VIVO/MINAS:
Começaram: Marcelinho (5), Filip (24), Bruno (2), Lucarelli (12), Otávio (15) e Henrique (10). Líbero: Polaco.
Entraram: Rodrigo, Manius (7), Edinho (1) e Orestes.
Técnico: Marcelo Franckowiak

0 comentários :

Postar um comentário